MODELAGEM 01 - REVOLUÇÃO
Galera, vou mostrar como fazer um sólido por revolução, mas antes gostaria de mostrar um pouco das curvas do XSI.
O XSI tem duas formas para modelar: modelagem poligonal e modelagem NURBS. Não existem splines no XSI. Toda linha é uma curva NURBS, porém, não significa que toda forma gerada com curva NURBS resultará numa superfície NURBS. Essa é uma característica legal do XSI: gerar malha poligonal através de curva NURBS sem ter que converter a superfície em polígono.
Pode-se inserir curvas primitivas, como Arc (arco), Circle (círculo), Spiral (espiral) e Square (quadrado) (Fig. 01) ou desenhar curvas (Fig. 02).
Se for desenhar curvas, existem 5 opções:
Draw Cubic by CVs (Fig. 03): a curva é desenhada tangenciando a reta que liga os CVs (Control Vertex)
Draw Cubic by Bezier-Knot Points (Fig. 04): desenha uma curva bezier
Draw Cubic by Knot Points (Fig. 05): desenha uma curva baseada na posição dos Knots
Draw Linear (Fig. 06): desenha uma curva com sessões retas
Sketch (Fig. 07): uma curva à mão livre
Para finalizar a curva sem ter acesso às opções, tecle Barra de Espaço. Caso queira ter acesso a algumas opções da curva, clique com o Botão Direito (Fig. 08):
Exit Tool: finaliza a curva
Open/Close: Se a curva está aberta, fecha a curva. E vice-versa.
Invert: inverte a ordem da curva.
LMB: É o sistema de adição de vértices, quando se está desenhando uma curva. Para adicionar um vértice antes do primeiro vértice, escolha LMB = Add at Start. Para voltar a adicionar vértices após o último vértice, escolha LMB = Add at End.
Start New Curve: inicia outra curva sem sair do comando.
Para editar os pontos de uma curva, usa-se o mesmo atalho para vértices em polígonos: T
As curvas podem ser editadas de forma mais rápida através do Tweak Component Tool (tecla M) - Fig. 09.
Criando um sólido por revolução
Como eu disse antes, a malha resultante de uma ou mais curvas NURBS, vai depender de qual opção será utilizada. No nosso caso, usando a revolução como técnica, podemos gerar um superfície NURBS (Fig. 11) ou Poligonal (Fig. 12).
1 - Na Fig. 10, segue um exemplo de curva. Todo objeto, sejam curvas, superfícies ou objetos poligonais primitivos, é criado automaticamente no centro do grid, com o pivot exatamente nas coordenadas 0,0,0. No nosso caso, isso facilita bastante, pois o eixo de rotação está exatamente numa das linhas centrais do grid. Assim, já definimos o centro da revolução (Fig. 13).
2 - Com a curva selecionada, acesse o comando de revolução sobre um eixo (Fig. 12 - Revolution Around Axis).
3 - A caixa de opções do Revoltion Around Axis abre e a revolução já ocorre na curva. Nesse caso, de forma errada, mas isso será corrigido (Fig. 14).
4 - Sempre observe os eixos que estão no canto inferior esquerdo da viewport. Ele é a referência para executarmos certas operações. Por padrão, o eixo de rotação é o Y, mas no meu caso, pra ficar correto, a revolução deve ser feita através do eixo X. Basta mudar o eixo (Fig. 15).
5 - Aumentando os valores da subdivisão, obtém-se uma malha mais definida (Fig. 16).
6 - Em Revolution, pode-se definir o ângulo da revolução (Fig. 17).
7 - Perceba na Fig. 18 que a curva permanece existindo junto com a malha (para selecionar a curva sem selecionar a malha, escolha Curve no filtro de seleção, como mostrado na Fig. 18, no painel Select - setinha inclinada pra esquerda). O XSI mantém a curva, não apenas existindo separadamente da malha criada, mas também ligada a ela, ou seja, qualquer alteração que for feita na curva, alterará o formato da malha (Fig. 19).
Essa ligação pode ser encerrada de duas formas:
- Dando um Freeze com os objetos selecionados (Fig. 20)
- ou, na janela de opções do Revolution Around Axis, clicando no botão Delete (Fig. 21). Assim, a curva será apagada, mas a malha permanecerá.
Não esqueçam de fazer o download da apostila, que está no primeiro post. Ela possui algumas informações básicas e será atualizada com o tempo, inclusive com o conteúdo aqui do Grupo de Estudos.
Grande abraço,