Olá povo, nossa, estive mto, mas mto afastado msm, soh acompanhando de longe, mas como sempre aprendi mto aqui, me sentia com saldo devedor... Vou tentar "amenizar" isso.
Hj fui estudar 1 pouco, principalmente materiais, e como estou sem o conteudo do Modo 401 (trial), nada de preset, ou seja, td que eu fizesse teria que ser na raça.
E a minha 1 duvida era, como fazer matte?? É uma tecnica que eu admiro mto, pois vc pode faze cenas hiper detalhadas e improvaveis, usando poucos poligonos e mto background...heheheh
Mãos a obra!!!!
1º: Adicione 1 background na cena, pra isso, va na aba SHADER TREE e add 1 layer de image map.
2º: Crie 1 plane, é so fazer 1 box sem espessura, os comandos sao os msm do max: W=Move
E= Rotate
R= Scale
Selecione como Sub-object Poly ou Item
tecle "M", agora temos 1 material para o chão, ele já possuia 1 material, mas era o base, ou seja, se mudássemos as suas propriedades, tds outros materiais seguiriam essa mudança, criando 1 material para ele, podemos trabalhar melhor nisso.
3º: Vamos add propriedades para esse material, para isso, selecione o material do chao, e aplique 1 nova leyer em ADD LAYER, dessa vez na opçao SHADER.
repare que ela deve ficar acima do BASE SHADER, se ficar abaixo, estara sujeita a base shader, isso eh a hierarquia do Modo.
4º: Com o SHADER selecionado, vamos ao campo PROPERTIES>>>>ALPHA TYPE>>>>>SHADOW CATCHER.
5º: Agora só brincar.
Próximo vou ensinar a aplicar Bump e Displacement nesse msm material de chao.
Ps: desculpa a simplicidade do tuto, tem uns que fazer que acho que deveriam ser comerciais ate, pelo capricho, mas tento fazer nas horas vagas e tem q ser corrido msm. Abraços!!!
POR FAVOR MODERADORES, Movam pro grupo de estudo do modo ok???