Boas Galerinha!!!
Andeciuala ---
Estou trabalhando em um pequeno esplicativo, não sei se podemos chamar de tutorial mas logo postarei aqui.
As coisas no unity são bem simples, esporta os modelos do Max para 3ds e importa direto no Unity.
Obs:
01 - Os elementos tem que estar mapeados corretamente, ou seja Plano como plane, Box, Cilindros, etc, senão vai dar um trampinho no Unity.
02 - para criar um ambiente navegavel, evite o uso de Bolean para criar passagens, isso porque o objeto, continua sendo um box e o Unity vai tratalo como tal, ou seja será até possibel enchergar através dele, mas não passar por ele.
03 - Outra coisa que seria bem interessante, é antes de exportar, salvar seu max no formato de transporte, ou seja - Salvar como Archive - não que seja obrigatório, mas se alguem for bagunceiro como eu, as imagens de textura vão estar espalhadas pelo HD e salvando como arquivo, o max cria um .ZIP com todas as texturas dentro e na hora de colocar tudo no Unity, fica mais facil de achar o que precisa.
akio ---
Quanto a sua questão, os movimentos já vem prontos no Unity, mas são estes do exemplo, muuuuito básicos.
Se sua idéia é só um passeio virtual como a minha, tá de ótimo tamanho, mas se for algo mais elaborado, não tem jeito - vai ter que botar a mão no script.
Segue link com um esplicativo em portugues para usar os movimentos
http://www.sharpgames.net/Artigos/Artigo/tabid/58/selectmoduleid/376/ArticleID/1661/reftab/36/Default.aspx
Espero ter ajudado.
Ando devagar, mas nunca ando para trás!!!