- olá esta é minha primeira participação no fórum com o intuito de colaborar no conhecimento coletivo do pessoal , já que todos estes anos estive usufruindo dos conhecimentos postados no site e no fórum , por isso gostaria de aportar com algumas das minhas experiências no exercício da profissão.
Sempre tive o mesmo problema com cenas complexas em maquete eletrônica, quando tem que enriquecer a cena com muitos elementos modelados a interface do programa simplesmente começa a ficar pesada tornando a produção e movimentação de novos elementos na cena quase impossível .
Para isto o 3D Max possui alguns recursos que auxiliam nessa tarefa, seja pela carência de equipamento robusto ou pela complexidade da cena.
Estes são alguns destes recursos.
- Poligonos escondidos
- Modificadores
- Display as Box
- Xref Scene
- Layers
Não é segredo para ninguém que na hora de desenvolver uma cena complexa cada polígono a menos conta, então poupe o que puder.
- Poligonos escondidos
Quando se modela um objeto para sua cena, em algumas partes do objeto os polígonos se sobrepõem e ficam de forma desnecessária ocupando preciosos bits e sobrecarregando o calculo da sua maquina, então sempre que puder delete-os.
- Modificadores
Outro detalhe na hora de montar a cena e ter certeza que todos os elementos não contem modificadores ativos, exemplo: UVW, FFD, SMOOTH, E outros.Estes modificadores ficam constantemente ocupando memória RAM, processamento de CPU e GPU.Como resolver ? Depois de modelar seu objeto e ter absoluta certeza que você não modificara ele mais clique direito + convert to Editable poly. (transforme o objeto em editable poly)
Desse jeito o objeto ficara como se fosse um objeto nativo do programa.
A perfeição está nos detalhes!