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Recursos do 3D Max cenas complexas ou com muitos elementos

Por: carlos zambrana  

Em: 11/08/2010 12:29

- olá esta é minha primeira participação no fórum com o intuito de colaborar no conhecimento coletivo do pessoal , já que todos estes anos estive usufruindo dos conhecimentos postados no site e no fórum , por isso gostaria de aportar com algumas das minhas experiências no exercício da profissão. Sempre tive o mesmo problema com cenas complexas em maquete eletrônica, quando tem que enriquecer a cena com muitos elementos modelados a interface do programa simplesmente começa a ficar pesada tornando a produção e movimentação de novos elementos na cena quase impossível . Para isto o 3D Max possui alguns recursos que auxiliam nessa tarefa, seja pela carência de equipamento robusto ou pela complexidade da cena. Estes são alguns destes recursos. - Poligonos escondidos - Modificadores - Display as Box - Xref Scene - Layers Não é segredo para ninguém que na hora de desenvolver uma cena complexa cada polígono a menos conta, então poupe o que puder. - Poligonos escondidos Quando se modela um objeto para sua cena, em algumas partes do objeto os polígonos se sobrepõem e ficam de forma desnecessária ocupando preciosos bits e sobrecarregando o calculo da sua maquina, então sempre que puder delete-os. - Modificadores Outro detalhe na hora de montar a cena e ter certeza que todos os elementos não contem modificadores ativos, exemplo: UVW, FFD, SMOOTH, E outros.Estes modificadores ficam constantemente ocupando memória RAM, processamento de CPU e GPU.Como resolver ? Depois de modelar seu objeto e ter absoluta certeza que você não modificara ele mais clique direito + convert to Editable poly. (transforme o objeto em editable poly) Desse jeito o objeto ficara como se fosse um objeto nativo do programa.
A perfeição está nos detalhes!
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A perfeição está nos detalhes!
- Display as Box este pequeno detalhe pode fazer a diferença no seu projeto, imagina que você tem uma cena com muitas arvores e você quer movimentar-las. clique direito no objeto + object properties selecione a caixa DISPLAY AS BOX. isso transformara seu objeto em uma caixa tipo helper que tornara a movimentação mais rápida.
A perfeição está nos detalhes!
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A perfeição está nos detalhes!
- Xref Scene essa e uma poderosa ferramenta na hora de você detalhar uma cena. Para isto você precisa criar arquivos diferentes dos elementos que serão posicionados em um ambiente de referencia de outro arquivo, é assim que as grandes empresas de filmes em 3d fazem para ter vários profissionais trabalhando no mesmo arquivos de forma simultânea. Ou seja para você usar este recurso e necessário seguir os seguintes prazos: crie um arquivo com o entorno (exemplo: estrutura da casa), modele texturise e ilumine. Quando for concluída esta cena vai em file+X ref Scene + add, escolha o arquivo da casa e clique em abrir, e feche a caixa de dialogo. Note que você poderá ver a estrutura da casa, mas não poderá selecionar nada da malha, isto é porque o elemento esta de forma referencial na cena e não física. E assim você poderá colocar seu novos elementos na cena sem interferência do peso de polígonos da outra. Salve normalmente com o nome de elementos e sempre que quiser modificar o finalizar pode fazer o processo inverso.
A perfeição está nos detalhes!
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A perfeição está nos detalhes!
- Layers De todos os processos anteriores este, para mim, é o mais pratico, é claro que depende da situação cada uma destas alternativas ou todas poderá resolver sua vida. Este recurso esteve na nossa frente o tempo todo quem usa Photoshop vai se identificar muito rápido, o segredo esta na organização conforme o desenvolvimento do projeto. se você notar na aba superior no programa existe uma caixa chamada layers , selecione o objeto e clique em create new layer, isto abrira um dialogo que permite a criação do layer e se quiser adicionar o objeto selecionado. Faça assim por diante colocando os elementos de forma separada ou em grupos para facilitar seu trabalho. Note que na barra do menu dos layers eles estão na seqüência da sua criação e agora você poderá escolher qual pode estar visível ou escondido para visualização ou render . Desse jeito você controlas todos os elementos da sua cena de forma rápida, melhorando sua produção e tempo de resposta naquelas chatas modificações de ultima hora.
A perfeição está nos detalhes!
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A perfeição está nos detalhes!
Espero que seja útil e que desse jeito possa debitar alguns pontos da minha gigantesca divida com a comunidade do TRESD1. abraços.
A perfeição está nos detalhes!
isso e sempre bom saber! vlw por compartilhar com todos nos! abs
Pedro GarciaArquiteto(13) 98852-3522www.ilusiomatic.com.br

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