Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

cicero andre   rio de janeiro
Grasiano   Campo bom - RS - RS
Luiz   São Paulo - SP
MARCELO HS   PINHAL - SP
ti_roc   Mauá, SP - AC

Portfólios Ver Mais

calile   arapongas paraná - PR
duhhhbr   Arvorezinha - RS
tobiasbueno   São Paulo

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Oi gente, tudo bem? Atendendo a tantos pedidos, no fórum e principalmente nos emails, reproduzi o teste de GI e vou colocar o arquivo aqui a disposição dos leitores, para poderem testar esse que é o efeito mais básico de render moderno, e na medida do possível vou tentar responder as dúvidas que tiverem, mas peço por favor que antes de tudo leiam o tutorial sobre GI no Mental Ray da versão anterior, que está na seção Tutoriais>Tutoriais de Plugins do 3DS Max, é um pouco diferente mas vai descrever os parâmetros mais importantes da janela Renderer, que são os mesmos, só mudam de lugar, e vai ajudar a entender como o MR trabalha para poderem fazer seus testes. Setei uma configuração para ficar com um tempo legal de render mas com boa qualidade da imagem e do efeito de radiosidade, aqui no meu micro renderizou em menos de 1 minuto, Atlhon 2.6. A qualidade ainda não é a mais adequada, mas é bom um tempo baixo de render para poder testar o controle da radiosidade sobre a cena e suas configurações na janela Renderer. Espero que gostem e que ajude. Imagem do teste. Clique aqui para baixar o arquivo para 3DS Max 6 Abraços
Aqui no meu Athlon 1.7 renderizei em menos de 1 min tb (entre 40-45segs). Fiz uma animação de 100 frames e num deu nenhum flick ou erro do tipo. André, mesmo na qualidade mais baixa não ocorre nenhum problema na animação? Valeu
Oi BMA, tudo bem? Eu coloquei que renderizou em menos de 1 minuto porque tinha dado 55 segundos mas eu estava com o Kaaza baixando música e ouvindo a CBN pelo mídia player enquanto fazia o teste. Agora sobre o lance da animação, curti muito o que disse, eu ia justamente fazer um teste de animação para te mostrar, mas iria aumentar um pouco essa qualidade porque senti alguns pontos sem o sampleamento correto dos Photons, mas se você já fez, e mesmo nessa qualidade não deu flicker, eu fico ainda mais surpreso com o Mental Ray. :D :D :D É por essas e outras que ele é usado a anos em quase tudo que assistimos no cinema, animação é com ele mesmo, na Pixar é com o Renderman, o que faz destes renderizadores tão famosos no mercado são os algorítimos de render para animação, lembra quando a Pixar processou a Exluna por causa do Entropy, falando que usava um anti aliass de animação criado pela Pixar, a forma de tratar a otimização dos Photons no Mental Ray é diferente das usadas por V-Ray, Brazil Render e Final Render, por isso que eles são mais rápidos em imagens Still, mas também por isso que são piores em animações. Abraços
Agora para o pessoal que está testando a radiosidade no arquivo. Não faça muitas mudanças nas configurações do Render, na janela Indirect Illumination e na janela Renderer. Tentem controlar a radiosidade melhor pelo material, veja o quanto de azul a parede azul emite, e veja o quanto de vermelho a parede vermelha emite, tente fazer emitir menos. Isso é no material e não nas janelas do Render. Diminua o Specular do Photon Basic que está dentro de cada material e renderize para ver, depois aumente o Specular e renderize para ver, depois modifique as cores do Diffuse do Photon Basic e renderize para ver, é isso que precisam entender para começar a usar o Mental Ray nas suas renderizações. Abraços
"Adminin" disse: Oi BMA, tudo bem? Eu coloquei que renderizou em menos de 1 minuto porque tinha dado 55 segundos mas eu estava com o Kaaza baixando música e ouvindo a CBN pelo mídia player enquanto fazia o teste. Agora sobre o lance da animação, curti muito o que disse, eu ia justamente fazer um teste de animação para te mostrar, mas iria aumentar um pouco essa qualidade porque senti alguns pontos sem o sampleamento correto dos Photons, mas se você já fez, e mesmo nessa qualidade não deu flicker, eu fico ainda mais surpreso com o Mental Ray. :D :D :D É por essas e outras que ele é usado a anos em quase tudo que assistimos no cinema, animação é com ele mesmo, na Pixar é com o Renderman, o que faz destes renderizadores tão famosos no mercado são os algorítimos de render para animação, lembra quando a Pixar processou a Exluna por causa do Entropy, falando que usava um anti aliass de animação criado pela Pixar, a forma de tratar a otimização dos Photons no Mental Ray é diferente das usadas por V-Ray, Brazil Render e Final Render, por isso que eles são mais rápidos em imagens Still, mas também por isso que são piores em animações. Abraços
Depois eu coloco aqui pra vc e a galera verem ;) Valeu
Acabo abrindo um grupo de estudos né.....tava naquela abre num abre :D Mas aew estas configs estão muitos pesadas para meu Celeron 766 :oops: ...... Bom neste valores aqui rendeu em 2m:14s, mas da pra abaixar o tempo e conseguir um aspecto bem melhor...... Renderizada em 1m:01s - FG Samples: 150 - Decay: 1,8 uma "pequena" redução nos samples e uma acentuada com o decay, podem ver que radiosidade esta mais visivel. agora iremos ao material ;)
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
Oi gente, tudo bem? Realmente vai ser bom iniciar um grupo de estudo para testar GI no MR, eu também não tenho as manhas legal, acabei de começar a brincar com essa nova versão e mantendo um bom nível da discussão, sem perguntar onde configura o MR ou como habilita ele, creio que vai ajudar a todo mundo que já conhece um pouco do Max. Eu já curti pacas essas coisas que vocês postaram, o BMA chega avisando que mesmo com baixa qualidade no GI não gera Flickers, e você chega diminuindo em mais da metade o tempo de render sem perder qualidade, muito bom mesmo, eu testei aqui com os valores que indicou e realmente melhorou bem o tempo sem perder qualidade do GI. Só acho que ficou um pouco forte demais a GI, então é a hora de configurar melhor o Specular dos materiais, assim pode ajustar perfeitamente a emissão dos Photons. Agora precisamos testar também se com essa qualidade mais baixa ainda não gera Flikers. E testar uma animação nessa qualidade com o objeto se deformando, porque um objeto que se deforma pode gerar erros no GI em baixas qualidades. Vou fazer uns testes aqui do Specular e posto para vocês verem. Abraços
Eu tb achei que fico forte, mas se nao quiser usar o Decay para controlar a perda de energia dos photons durante a reflexão, muda a cor do specular la do material branco da teapot e das paredes para branco, vc colocou meio cinza nao branco puro, por isso ele quando os photons batem nestas partes ele emite a cor meia escura, colocando branco ira ajudar um pouco a iluminação sem o uso do Decay....testa ai pra ver como melhora. Sobre os flicks eu acho que ira gerar sim, pois reduzi muito os samples.... Andre outra coisa testa tambem o AA com min=1 e max=16, vc configurou 4-16, eu passei o dignostic do mr para ver se perde muita coisa reduzindo o AA e fica na mesma se tivesse em 1-16, entaum mais redução no tempo :D :D se vcs tivessem um PC carroça iria ficar tentando configurar a redução do tempo ate nao poder mais hehe......eu nao salvei as imagens para mostrar vou passar outra vez e posto pra ver.
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
Oi Granella, tudo bem? Eu estou meio enrrolado aqui hoje e amanhã porque vou me mudar amanhã, mas na terça eu posto um teste aqui para você ver. O Deacay define a perda de energia da luz durante o percurso, diminuindo para 1,8 a luz demora mais a "morrer", deixando a cena mais clara, o Specular dos Photons define a "energia" na reflexão dos Photons pelo ambiente, então se deixar mais claro, mais branco, vai ficar ainda mais clara e mais forte o GI, se colocar preto por exemplo, aquele objeto não gera mais GI, é justamente isso que eu queria explicar no início dos testes, porque é o mais importante, é a forma de controlar precisamente o GI na cena. O uso da cor branca que gera a maioria dos problemas no render, como aquelas manchas brancas, é que a energia dos Photons está muito alta, então só nos cantos acontece os problemas, porque uma superfície é próxima da outra e a energia está grande, então cria muita iluminação, nas partes distantes de outras não cria porque o Decay vai "matando" a luz durante o caminho até atingir outro objeto. Saca? Então para diminuir o GI teria que deixar o Specular mais escuro, mais cinza. Sobre os flicker, putz, eu achei que ia gerar até na minha e o BMA disse que não gerou, eu até quero render aqui depois que me mudar para ver também. Sobre os samples, putz, foi bobeira minha, porque eu iniciei em cima de um outro aquivo que já tinha testado antes, dei uma geral para ver se não tinha deixado nada do outro, e esqueci de configurar esse parâmetro, realmente ganha um tempo sim, não no cálculo, mas na renderização dos buckets. Em quantos segundos está conseguindo renderizar essa imagem ai? Abraços
estou lendo, lendo, lendo e relendo ... testando umas duas ou tres coisinhas pra entender a linguagem .... como diria o outro lá da novela, "o MR é felomenal, fe-lo-me-nal." Tentarei participar e absorver algo com vcs, depois d começar a entender algo, umas semaninhas, espero q esteja aberto tbm aos comédias. Abraços, curti d+ a idéia

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.

Total de membros registrados: 138518

Últimos membros registrados: Mvyeira , luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis.

Usuário(s) on-line na última hora: 1336, sendo 10 membro(s) e 1326 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: aljamenjitu, Alessandro.Marcos, Willmitnick, Celso Borttoloto, JMDesign, Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Sergio1987, Victor Mendonça, Frederico Wagner N. R..

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.