Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]
SpectronDu: oi SpectronDu!! tudo bem??
SEJA BEM VINDO AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! Gostaria aqui primeiramente de te Parabenizar pela bela e bonita iniciativa de postar tutoriais de Maya.
Pode ter certeza que sua atitude é muito louvável e que desse seu gesto legal, espero que possam surgir sinceramente, mais e mais usuários desta
ótima e
robusta suíte 3d high-end que é o
Maya.Parabéns pelos vídeos tutoriais e principalmente por disponibilizar material de apoio para quem quer aprender este maravilhoso software 3d da Autodesk.
Sou usuário do 3ds Max há muitos anos e estudo o Maya há algum tempo, anos também e me identifico muito com esses dois ótimos softwares. Gosto muito tanto do 3ds Max quanto do Maya.
Obrigado pela participação e pela iniciativa em postar ótimos vídeos de Maya. Pode ter certeza que se eu puder fazer algo para ajudá-lo, pode contar sempre comigo, tudo bem??
Vou ver também se disponibilizo alguns tutoriais para os interessados em aprender Maya aqui na 3d1, tudo bem??
Parabéns
\"SpectronDu\".Forte abraço e sucesso!!
Boa sorte.
Claro que em termos de seleção o 3ds Max é muito versátil e fácil de se selecionar, por edge loops, por ring e por ai vai, mas o Maya também tem várias particularidades de seleção, basta que você saiba usar elas e o mais importante de tudo: que realmente saiba o que está fazendo, ok??
A seleção do Maya é bem parecida com a do 3ds Max porém tem algumas diferenças. Você também pode, obviamente selecionar por
vértices, edges, faces, vertex faces ( faces explodidas ), UV e o multi ( seleção de várias faces ).Assim como no
3ds Max você pode selecionar por objeto, force, light, gizmos, bones; no Maya você tem também os modos de seleção, só que geralmente os usuários iniciais de Maya não clicam nos separadores do
Maya aonde tem umas setinhas no menu superior do software.
Olha aqui os
separadores do Maya ( marquei com setas vermelhas ) que estou falando e a setinha que fica no menu superior do Maya:
Perceba que nessa primeira imagem do meu Maya, que é a versão 2012-64 bits com S.P 2.0 ( Service Pack ) instalado, aparece os filtros de seleção do Maya que são 7,00 ao total: All objects (1), Animation (2), Polygons (3), Nurbs (4), Deform (5), Dynamics (6) e Rendering (7). Ainda tem a opção de \"Initial default\".
Na opção de All objects (1) -->> ( todos os objetos ), portanto nesta opção o Maya não faz a diferenciação entre o que é objeto 3d e o que é uma luz por exemplo, em termos de seleção.
E o mais interessante dos filtros de seleção do Maya é que eles são mais inteligentes que os do 3ds Max. Porque os do Maya você nem precisa selecionar nada, o próprio Maya é quem faz a seleção automática para você em alguns filtros de seleção.
Na segunda opção de Animation o Maya seleciona as ferramentas usadas para animação, que estão concentradas na shelf Animation ( F2 ).
Na terceira opção Polygon (3) o Maya seleciona somente os objetos que são formados por polígonos, se você colocar um objeto
Nurbs ( Non-uniform racional basis-splines ) o Maya não selecionará nenhuma entidade Nurbs.
Neste exemplo abaixo a seleção com o filtro de seleção
Polygon ativado, o Maya só selecionou os
três box ( caixas 3d ) e
não selecionou a esfera que é uma entidade
Nurbs.A quarta opção de seleção que é a
Nurbs ( Non-uniform racional basis-splines ), o Maya só seleciona tudo o que tiver no filtro de seleção de entidades Nurbs.
A quinta opção Deforms, o Maya seleciona os deformadores que são os: Blend shape, Lattice, Wrap, Cluster... etc.
No Dynamics o Maya seleciona as forças que estão na shelf nDynamics; na seleção de Rendering o Maya seleciona as entidades que estão dentro da shelf \"Rendering\".
A seleção por meio da ferramenta de Inputs e outputs é ótima também.
Se você selecione somente um box e quer selecionar todos os outros objetos mas sem abrir a janela de seleção, então basta que você selecione somente um objeto ( nesse caso eu selecionei um box ) depois você clica em
\"outputs\" -->> select all outputs e o Maya seleciona para você todos os demais objetos sem você selecionar nada.
A sua outra
pergunta:\"E outra por exemplo no max vc seleciona um grupo de edge e segurando control e apertando para trocar para o modo de face, as faces q estaum nas edges selecinadas ficam selecionadas e alem de outras tipo de selecaum no maya teria coisa parecido\" ?Resposta: Tem sim, se você selecionar os vértices ( tecla de atalho F9 ) de um box no Maya ou clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção Vertex ( vértices ), você pode selecionar quatro vértices por exemplo do box e se você quiser selecionar todos os vértices ao mesmo tempo, você segura o
\"ctrl\" e clica com o
botão direito do mouse e escolhe a opção de
grow ( seleciona tudo ), de
shrink ( deseleciona tudo ) e outras opções de acordo com a
imagem 2. IMAGEM 1:IMAGEM 2:A resposta clássica para essa sua
pergunta -->>
\"E outra por exemplo no max vc seleciona um grupo de edge e segurando control e apertando para trocar para o modo de face, as faces q estaum nas edges selecinadas ficam selecionadas e alem de outras tipo de selecaum no maya teria coisa parecido\" ?A
resposta clássica para essa sua pergunta é por meio da seleção de edges ( arestas ). Por exemplo, quando você seleciona uma \"edge\" clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção \"edge\" ou teclando \"F10\".
Para você selecionar os dois vértices que estão conectando esta edge ( aresta ) automaticamente é do mesmo modo que se faz no 3ds Max. Basta que você segura a tecla
\"ctrl\" e depois clique em
F9 ( habilitar os vértices ), perceba como automaticamente o Maya seleciona os vértices para você; nos cantos do box aparecem dois vértices na cor amarela que o Maya selecionou automaticamente para você a partir da edge ( aresta ).
Para mover estes vértices você tecla novamente F9 e ai sim o Maya terá selecionado para você automaticamente os dois vértices à partir da conexão de uma edge, tudo bem??
( IMAGEM 2 )IMAGEM 1:IMAGEM 2:A sua outra pergunta:
\"Pq senaum tiver naum rola de modelar nele naum, vou continuar modelando no max e exporta para o maya apenas para animar, apesar de q vou ter q saber modelar nele so para passar na materia, pois e extremamente chato e as vezes uma tarefa quase impossivel ter q selecionar face por face ou edge por edge.\"Resposta: Para selecionar duas ou mais edges ao mesmo tempo é a coisa mais simples no Maya, porque a seleção por
\"edge loops\" já é
automática no software, você não precisa selecionar de forma alguma vértice por vértice e nem edge por edge.
Para selecionar
todas as edges que você quer tem que saber
SE você quer seguir um
loop de edges ou um
ring ( anel de seleção ) de edges.
E o Maya faz a seleção para você
automática, só basta você saber o que está fazendo e ter pura
convicção, tudo bem??
Para selecionar todas as
edges por
loop basta que você selecione primeiramente uma edge no Maya igual esta figura que anexei embaixo dessa mensagem e depois dê dois cliques no mouse que
AUTOMATICAMENTE o Maya selecionará para você todo o \"loop\" de edges dessa seleção, tudo bem??
Loop de edges selecionada automaticamente pelo Maya:
Se por acaso você selecionar uma edge e clicar no botão \"ctrl\" e clicar no botão direito do mouse aparecerá várias opções de seleção de edges ( arestas ) para você.
Podendo selecionar as edges por loops, rings, grow e deselecionar as edges ( shrink ), além de outras opções, tudo bem??
Bem, como você pode ter notado o leque de opções é muito grande mesmo e eu teria que fazer um grande tutorial para me aprofundar ainda mais em outros macetes.
Mas isso é assunto para um
próximo tutorial meu de Maya. Lembre-se bem:
Não importa qual suíte 3d você trabalhe, o que realmente importa é se você sabe realmente usar todos ( ou pelo menos boa parte deles ) os leques de opções de milhares de ferramentas gráficas que um \"programa 3d\" lhe oferece, ok?? =]
Boa sorte e bons estudos.Assim que eu tiver mais tempo vou postar outros assuntos de Maya, tudo bem??
Forte abraço \"Rene\" e obrigado pela presença.