Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alisson Braga   Maceió - AL - AC
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
Joao   Itapetininga-SP - SP
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

IgorVannucci   São Paulo SP - AC
icyrino   Sao Paulo - SP
dnmorato   Brasília - DF
kai   São Paulo - SP

Universo e Planeta Procerual - Substance Unreal

Por: Andre Vieira  

Em: 20/09/2017 11:14

Oi pessoal, tudo bem?

Este é um teste de material procedural para criar planetas automaticamente na Unreal, o material foi feito no Substance Designer e os parâmetros dele aparecem na janela do lado esquerdo, enquanto que, a janela do lado direito exibe a esfera de amostra e os parâmetros do material da Unreal onde o Substance foi aplicado.

No vídeo eu alterei os parâmetros manualmente para modificar o planeta, mas o legal é alterar por meio de Blueprint para ser totalmente aleatório e também refletir as propriedades do ambiente onde o planeta está, por exemplo, a distância da estrela, duração do dia, massa, quantidade de água líquida, entre outros.

As Engines foram as coisas mais legais e divertidas que eu conheci nos últimos 10 anos.

Abraços e tudo de bom.

André Vieira

Que demais cara, muito legal ver as mudanças no material.
Oi Reinaldo, tudo bem?

Fico feliz que gostou, é mais legal ver a mudança acontecendo automaticamente sem a interferência manual de acordo com a situação do planeta no momento dentro de um universo procedural.

Neste final de semana eu gravei um video mostrando o universo procedural onde coloquei estes planetas, vou postar na próxima mensagem, é sempre o mesmo material nos planetas rochosos e ele muda em tempo real conforme a situação.

O Substance que usei é bem parecido com este que está para download aqui na seção Recursos > Materiais da 3D1: http://3d1.com.br/recursos/259/planeta-procedural-1

Eu tinha colocado outros dois Substances de planetas lá e um deles era exatamente o que usei, mas não apareceram por problemas no sistema, espero que voltem a aparecer nos próximos dias.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi pessoal, tudo bem?

Segue o vídeo mostrando o universo procedural onde coloquei os planetas.

O aspecto do planeta é definido de acordo com a distância da estrela e o nível de água na sua composição, que é um valor gerado randomicamente.
Os planetas afetam uns aos outros e podem alterar suas órbitas pela ação de planetas maiores que passam próximos a eles.

Um planeta com muita água e afastado da estrela recebe uma camada de gelo proporcional a quantidade de água.
Um planeta com muita água próximo da estrela gera uma atmosfera densa cheia de nuvens e o terreno fica com aspecto de deserto, mas se o planeta se aproximar muito da estrela ele perde a atmosfera e a água.
Um planeta dentro da zona habitável e com água o suficiente desenvolve oceanos e vegetação, mas isso varia pouco a pouco conforme ele se aproxima da área quente ou da área fria nos limites da área habitável, o lugar ideal é o centro da área habitável.

Se os planetas colidem eles podem formar anéis, luas ou cinturões de asteroides, depende do tamanho entre eles.

A programação do universo procedural foi feita por meio de Blueprint na Unreal 4.1

Abraços

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.

Total de membros registrados: 138518

Últimos membros registrados: Mvyeira , luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis.

Usuário(s) on-line na última hora: 1299, sendo 10 membro(s) e 1289 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: aljamenjitu, MarcioBottega, Geraldo Nunes, Alessandro.Marcos, Willmitnick, Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Vladis, Victor Mendonça, Frederico Wagner N. R..

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.