Por fim o teste com o Redshift, renderizador que me impressionou fortemente pela velocidade absurda e facilidade de configuração, ele parece uma mistura de Mental Ray com V-Ray, então, tudo que tentei fazer com ele até agora deu certo de primeira sem ter que ir atrás de manual, pois a forma de pensar é a mesma.
Ele também oferece ótimos recursos de materiais, sendo um deles o Redshift Archtectural que parece uma versão aprimorada do Arch&Design.
Além do Redshift renderizar efeitos complexos de materiais como Dispersion e Glossiness com alta velocidade, ele faz o mesmo com Hair, efeitos volumétricos, Depth of Field e Motion Blur, na verdade parece que o DOF não influi em nada no tempo de renderização.
Portanto, no teste com o Redshift eu renderizei usando efeito de DOF Bokeh realmente em 3D.
O teste no Redshift levou míseros 1 minuto e 32 segundos.
O resultado está exatamente como saiu do Render e as configurações estão nas imagens em anexo.
Mesmo com a pouca experiência que tenho com o Redshift, eu ainda conseguiria diminuir mais o tempo de render otimizando alguns recursos como as luzes artificiais e poderia baixar um pouco os Samples do Brute Force e do Irradiance, pois ainda ficaria suave.
Creio que um usuário experiente consegue a mesma qualidade com menos de 1 minuto de Render.
O V-Ray já estava muito grande quando a Autodesk comprou o Arnold, mas o Redshift estava ao alcance deles e preferiram a porcaria do Arnold, é inacreditável.
Abração e espero que os testes ajudem de alguma forma.
Qualquer coisa que quiserem discutir sobre as cenas, estou à disposição.
André Vieira