ConstruSim - Soft para Maquete Interativa

Por: Andre Vieira  

Em: 21/12/2017 08:28


Baixe o ConstruSim clicando aqui. (100 MB)


ConstruSim 0.72


A principal novidade desta versão é o sistema modular de telhado com madeiramento que permite construir diversos tipos diferentes de telhados, como mostram as imagens acima.

Também adicionei dois novos ícones na janela da planta baixa, um deles expande a planta para tela cheia para gerar a foto do projeto 2D igual já era possível no projeto 3D, o outro ícone centraliza a planta na sua posição no mundo 3D, uma ótima sugestão do artista Estevão Tacon.

Ainda corrigi todos os Bugs que me informaram e os que eu também percebi, além de retirar a cor do ambiente ao entorno para não interferir no projeto.

Veja o vídeo mostrando os novos recursos para criar telhados com madeiramento clicando aqui.

Você também pode ver o vídeo da versão anterior mostrando as demais funcionalidades do programa clicando aqui.



ConstruSim 3D1

O Construsim é um programa desenvolvido com o Unreal 4.13 para criar maquete interativa de forma modular.

O sistema permite criar diversos tipos de projetos, pintar os elementos com a cor que desejar, tirar fotos em alta resolução e gerar a planta baixa 2D.

Por enquanto o Construsim é apenas uma prova de conceito e conta com módulos para construir casas térreas, mas ele pode ser muito ampliado e se tornar mais útil, pois além de adicionar mais elementos, paredes de 50cm, cortina de vidro, escadas, opção de segundo andar, pias de cozinha e até móveis, ainda poderia incluir lista de preços para cotar o projeto automaticamente, gerar cortes no projeto 3D em tempo real, editar o terreno, entre outros recursos.

O programa também pode ser personalizado para empresas específicas como as de casas pré-fabricadas, construções com eucalípto roliço, estandes e cozinhas modulares.

Espero que seja útil e qualquer dúvida ou problema, estou à disposição aqui no fórum.

André Vieira
Andre, boa noite,

Beleza? Vamos lá...

Inicialmente, minha maior preocupação foi "entender", racionalmente compreender a sua - excelente! - proposta de apresentação de projetos de arquitetura e construção que não fosse através do ultra realismo dos artistas 3D. Foi quando que me dei conta que deveria "sentir", muito mais do que propriamente querer entender o seu piloto ou protótipo.

Durante vários anos, na época da "bolha da internet" no curso dos anos 90, escrevi diariamente, semanalmente sobre meio ambiente; tudo o que podia ser passado jornalisticamente. Tive muitos êxitos. Mas se você me pagar R$ 10.000,00 mensais para fazer isso hoje, eu não aceitaria - mesmo precisando como estou, simplesmente porquê não acredito mais nisso. No entanto, naquela época, no início dos anos 90, eu já previa: será inevitável que os jornais e tvs e suas editorias, abram, imperativamente, espaço para esta pauta - que hoje não é mais uma simples pauta, mesmo eu não acreditando mais em nada disso.

Fiquei vendo sua apresentação, o vídeo, e vi - volto a dizer, "senti" - muitas coisas legais em termos de pesrpectiva profissional e comercial.

Como você sabe, hoje é lei: toda farmácia é obrigada a ter um farmacêutico.

Como sua proposta ou projeto está em fase de testes, percebi que você, em várias situações oferece templates (acho que o mais correto é dizer "presets ou modelos, por exemplo, de portas, janelas e etc., certo? Pensei muito nos Smart Materials do Substance Painter

https://support.allegorithmic.com/documentation/display/SPDOC/Smart+Materials+and+Masks

Que são presets prontos para serem aplicados no seu processo de texturização.

Nem todo arquiteto ou engenheiro tem a habilidade ou o dom de um profissional ou artista 3D, especicalmente as feras em maquete eletrônica.

Ouso dizer que este seu protótipo, caso seja desenvolvido dentro deste conceito ou ideial que você apresenta logo no início do vídeo, teria grande futuro comercial. Não é que o cadista ou maqueteiro eletrônico profissional fosse perder espaço ou coisas deste tipo. Não! De jeito algum! Até porque você estabiliza seu conceito em princípios de "games" e eleabora e tem a arquitetura do seu protótipo no Unreal Engine. Logo, um desavisado pode achar algo simples, mas não né. Portanto, este tipo de conceito faz parte do futuro. O engenheiro, o arquiteto, o corretor, suas corretoras e até mesmo as lojas de ferragens e construção, teriam no seu Construsim um meio rápido e de grande qualidade, com apresentações rápidas e passeios virtuais com "cam", exatamente como nos "games", partes, trechos ou até mesmos projetos como um tudo de uma forma dinâmica, inteligente e pra lá de sedutora. As maquetes eletrônicas não perderiam nada: só ganhariam com um projeto deste em nível maduro e avançado. No fundo, ele é uma grande brincadeira, pois se baseia... no conceito do game. Você, portanto, está usando o conceito do game, aplicado à construção ou à maquete eletrônica.

Vou direto ao assunto. Pouco me importa o que o Brasil é hoje e se a sua mão de obra não é qualificada ou até mesmo se ainda não temos um nível de ensino e qualificação de uma Coreia do Sul. Mas este Brasil que hoje conhecemos, vai morrer, acabar em poucas décadas. Tô me lixando pra isso, Andre. Estou vendo e sentindo uma possibilidade de mercado.

Cara: tem futuro!!!

Parabéns, mesmo.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Depois, reservadamente, lhe digo a razão que me fez pensar isso, ok? Esta avaliação foi toda feita com a seguinte trilha músical: Pink Floyd [1967] The Piper At The Gates Of Dawn 2017 Japanese Reissue.
Bom dia André, tudo bem?

Acho que seria legal ter opção para exportar para alguma malha 3D, tipo Fbx, .3ds, qualque uma. Você  esta pensando em fazer isso?
Oi Marcelo, tudo bem?

Desculpe a demora para responder, estas 3 semanas do final do ano é a única época que podemos tirar uma relativa folga da internet, então, fiquei afastado do site e dos emails neste período.

Agradeço sinceramente o seu comentário e principalmente as suas observações sobre o programa.

Vejo que você captou o que eu tentei passar, eu iniciei o desenvolvimento dele por diversão e para estudo de programação, mas vendo que meus cunhados e cunhadas vivem pedindo para a Elis desenhar planta de casa para eles, pois ela tem muitos irmãos, eu pensei que se tivesse um programinha simples para gerar a casa em 3D e a planta baixa resolveria o problema deles e de muitas outras pessoas que desejam fazer o projeto básico das suas casas.

Portanto, o programa foi inspirado nesta necessidade que observei, mas depois percebi que daria para personalizá-lo para diversas empresas poderem apresentar projetos 3D imediatamente para os seus clientes, imagine uma empresa de cozinha planejada, ela poderia ter uma versão do programa com todos os módulos que eles possuem e o vendedor conseguiria montar a cozinha toda na frente do cliente, ainda poderiam oferecer o download do programa para a pessoa criar o seu projeto em casa.

O mesmo vale para empresas que fazem estruturas metálicas, arquitetura com eucalipto roliço, casas pré-fabricadas, casas de Container, são diversas possibilidades.

Agora, um outro amigo me alertou de uma coisa importante, o brasileiro normalmente não confia no seu taco e morre de medo de qualquer concorrente, então, os escritórios de arquitetura não vão oferecer o programa para os seus clientes porque vão pensar que perderão o cliente se ele pode fazer o projeto simples em 3D e a planta baixa facilmente em casa.

Mas eu nem pensei em nada disso quando desenvolvi, para mim foi uma diversão tremenda, eu adorei fazer e já me valeu a pena pelo conhecimento que adquiri, se ainda ajudar alguém a projetar a sua casa, ficarei feliz da vida.

Porém, eu estou na mesma situação que você, se me pagarem 10 mil para renderizar alguma coisa eu não aceito porque não aguento mais renderização offline, nem que leve 2 minutos, eu não aguento mais esperar render, se for contar de verdade nos últimos 20 anos eu acho que devo ter perdido pelo menos 1 ano inteiro sentando feito um tonto na frente do PC esperando renderizar, não tenho mais saco para isso.

Modelar, animar, criar Rig e até mapear é melhor do que renderizar, porque você não fica parado feito um tonto esperando o processo, criar a interatividade em aplicações 3D é ainda mais legal e divertido porque você não para de pensar nem por 1 segundo, passa horas e você nem percebe, é muito mais dinâmico.

Então, estou até pensando em tentar direcionar o ConstruSim para uma determinada área, como de cozinha planejada, por exemplo, e ver se tem aceitação comercial no mercado.
Os modelos podem ser feitos em qualquer programa, o mapeamento em breve poderá ser feito automaticamente dentro do próprio Unreal com o Unknit, então, vai sair bem mais barato por não precisar incluir no Workflow programas caros como o 3ds max, só terá que pagar Royalties para a Epic.

Sobre a questão do realismo, algumas pessoas também me perguntaram porque não fiz realista igual mostram diversos vídeos de arquitetura no Unreal.

O problema é que tem dois tipos de Real-Time, para simplificar, um é aquele onde tudo é estático e apenas o personagem se move ou também alguns poucos objetos da cena se movem, neste caso é feito o Bake da iluminação, ou seja, efeitos avançados de iluminação como GI são guardados em Lightmaps para exibir a iluminação realista em Real-Time, assim, você consegue qualidade próxima dos renderizadores offline.

O outro tipo de Real-Time é aquele onde tudo se move, então, tudo é realmente em Real-Time, incluindo toda a iluminação, todas as sombras e todos os efeitos, neste tipo de Real-Time não é possível reproduzir os mesmos efeitos realistas que você consegue facilmente com o Bake da iluminação porque não tem Bake e no ConstriSim tudo tem que ser Real-Time de verdade.

No Unity é possível obter melhor resultado na iluminação porque ele tem GI Real-Time e o Unreal não, na verdade o Unreal tem o LPV (Light Propagation Volumes) que era para fazer GI Real-Time, mas é uma porcaria inútil perto do Elighten do Unity.
Porém, o Unity não tem o mesmo poder de materiais do Unreal, por isso que o Unreal obtém melhor resultado apesar de ter uma iluminação pior, mas além de tudo, seria muito mais difícil programar o ConstruSim escrevendo código no Unity do que trabalhando visualmente com Nodes no Unreal, principalmente para quem é do meio artístico como eu.
Já programei um jogo completo no Unity escrevendo código e postei aqui na 3D1 para download, mas é muito mais fácil e divertido programar num sistema de Nodes.

Sobre os Templates que você disse, eu chamo eles de módulos e são feitos para tudo se encaixar corretamente, então, eu posso criar diversos outros tipos de módulos para adicionar no programa, como os módulos de telhado que implantei durante as minhas "férias" e vou disponibilizar a nova versão para download em breve.

Os módulos que já existem no programa possuem um determinado padrão e eu posso adicionar outros módulos com o mesmo padrão sem ter que programar mais nada, então, se eu quiser incluir mais um tipo de porta de 70cm, 80cm, 90cm ou 160cm é só eu importar o modelo e os ícones no Editor do Unreal, configurar o material e adicionar tudo numa tabela similar ao Excel, pronto, o objeto vai funcionar pefeitamente com todos os sistemas do programa e até os ícones dele na interface serão inseridos automaticamente.

Em anexo estou postando uma imagem do sistema de telhados, mas ainda sem as tabeiras, e em seguida a imagem da tabela com as configurações das portas para você ver como eu fiz.
Ainda posso exportar essa tabela para editá-la fora do Unreal, todos os textos do programa também estão nestas tabelas, então, é facinho traduzir para outra língua e pretendo compilar uma versão em inglês para colocar no site da Epic.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Bruno, tudo bem?

Desculpe a imensa demora para responder, eu tirei umas férias nestas últimas semanas do ano e retornei hoje.

Agradeço muito pelo seu comentário e por ter baixado o programa.

Sobre a questão da exportação para algum formato 3D, isso é muito difícil para um programador novato como eu, precisa conhecer muito de C e ainda ter acesso ao SDK do FBX ou outro formato, porque a pessoa tem que programar o seu próprio exportador, já que é uma violação do EULA da Epic Games e da Autodesk se copiar para o seu programa o sistema de FBX disponível no Editor do Unreal.

Mas mesmo que não fosse ilegal copiar o sistema do FBX, ainda assim teria que conhecer muito mais de programação do que eu conheço porque boa parte dos recursos do FBX dependem de códigos que só estão disponíveis no Editor do Unreal e não são exportados junto com os programas Standalone criados com ele.
Portanto, para mim está muito distante ainda, mas se algum dia eu conseguir fazer algo deste tipo terá que ser com formatos mais simples como o DXF.

Porém, todos os módulos que usei no ConstruSim eu mesmo modelei em 3D, então, também poderiam ser usados em Scripts para simular as funcionalidades do ConstruSim dentro dos próprios programas 3D como o 3ds max, mas pelo menos no 3ds max eu acreio que ficaria bem pesado, já que em várias funcões eu preciso traçar muitos raios e fazer diversos cálculos com grupos de Arrays.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

À medida que fui assistindo o seu vídeo demo do ConstruSim, fiquei imaginando ele sendo utilizado por vários segmentos, como já lhe falei. Mas você falou do nosso "taco tupiniquim" que é F..., um UC.

Não vou citar case algum, mas apenas lembar o caso da evolução do surf, desde os primórdios anos 30 e 50 até os dias de hoje. O Surf não se resume a um atleta, sua prancha e ondas. Há todo um universo econômico e de propaganda agregado ao esporte e sua prática, entende?

Não retiro uma vírgula do que disse a respeito dos segmentos que poderiam vir a ser beneficiados pelo seu produto.

Quando vi você utilizando com muita fluência - o que eu chamo, ao meu modo - de presets, paredes, portas, etc., me lembrei bastante do Substance Painter que oferece uma gama de Material e Smart Material enorme e que só ajuda a nós artistas 3D.

Acho que a título experimental, dedica-lo, por exemplo, ao segmento cozinha ou mais alguns outros, sem perder a perspectivas todo abrangente do ConstruSim.

Mas você tem que ter uma boa gama (range) de opções que possam fazer, rapidamente alterações. Por isso que me lembrei do Material e do Smart Material do SP. Você poderia pensar nisso.

Posto, portanto, o meu painel de Material e Smart Material completo para você ver como há opções, sendo estas opções totalmente sujeitas a modificações e constantes alterções.

Espero que a contribuição seja útil. Não sou programador, sou um imbecil lógico e uma vergonha à matemática, mas é isso que sinto em relação ao seu projeto e de como ele poderia ganhar tendo esta amplitude.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Esta postagem foi redigida, tendo como trilha sonora James Brown's Funky People (Part 3) 2000 - 03 - The Believers - Mr Hot Pants a.k.a. Across The Track (Parts 1 & 2).

Link para escutar e baixar James Brown's Funky People (Part 3) 2000 - 03 - The Believers - Mr Hot Pants a.k.a. Across The Track (Parts 1 & 2):

https://userscloud.com/mhy3bddqcw69

Obs: Eu já inseri os três Smart Material que o 3D1 disponibilizou para download.
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu agradeço sinceramente por seus comentários e observações sobre o ConstruSim, pois quero ir melhorando ele na medida do possível.
Algumas pessoas me enviaram mensagens avisando de Bugs que já corrigi nesta versão que estou trabalhando, também já está com o sistema de telhado madeirado completo e com as tabeiras, mas falta alguns ajustes nas tabeiras e integrá-las no sistema de Save e Load.

É justamente o que você disse, tem que ir evoluindo aos poucos como exemplificou com o Surf.

Captei a sua idéia com o exemplo dos Smart Materials do SPainter, tanto na questão de adicionar cada vez mais módulos para poder fazer coisas diferentes, como também me veio na cabeça com o seu exemplo poder controlar outras propriedades do material do objeto além da cor e distribuir os módulos de outra forma com ícones maiores.

Sobre os Smart Materials que postei estes dias nas notícias, não sei se você viu o outro que postei antes do final do ano, são 14 materiais muito bons, estão nesta página: https://www.artstation.com/artwork/owPKO

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa tarde,

Só pra finalizar...

Às vezes, pode parecer chato ou insistente, mas quando você acompanha estas linhas de evolução, como no caso do surf ou do esqueite você fica impressionado com a avalanche de informações - até do ponto de vista espiritual - que estes processos trazem à tona, pois não escapa nem a leitura ou a interpretação psicológica. É papo super longo que não é pertinente ao fórum, mas, sob meu ponto de vista, às vezes pode ser citado em parte, pra gente ver como, muitas vezes, somos modestos e pouco ousado, entende?

Se você for pesquisar ou fazer um estudo bem ralo dos grandes produtos conhecidos mundialmente ou invenções que se transformaram em produtos transnacionais, uma coisa é básica, Andre: PRATICAMENTE TODOS, SEM EXCEÇÃO, SÃO HISTÓRIAS DE FRACASOS que tiveram que chegar ao limte, ao desafio à força de vontade - como provação - até que..., em dado momento, tudo começa a dar certo e fica azeitado, sacou?

Sua ideia é, repito, muito boa, sim. Sabe qual a sua grande vantagem? É que você é brasileiro. É gente que pesquisa, estuda, é autodidata; portanto, um desgraçado que tem que aprender a dar certo na Grande Taba de Vera Cruz. Andre, só isso o professor já dá nota 11 e diz que não precisa mais frequentar o curso. Mas sabe qual é a sua maior desvantagem? É que você, assim como eu, é brasileiro e tem que aprender a lhe dar com as mazelas de nossa psique nacional, hahahahahaha.

Não esmoreça, viu? Corrigiu os bugs indicados? Parabéns, pois muitos outros e bem mais complexos virão - se Deus quiser!

Para concluir... Por um acaso, quando foram criada a roupa e a botinha de borracha para proteção dos surfitas contra o frio, isso atrapalhou os outros produtos? Muito pelo contrário. Agora, vir com esse papo que um produto como o seu pode concorrer ou atrapalhar o fulano cadista ou o maquetista que modela é de uma estreiteza, típica da nossa Grande Taba. A gente peca em achar que você, por exemplo, é um agente desagregador no tal do workflow vigente em tal segmento. Nada disso. Mentalidade atrasada, típica de um país que precisa, urgentemente, viver uma realidade capitalista - de verdade.

Me mantenha informado dos avanços do seu projeto, Andre.

Muuuuuuuuuuuuuito obrigado pelo acervo de Smart Material. Acabei de fazer o download e já vou incorporar os mesmos no meu SP. Valeu!
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Que isso, você não é chato ou insistente de forma alguma, muito pelo contrário, agradeço de coração por acompanhar o projeto e por todas as dicas e observações que fez sobre o ConstruSim.

Entendo os pontos que mencionou e a questão de azeitar tudo, realmente não é fácil e exige muita dedicação, sendo que, inicialmente fiz o programa para estudo e diversão, mas vi que poderia ter uma aplicação comercial e se eu tiver condições vou tentar aperfeiçoá-lo o máximo que puder.

Neste final de semana eu implantei o sistema para centralizar a planta na posição da pessoa, dica de outro amigo, além do recurso para fotografar a planta baixa, então, está quase tudo pronto para lançar a nova versão.

Novamente você me fez rir sozinho aqui quando disse que a minha vantagem era ser brasileiro, eu sempre achei que isso era uma grande desvantagem. hahahahahahahahaha
Depois que li o restante e vi que também classificou como desvantagem.  laughing

Mas falando sério, eu entendo perfeitamente o que quis dizer.

Concordo plentamente com o que disse sobre a estreiteza do pensamento do brasileiro, sempre achando que vai sair perdendo, pois quem modela em qualquer programa tem toda a liberdade do mundo e o ConstruSim é super limitado, não tem comparação, é apenas para leigos esboçarem o projeto da sua casa, nada além disso, mas sabe como é, acho que todo mundo que vive em países comunistas são assim, muito pior são aqueles que além de terem este pensamento estreito ainda acham que a gente vive numa democracia, dai é a constatação inequívoca da alienação total.

OBS: Fico feliz que gostou dos Smart Materials que indiquei, parece que é um dos recursos que as pessoas mais gostam atualmente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre Vieira:

Baixe o ConstruSim clicando aqui. (100 MB)


ConstruSim 0.72


A principal novidade desta versão é o sistema modular de telhado com madeiramento que permite construir diversos tipos diferentes de telhados, como mostram as imagens acima.

Também adicionei dois novos ícones na janela da planta baixa, um deles expande a planta para tela cheia para gerar a foto do projeto 2D igual já era possível no projeto 3D, o outro ícone centraliza a planta na sua posição no mundo 3D, uma ótima sugestão do artista Estevão Tacon.

Ainda corrigi todos os Bugs que me informaram e os que eu também percebi, além de retirar a cor do ambiente ao entorno para não interferir no projeto.

Veja o vídeo mostrando os novos recursos para criar telhados com madeiramento clicando aqui.

Você também pode ver o vídeo da versão anterior mostrando as demais funcionalidades do programa clicando aqui.



ConstruSim 3D1

O Construsim é um programa desenvolvido com o Unreal 4.13 para criar maquete interativa de forma modular.

O sistema permite criar diversos tipos de projetos, pintar os elementos com a cor que desejar, tirar fotos em alta resolução e gerar a planta baixa 2D.

Por enquanto o Construsim é apenas uma prova de conceito e conta com módulos para construir casas térreas, mas ele pode ser muito ampliado e se tornar mais útil, pois além de adicionar mais elementos, paredes de 50cm, cortina de vidro, escadas, opção de segundo andar, pias de cozinha e até móveis, ainda poderia incluir lista de preços para cotar o projeto automaticamente, gerar cortes no projeto 3D em tempo real, editar o terreno, entre outros recursos.

O programa também pode ser personalizado para empresas específicas como as de casas pré-fabricadas, construções com eucalípto roliço, estandes e cozinhas modulares.

Espero que seja útil e qualquer dúvida ou problema, estou à disposição aqui no fórum.

André Vieira
Bom dia André

Eu baixei seu software pois me interessei com a proposta e pq eu estou usando o unreal para minha Iniciação cientifica na faculdade. Meu projeto segue um ramo bem diferente do seu, estou criando uma ferramenta para criação de cidades para jogos de RPG de mesa, estou a dois meses vasculhando a internet procurando por alguma coias similar, onde o usuário clica no objeto e o coloca na cena arrastando o objeto ou clicando no lugar desejado. Seu software foi o unico que conssegui encontrar que faz algo similar ao que eu quero.
Eu espero que você tenha utilizado Bluesprints para programar seu Software e queria saber quais delas voce utilizou para fazer essse metodo de clicar e colocar na cena. Se não puder falar apenas me coloque no caminho que eu pesquiso por conta aqui.
Se você não entendeu o que eu escrevi até agora vou resumir em umas perguntas:
"Quais Blueprints eu devo pesquisar para utilizar esse metodo?"

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707585.

Total de membros registrados: 135210

Últimos membros registrados: Chioo026, yanag, lzfelps, Laurinha33, gustavosaalmeida, IF, DESIGNERS, arqui12, scottbilly103.

Usuário(s) on-line na última hora: 515, sendo nenhum membro e 515 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.