Oi Marcelo, tudo bem?
Desculpe a demora para responder, estas 3 semanas do final do ano é a única época que podemos tirar uma relativa folga da internet, então, fiquei afastado do site e dos emails neste período.
Agradeço sinceramente o seu comentário e principalmente as suas observações sobre o programa.
Vejo que você captou o que eu tentei passar, eu iniciei o desenvolvimento dele por diversão e para estudo de programação, mas vendo que meus cunhados e cunhadas vivem pedindo para a Elis desenhar planta de casa para eles, pois ela tem muitos irmãos, eu pensei que se tivesse um programinha simples para gerar a casa em 3D e a planta baixa resolveria o problema deles e de muitas outras pessoas que desejam fazer o projeto básico das suas casas.
Portanto, o programa foi inspirado nesta necessidade que observei, mas depois percebi que daria para personalizá-lo para diversas empresas poderem apresentar projetos 3D imediatamente para os seus clientes, imagine uma empresa de cozinha planejada, ela poderia ter uma versão do programa com todos os módulos que eles possuem e o vendedor conseguiria montar a cozinha toda na frente do cliente, ainda poderiam oferecer o download do programa para a pessoa criar o seu projeto em casa.
O mesmo vale para empresas que fazem estruturas metálicas, arquitetura com eucalipto roliço, casas pré-fabricadas, casas de Container, são diversas possibilidades.
Agora, um outro amigo me alertou de uma coisa importante, o brasileiro normalmente não confia no seu taco e morre de medo de qualquer concorrente, então, os escritórios de arquitetura não vão oferecer o programa para os seus clientes porque vão pensar que perderão o cliente se ele pode fazer o projeto simples em 3D e a planta baixa facilmente em casa.
Mas eu nem pensei em nada disso quando desenvolvi, para mim foi uma diversão tremenda, eu adorei fazer e já me valeu a pena pelo conhecimento que adquiri, se ainda ajudar alguém a projetar a sua casa, ficarei feliz da vida.
Porém, eu estou na mesma situação que você, se me pagarem 10 mil para renderizar alguma coisa eu não aceito porque não aguento mais renderização offline, nem que leve 2 minutos, eu não aguento mais esperar render, se for contar de verdade nos últimos 20 anos eu acho que devo ter perdido pelo menos 1 ano inteiro sentando feito um tonto na frente do PC esperando renderizar, não tenho mais saco para isso.
Modelar, animar, criar Rig e até mapear é melhor do que renderizar, porque você não fica parado feito um tonto esperando o processo, criar a interatividade em aplicações 3D é ainda mais legal e divertido porque você não para de pensar nem por 1 segundo, passa horas e você nem percebe, é muito mais dinâmico.
Então, estou até pensando em tentar direcionar o ConstruSim para uma determinada área, como de cozinha planejada, por exemplo, e ver se tem aceitação comercial no mercado.
Os modelos podem ser feitos em qualquer programa, o mapeamento em breve poderá ser feito automaticamente dentro do próprio Unreal com o Unknit, então, vai sair bem mais barato por não precisar incluir no Workflow programas caros como o 3ds max, só terá que pagar Royalties para a Epic.
Sobre a questão do realismo, algumas pessoas também me perguntaram porque não fiz realista igual mostram diversos vídeos de arquitetura no Unreal.
O problema é que tem dois tipos de Real-Time, para simplificar, um é aquele onde tudo é estático e apenas o personagem se move ou também alguns poucos objetos da cena se movem, neste caso é feito o Bake da iluminação, ou seja, efeitos avançados de iluminação como GI são guardados em Lightmaps para exibir a iluminação realista em Real-Time, assim, você consegue qualidade próxima dos renderizadores offline.
O outro tipo de Real-Time é aquele onde tudo se move, então, tudo é realmente em Real-Time, incluindo toda a iluminação, todas as sombras e todos os efeitos, neste tipo de Real-Time não é possível reproduzir os mesmos efeitos realistas que você consegue facilmente com o Bake da iluminação porque não tem Bake e no ConstriSim tudo tem que ser Real-Time de verdade.
No Unity é possível obter melhor resultado na iluminação porque ele tem GI Real-Time e o Unreal não, na verdade o Unreal tem o LPV (Light Propagation Volumes) que era para fazer GI Real-Time, mas é uma porcaria inútil perto do Elighten do Unity.
Porém, o Unity não tem o mesmo poder de materiais do Unreal, por isso que o Unreal obtém melhor resultado apesar de ter uma iluminação pior, mas além de tudo, seria muito mais difícil programar o ConstruSim escrevendo código no Unity do que trabalhando visualmente com Nodes no Unreal, principalmente para quem é do meio artístico como eu.
Já programei um jogo completo no Unity escrevendo código e postei aqui na 3D1 para download, mas é muito mais fácil e divertido programar num sistema de Nodes.
Sobre os Templates que você disse, eu chamo eles de módulos e são feitos para tudo se encaixar corretamente, então, eu posso criar diversos outros tipos de módulos para adicionar no programa, como os módulos de telhado que implantei durante as minhas "férias" e vou disponibilizar a nova versão para download em breve.
Os módulos que já existem no programa possuem um determinado padrão e eu posso adicionar outros módulos com o mesmo padrão sem ter que programar mais nada, então, se eu quiser incluir mais um tipo de porta de 70cm, 80cm, 90cm ou 160cm é só eu importar o modelo e os ícones no Editor do Unreal, configurar o material e adicionar tudo numa tabela similar ao Excel, pronto, o objeto vai funcionar pefeitamente com todos os sistemas do programa e até os ícones dele na interface serão inseridos automaticamente.
Em anexo estou postando uma imagem do sistema de telhados, mas ainda sem as tabeiras, e em seguida a imagem da tabela com as configurações das portas para você ver como eu fiz.
Ainda posso exportar essa tabela para editá-la fora do Unreal, todos os textos do programa também estão nestas tabelas, então, é facinho traduzir para outra língua e pretendo compilar uma versão em inglês para colocar no site da Epic.
Abração e tudo de bom.
André Vieira