É, você não é obrigo a colocar o arquivo junto. Você precisa disponibilizar o código fonte e alguns outros arquivos (que vem na versão oficial) junto com a sua versão do Blender (caso faça um versão otimizada). Mas quando você faz algum trabalho não precisa.
Mas é legal fazer isso. Eu gosto muito do pessoal que usa o Blender. A comunidade é bem menor, bem menos gente comparado ao Max, mas o pessoal sempre ajuda. Usa coisa que reparei em quem usa Blender (ou até mesmo outros programas) é que gosta de discutir. Quando acontece alguma coisa já entope de gente do tópico pra falar. hehe
Agora estão desenvolvendo o Blender 2.5. Tá todo mundo "óh, vai ser a revolução". Os usuário já esperam essa versão faz tempo, principalmente por causa das mudanças na interface. E isso gera muita discussão nos fóruns. Todo mundo anda preocupado com as mudanças, dizendo que vão ter que aprender Blender tudo de de novo...mas acho que toda mudança é para melhor. Os desenvolvedores não mudariam alguma coisa para ruim. Claro, um monte de gente vai odiar, mas não tem como agradar todo mundo.
Acho um dos melhores pontos quando falamos de software livre é a participação da comunidade no desenvolvimento. Hoje grande parte dos recursos presentes no Blender foram feitos por usuários.
Sobre o BBB: vocês podem assistir no YouTube, não precisa baixar. Alías, no YouTube não, no Vimeo: http://vimeo.com/1084537
O vídeo está em HD com qualidade parecida do download (isso se não for igual). Para quem não conhece o Vimeo eu recomendo que usem! Bastante gente que mexe com CG usa ele pela qualidade que os vídeos ficam depois do upload.
Que bom que gostaram dos making of! Valeu pessoal!
Abraços!