bom, no me pouco conhecimento em graficas, se for se tratar de um portfolio, acho q a maneira mais viavel que traga um melhor resultado estetico , é vc fazer todas num forma que seja de boa visualização acho A3 perfeito pra isso , mas como vai ter capa e tudo mais é legal imprimir num papel um pouco maior pra depois ser cortado e ficar um A3 d verdade.Se vc tiver um conhecimento com papel vai ser bom, mas o comun ($) e de melhor resultado ($) seria o couché , ele tem varias gramaturas , uma legal seria 180g, mas de 145 pra cima ja fica bom, eu particularmente prefiro o couché fosco do que o brilhante , ele da um ar mais serio na coisa. Tem tbm as laminações q são tipo esses spray q vc disse, se tiver uma graninha sobranu faz sim, pq alem de dar um up , protege seu trampo. Assim o lugar mais facil de vc fazer isso são as famosa graficas rapidas , concerteza na sua cidade deve ter uma a impressão é mto boa
pq se não vc vai ter q ir em uma grafica offset, ae ja é outros quinhetos, e o preço meu amigo, pode crer q é salgado.
mas vale se tudo pra avaliar , não se esqeça que trata-se de seu portfolio