Bom vamos lá... não estou de fato no mercado de 3d pq só peguei até hj alguns freelas, mas nada muito grande, nem nunca trabalhei em empresas de 3d... mas desde que comecei a estudar 3d ja vi e li muita coisa e dá para ter uma dimensão do mercado.
Existem PROFISSIONAIS e profissionais... mas é sempre tudo muito relativo (vc vai encontrar muito essa palavra qdo tiver duvidas em 3d, hehe).
Não existe um caminho só que alguém fale olha, é por aqui! bem diferente de outras areas, um advogado sabe q em que fazer direito para trabalhar... mas eu um artista 3d? pra mim a resposta é óbvia... ARTE(mas bem amplo tbm né).
o fato de aprender 3d vai ser um plus em outras áreas, ou então se vc focar em 3d, vai ter que ter um background de outros conteúdos.
Não acho que um profissional seja formado pela tecnica mas sim pela teoria de fora dele ou pelo talento e criatividade.
Em São Paulo vc com certeza encontra cursos superiores de games (em Curitiba sei que tem na PUC e na Positivo)... em SP sei que tem a CCAA tbm... mas vc vai aprender 3d e principalmente programação.
Eu por mim sou Autodidata, aprendi muito aqui na 3d1 (esse site tem muuuuuuito conteúdo cara, se se preocupar em desossar o conteúdo escondido nesse site vai aprender muito), mas vou fazer faculdade de desenho industrial, assim como cursos de desenho, escultura tradicional, fotografia e oq mais for relacionado... mesmo querendo focar futuramente em animação ou games como profissão, acho que vou ter muito mais chances sendo um profissional com uma ampla base artistica e técnica para colocar em prática no 3d, e se não der certo tenho outras profissões também ne :D rsrs plano A,B,C... uhahaha. Mas eu tenho um pouco essa coisa d que quero aprender de tudo um pouco, não sei se é bom ou ruim, mas enfim...
Não serio, assim, espero estar sendo claro, faculdade é importante, curso ed 3d é importante, mas quem vai fazer isso tudo realmente valer é vc. Ja vi muitos artistas sem curso superior que são verdadeiros monstros em 3d, e outros cursando ou que ja fizeram faculdade que não tem o mesmo destaque (isso é aqui, nos EUA, na Europa, Japão ou qlqr lugar, quem tem talento, dedicação e força de vontade dá certo).
Um curso que acho que vale a pena (embora caro) é o da Melies. Eles tem exatamente isso como forma de ensino, ensinam a teoria, focam no conceito e a tecnica é só parte complementar do ensino por isso alguns dos profissionais mais respeitados que eu conheço já passaram por lá.
Agora, com relação a faculdades... tem muita coisa que pode estar relacionada a 3d pra vc fazer... arquitetura, publicidade, design, artes, cinema... vai de vc ver qual vc gosta mais.
Espero ter ajudado em alguma coisa.