[ ajuda ] area 3d

Por: julianoama  

Em: 21/06/2010 20:26

Não sei se postei na area certa, mais gostaria de tirar minhas duvidas, sobre essa area, sou completamente leigo, leigo em tudo.? experiencias: 3ds max 2010 e 2009, com base em tutoriais, mais amei o maya Eu gostaria de saber: 1º Como eu entro de cabeça nessa area, ( sou apaixonado por animação ) 2º como sei que irão me indicar um curso ou algo do tipo, pergunto se tem faculdade especifica para essa area. 3º quanto tempo e quanto é em media o valor do curso na faculdade, e se a facul abrange designer geral ou terei que fazer especialição ex: maquete eletronica, criação de games etc... 4º só com termino da facul eu consseguirei emprego? ou ja consseguiria emprego com 80% de conclusão do curso? e durante a facul preciso fazer um curso de especialização em outros programas? 5º quais as areas existentes para atuar após o curso, e em quais tipos de empresas ha facilidades para essa area? e quais as funções abundantes? E a utima, eu sei que quando fazemos uma coisa que gostamos a remuneração vem como uma consequência do seu trabalho e esforço, mais se alguem tiver informções de salarios e funções poderia me passar. Se alguem se interessar para me informar me manda msg para adicionar no msn, e agradeço pela area disponibilizada para tirar duvidas e peço desculpas pelos erros de portugues.
Olha a área é bem pouca no Brasil, por isso eu recomendo. Bem faculdade sei que tem cinema, e tem de computação gráfica também, sei da de MG. É escolas tem ótimas como a Voyage, Alpha Channel, Saga, Light FActory, Azimut e outras. Bem, não sei muita coisa á respeito de faculdade, mas cursos e escolas tem essas ai e muitas outras, emprego, vocÊ arruma desde sua própria casa, trabalhando a distânica ou por si, até estúdios de TV, até em um filme. Espero ter te ajudado pelo menos com o mínimo. Abraço e bem-vindo ao forum..
\"Quanto mais nos elevamos, menor parecemos aos olhos de quem não sabe voar.\"[i:c82aa881a4]Friedrich Nietzsche [/i:c82aa881a4]
Movido de Perguntas de Computação Gráfica
bom, já que você 'amou' o Maya, é bem provavel que goste de animação em efeitos visuais e talvez modelagem orgânica em geral, mas isso não quer dizer que não possa fazer hard surface modeling (deculpa gente, mas é que as vezes eu realmente não sei o nome dessas coisas em português)... um conselho que dou é que você precisa descobrir o teu nicho, porquê assim fica bem mais fácil direcionar o aprendizado. Grana, facul e outras coisas mais... Partindo do ponto que você adora animação, recomendo o curso de cima, aqui em BH por exemplo tem um curso de Cinema de Animação na UFMG (minha irmã deve tentar isso no final do ano); ou então existe a opção de fazer Design Gráfico (o que é o meu caso)... tá certo que é uma escolha meio estranha, mas pelo menos tem matérias sobre animação; tem também Publicidade e Propaganda, dá uma base bacana e abre algumas portas interessantes. Mas o principal mesmo é você estudar sempre (tutoriais, livros, foruns e afins), essa é uma a área em transformação constante, ficar para trás é praticamente uma bola de neve de prejuízos. Dica de bagagem cultural que eu dou é ler e se informar bastante... livros de história do design e da arte são extremamente bem vindos, animações e desenhos mais antigos são fontes valiosíssimas de inspiração (a técnica dos grandes mestre é fora de série)... é o velho mantra de sempre, "A prática leva à perfeição" Apps adicionais: ZBbrush e Bodypaint 3D ...acho que não preciso mencionar também o Photoshop :lol: Grana e os trampos... regrinha que eu 'aprendi' com Alex Alvarez... "Você é tão bom quanto o seu último trabalho", ou seja, portifólio variado, atualizado e sempre à disposição. E sim, você pode trabalhar sem ter diploma ou coisa parecida... se é capaz e tem disposição para o trampo, então não há por quê não seguir em frente. Outra coisa que recomendo é o desenho, não é regra mas ajuda muito na hora de criar personagens, objetos e/ou cenas, etc... é muito mais rápido e prático fazer um sketch em papel do que em 3D... sem contar que é um plus bem bacana na hora de enteder as formas, ajuda muito mesmo. no basicão eu acho que é isso, se lembrar de algo eu edito o post mais tarde (tô morrendo de sono) ps.: outra alternativa acadêmica, se tiver tempo e dinheiro você pode ir para fora do país... Vancouver por exemplo é um lugar muito legal e têm escolas bem interessantes por lá. ps2.: Lembre-se: Os Apps são apenas ferramentas, quem faz a arte é você. no mais é só isso, qualquer coisa é só chamar. :-P
Vodka, the best alternative fuel ever!
Vlw cara, ja tinham me falado isso mesmo sobre facul de designer mais achei estranho, na sexta feira eu vou aqui no centro da minha cidade aonde tem umas facul e vo me informar sobre o preço dos cursos de designer, apesar que eu vi uma escola em capinas chamada arquitec, me parece muito boa, mais para min fica muito longe. Eu perguntei sobre faculdade por causa do grande indice de exigencia de certificado do ensino superior, em muita areas publicas. (caso queira prestar concurso público). Sabes me dizer se as escolas com anuncio neste site são boas e se realmente é melhor começar com facul? equanto ao inglês, no 3ds até da para fazer muita coisa com o basico mas no maya é realmente necessario ter inglês avançado? Quantos anos é a faculdade designer... nossa tenho tantas perguntas -_- melhor esperar sexta feira, do contrario vou encher esse forum com textos interrogativos. vlws mais uma vez.
só um adendo: É Faculdade de DESIGN, DESIGNER é o profissional...
\"Limitações são criadas pela nossa mente!\"
http://eduusantos.wordpress.com/
Exatamente, o Curso é Design, o profissional é o Designer! Eu estou cursando design, e são 8 semestres de curso, ou seja, 4 anos se fizesse todas as cadeiras, como faço 4 por semestre, vou levar entre 5 e 6 anos pra terminar (só faltam 3 hehe). Não é a melhor opção de facul pra se trabalhar com 3D, mas como quando comecei não era muito ligado em 3D, vou termina-la e pensar em uma pós mais voltada a essa área, é uma boa opção tbm, pois assim vc vai ter uma base meio que geral de tudo, se especializando depois (uns anos depois, mas acho que vale a pena). Quanto ao inglês, acho que um nível intermediário já da pra se virar legal, e na facul mesmo vc terá cadeiras de inglês instrumental (pelo menos na minha tem) e isso já ajuda muito.
Seja a mudança que quer ver no mundo.
pois é, essa coisa do inglês é uma questão meio "delicada"... o que sempre respondo quando me perguntam é que é necessário sim, nessa área de animação e efeitos visuais é praticamente o idioma oficial... tutoriais, artigos, material de treinamento (para Maya principalmente) quase que na totalidade estarão em inglês... tem também a interação nos foruns. mas isso é considerando que você queira seguir carreira em animação/cinema/efeitos visuais.
Vodka, the best alternative fuel ever!
pa finalizar, alguem que trabalha na area poderia fazer um breve resumo de como começou, oq passou, como estas e quais as expectativas, e se ainda tiverem um livro em mente que trata dessa area de desing voltado para o 3d, de pessoas que trabalham com animaçãqo etc... vlws mesmo gente.
Bom vamos lá... não estou de fato no mercado de 3d pq só peguei até hj alguns freelas, mas nada muito grande, nem nunca trabalhei em empresas de 3d... mas desde que comecei a estudar 3d ja vi e li muita coisa e dá para ter uma dimensão do mercado. Existem PROFISSIONAIS e profissionais... mas é sempre tudo muito relativo (vc vai encontrar muito essa palavra qdo tiver duvidas em 3d, hehe). Não existe um caminho só que alguém fale olha, é por aqui! bem diferente de outras areas, um advogado sabe q em que fazer direito para trabalhar... mas eu um artista 3d? pra mim a resposta é óbvia... ARTE(mas bem amplo tbm né). o fato de aprender 3d vai ser um plus em outras áreas, ou então se vc focar em 3d, vai ter que ter um background de outros conteúdos. Não acho que um profissional seja formado pela tecnica mas sim pela teoria de fora dele ou pelo talento e criatividade. Em São Paulo vc com certeza encontra cursos superiores de games (em Curitiba sei que tem na PUC e na Positivo)... em SP sei que tem a CCAA tbm... mas vc vai aprender 3d e principalmente programação. Eu por mim sou Autodidata, aprendi muito aqui na 3d1 (esse site tem muuuuuuito conteúdo cara, se se preocupar em desossar o conteúdo escondido nesse site vai aprender muito), mas vou fazer faculdade de desenho industrial, assim como cursos de desenho, escultura tradicional, fotografia e oq mais for relacionado... mesmo querendo focar futuramente em animação ou games como profissão, acho que vou ter muito mais chances sendo um profissional com uma ampla base artistica e técnica para colocar em prática no 3d, e se não der certo tenho outras profissões também ne :D rsrs plano A,B,C... uhahaha. Mas eu tenho um pouco essa coisa d que quero aprender de tudo um pouco, não sei se é bom ou ruim, mas enfim... Não serio, assim, espero estar sendo claro, faculdade é importante, curso ed 3d é importante, mas quem vai fazer isso tudo realmente valer é vc. Ja vi muitos artistas sem curso superior que são verdadeiros monstros em 3d, e outros cursando ou que ja fizeram faculdade que não tem o mesmo destaque (isso é aqui, nos EUA, na Europa, Japão ou qlqr lugar, quem tem talento, dedicação e força de vontade dá certo). Um curso que acho que vale a pena (embora caro) é o da Melies. Eles tem exatamente isso como forma de ensino, ensinam a teoria, focam no conceito e a tecnica é só parte complementar do ensino por isso alguns dos profissionais mais respeitados que eu conheço já passaram por lá. Agora, com relação a faculdades... tem muita coisa que pode estar relacionada a 3d pra vc fazer... arquitetura, publicidade, design, artes, cinema... vai de vc ver qual vc gosta mais. Espero ter ajudado em alguma coisa.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716856.

Total de membros registrados: 142961

Últimos membros registrados: ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d, nana_rlkdoodio, GabrielaM, mariajuliamafioletti, JoanRMattos, Jarofix345.

Usuário(s) on-line na última hora: 444

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.