[ ajuda ] area 3d

Por: julianoama  

Em: 21/06/2010 20:26

Olá Meninos e Meninas do fórum 3D1! Vou me permitir invadir o tópico do menino Juliano pois acho que minha dúvida não irá desvirtuar o assunto levantado por ele. Esta é a minha primeira postagem neste fórum e como não encontrei um tópico de apresentações de novos membros, aproveito para Saudar a todos os participantes. Pois bem, pelo que percebi a dúvida central do menino Juliano é "Como obter formação voltada ao mercado 3D"... Porém a minha questão é um pouco diferente, pois o que estou tentando descobrir é: "Se estou no lugar certo, ou no caminho correto?"... Obviamente para poder obter alguma resposta significativa à esta pergunta terei que explicar brevemente minha intenção: - Criar quadros entalhados em madeiras nobres com relevos que irei modelar em 3D. Já tenho alguns trabalhos realizados, mas não sei (ainda) se posso inserir algumas imagens neste tópico, para melhor demonstrar a necessidade. Enfim, o intuito da pergunta é o de descobrir se estou no fórum certo, hehe... Pois devo confessar, sem medo, que estou completamente perdido quanto a denominação ou classificação do que estou criando e realizando. Há momentos em que acho que o que estou fazendo é modelagem... Em outros momentos penso que é arte, ou puramente artesanato... Bem, espero realmente não ter desvirtuado o tópico criado pelo menino Juliano, ao qual transmito meus sincero pedido de desculpas pela invasão súbita. Mas espero que de alguma forma os participantes que atuam nas diversas áreas relacionadas com o teor do fórum e os profissionais destas possam me auxiliar ou direcionar de forma correta. Grande Abraço e Muita PAZ!!! Elton "Velho Hippie" Ribeiro
elton, primeiramente seja bem-vindo à 3d1. hehe, fiquei meio sem entender de inicio, mas vi seu post sobre impressoras 3d aí caiu a ficha, hehe. vc faz modelos 3d e impressão 3d, isso? a denominação é uma coisa relativa, e na minha opinião elementar, hehe, mas gostaria de ver alguma imagem dos seus trabalhos. Vc pode postar aqui a fim de esclarecer duvidas, ou então postar seus trabalhos na sessão de imagens artísticas em geral em um novo tópico. parece interessante.
Olá menino T-Rex! Fico Agradecido pela tua atenção e pela rápida resposta. Sei que ficou meio confuso mesmo, até porque estando no fórum da 3D1 os participantes já iniciam a leitura de um tópico mentalizando a área de CG, por isto a pergunta "Se estou no lugar certo?"... Senão daqui há pouco alguém me diz:"-Tá fazendo o que aqui??? Tua área é outra!", hehehehe... Mas acredito que não irá acontecer, pois tenho lido exaustivamente as mensagens do fórum nos últimos dias e é claramente perceptível o nível elevado e a disseminada vontade de participar e ajudar dos meninos e meninas. Então vamos lá, acho que agora ficou mais claro pra ti, o que eu faço exatamente é modelar a peça em 3D (apesar de brincar com o Max e com o Rhino há algum tempo, resolvi estudar pra valer o Blender para estas modelagens e estou gostando) e então a máquina que eu construí usina a peça bruta de madeira ou seja: Ela retira o material excedente (na prototipagem acontece o contrário, só o material necessário é depositado). Mas a impressão 3D é um projeto que vou deixar pra mais tarde, pois já passei 14 meses estudando mecânica e eletrõnica pra construir esta CNC, pois eu não manjava nada de nenhum dos dois hehe.... Quanto a denominação, também não me preocupo muito com isto não, pois seria como tentar dar o título ao livro antes de escrevê-lo, só citei a questão para tentar melhor situar as minhas dúvidas. Vou postar alguns dos primeiros trabalhos que executei nestes últimos 3 meses, ainda testando a máquina e aprendendo a modelar as peças, portanto não ligue para a qualidade primária das mesmas, mas se tiver que criticar ou aconselhar Fique a Vontade! A primeira peça é uma petisqueira em formato de peixe inspirada na imagem da primeira foto, que é um art deco que vi na internet. A segunda foto mostra a petisqueira pronta (Aliás, tu que mora aí em Pontal deve adorar uma isca de peixe, imagine servido nesta peça, hehe). A segunda peça (terceira foto) é uma placa que fiz para um amigo, bom, pelo meu nick não preciso nem dar muitas explicações né??? A quarta foto também encontrei na internet e serviu como base para a modelagem do quadro do cavalo, que mostro na quinta foto. E a penúltima foto mostra um dos "bixinhos" que eu também corto na máquina, acho que tu vai se identificar com ele, hehe... Enfim, é isto. Acho que já deu para clarear melhor o "por quê" das minhas dúvidas, mas como você mesmo citou acho que o importânte não é saber CLASSIFICAR o que faço e sim continuar estudando para fazer melhor e melhor. Tenho certeza de que encontrarei muito conteúdo e Bons Amigos por aqui. Mais uma vez Agradeço tua atenção e quando vieres a Curitiba meu pequeno estúdio está de portas abertas, será um prazer recebe-lo. Grande Abraço e Muita PAZ!!! Elton "Velho Hippie" Ribeiro PS.: Esqueci de comentar, desde jovem sou apaixonado por Fantasy Art e fã de artistas como Boris e Royo, minha intenção é aprender a modelar para dar vida as minhas musas imaginárias em quadros de bass-relief, semelhante as obras do artista americano Bill Mack (última foto).
opa, cara adorei seu trabalho. muito bonitas as peças. Acho que esse tipo de trabalho tem sim espaço aqui na 3d1 (aliás qualquer coisa relacionada ao meio tem). é interessante se vc postar eles na área de imagens artísticas em geral, e também postar os trabalhos 3d, wires da viewport, descrever softwares etc... como vc ja deve ter percebido há sempre muita colaboração no fórum, eu não sei muito sobre blender, mas sempre aparecem pessoas que manjam e podem ajudar a melhorar. Sobre essa máquina, como é o lance de ter construido ela? hehe, é o sonho da maioria aqui ter um brinquedinho desse em casa :D dá para falar mais sobre? como vc fez, que tipo de conhecimento precisa, o que usou, quanto custou? Que materiais usa? Tamanho e quantidade de detalhes possíveis na peça... fiquei curioso para entender melhor, esse é o mesmo tipo de máquina usado para fazer maquetes físicas não? Vejo um potencial enorme nisso, tanto artístico quanto comercial. Os trabalhos ficaram com um quê de artesanato, bem legal, parabéns. :D estou prestes a me mudar para Curitiba, na verdade, quem sabe não rola ir aí conhecer a maquina pessoalmente mesmo, hehe.
Olá menino T-Rex! Então vou fazer da seguinte forma: Vou criar um tópico na seção Imagens Artísticas e lá coloco as fotos dos trabalhos e também descrevo o processo de construção da RZ1 CNC, pode ser? Assim mantemos a organização do fórum e acredito outros colegas podem acompanhar também. Quanto aos dados sobre a máquina será o maior prazer em comentar, pois quem sabe o "vírus CNC" não se espalha por aqui e aumentamos a família "Professor Pardal", hehehe.... Grande Abraço e Muita PAZ!!! Elton "Velho Hippie" Ribeiro PS.: Jávou começar a escrever o tópico.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716856.

Total de membros registrados: 142962

Últimos membros registrados: Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d, nana_rlkdoodio, GabrielaM, mariajuliamafioletti, JoanRMattos.

Usuário(s) on-line na última hora: 378

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.