Design Industrial, Design de Produto ou Des. Automobilístico

Por: galreg2002  

Em: 23/11/2010 14:56

Olá, galera. Bem, faz um tempo que estou pensando em que área cursar na Universidade já que ano que vem ingresso no 3° Ano do Ensino Médio. Recentemente, eu me decidi que o que eu realmente quero fazer é projetar carros. É aí que surge a minha dúvida e, como sei que aqui tem pessoas com experiência na área, pergunto a vocês. Já pesquisei bastante na Internet e ainda não achei a resposta, e apreciaria bastante se vocês pudessem me explicar. O curso no qual devo ingressar é Desenho Industrial (já que essa área é requisitada para competições de projetos de carros de várias concessionárias), Design de Produto (já que li que essa é a profissão de uma das desenhistas da Volkswagen), ou Desenho Automobilístico (já que o nome é óbvio, mas pelo que li parece ser uma especialização do Desenho Industrial)? Desde já, agradeço às respostas. Valeu!
Olá meu rapaz td beleza. Como formado em Desenho Industrial lhe digo que é exatamente o curso indicado para o que vc pretende focar, que é trabalhar como designer automobilístico. Seria muito interessante ingressar em alguma universidade que tenha Desenho Industrial - Habilitação em Design de Produto. Porém só fazer o curso não basta, pois é muito abrangente. Então uma dica óbvia é sempre participar de concursos como o da Volks e outras montadoras. O caminho não é facil, mas para que está determinado e focado nisso deve se esforçar o máximo enquanto estuda. Espero que tenha ajudado. Um abraço e boa sorte!!!
Massuo Onohara
Olá, elcioonline! Na verdade, você não podia ter ajudado mais. É ótimo ouvir sobre isso de alguém que está realmente envolvido no sistema. Sempre acompanho os concursos das montadoras e os da revista "QuatroRodas", espero aprofundar-me bastante na área e, pensando bem à frente, tentar algo no exterior após a minha graduação. Muito obrigado! PS: Você pode me indicar um site que me deixe sempre atualizado sobre eventos do tipo?
Outro curso que também meche bastante com a criação de carros é de Engenharia Mecanica. eu acho engraçado como aparentemente, pelo menos no brasil, os desenhos dos carros sao feitos pelos proprios mecanicos, meu amigo faz engenharia mecanica na FEI e um dos professores dele foi responsavel pela criação do montana antigo, e o cara eh engenheiro, nao designer. mas se analizar carros esportivos de luxo, como ferrari e etc, seus desenhos sao feitos por designers. mas como nosso amigo ai em cima disse, apenas a faculdade não é o suficiente, tem que se fazer cursos a parte, pois em design industrial voce vai aprender a criar desde embalagem de shampoo até maquinario pesado, mas tudo bem por cima. mesma coisa de engenharia mecanica, principalmente pq ela se divide no meio em duas "vertentes" que ainda assim sao be por cima, voce pode ou ficar na parte de mecanica robotica, engrenagens, maquinas pesadas e etc. Tenho uma amiga que trabalha na VW, e por incrivel que pareça, eles contratam até designer de interiores só para cuidar do acabamento interno do carro. como design de interiores é um tecnologo de até 2 anos, seria interessante que voce fizesse depois ou antes do curso da faculdade, não espere que durante o curso voce vá desenhar algum carro, pois é algo mais virado para arquitetura e mobiliarios, mas ja é um conhecimento a mais que voce pode converter para a profissão que voce deseja mais para frente, e até fazer uns trabalhos por conta para mostrar como portifólio depois o como voce aproveita seus conhecimentos na área. Então como voce pode ver, é bem abrangente, o interessante seria voce entrar em sites de empregos como a catho e pesquisar pela profissão, ai voce vai poder ver os requisitos que as empresas pedem e quais os cursos de especializações.
Portifólio: www.felipecluk.com
Olá galreg2002, Não conheço mtos sites a respeito, mas uma pesquisa rápida no google encontrei esse: http://www.designatento.com/design-produto/automobilistico/ Ah uma outra dica é fazer amizades e contatos com gente que já trabalha na área, hoje em dia é fundamental, não só pelo famoso QI mas também pra ter uma noção e os caminhos a percorrer. A tragetória nunca deve ser feita sozinho, seja curioso e não tenha medo de perguntar. Fará amigos e quem sabe não muito longe já consiga um estágio como designer. O que fcluk disse também é interessante. Realmente Engenharia Mecânica é uma boa. A VW realmente tem essas duas vertentes, o design externo e interno em separado no concurso. Agora o curso de Design de interiores em si, não sei se ajuda muito para a interna do Carro. Acredito que um curso específico de criação de sketches para autos seja mais interessante... Enfim, como diz o ditado só existem 3 coisas a fazer: Trabalho, trabalho e trabalho. 1% inspiração e 99 % transpiração. Abraço e boa sorte!!
Massuo Onohara
fcluck- informações realmente muito importantes. Então o que devo fazer seria eu me formar em Desenho Industrial e depois me especializar no desenhos de automóveis. Após ler o seu comentário e o do elcio, percebi que é muito importante participar de concursos e fazer um portfólio. Quanto ao site Catho, muito obrigado, já faz tempo que queria ver um site do tipo. Valeu! elcioonline- valeu pelas dicas e pelo site. Já está nos Favoritos. Quanto à Engenharia Mecânica, não creio que seja o melhor para mim. Não estou muito focado na parte muito avançada de motores e etc., e isso não é por falta de interesse, mas na falta de habilidades e predisposições para a área. O que quero mesmo é visar o design, e até mesmo princípios da aerodinâmica. Valeu!
fcluck- informações realmente muito importantes. Então o que devo fazer seria eu me formar em Desenho Industrial e depois me especializar no desenhos de automóveis. Após ler o seu comentário e o do elcio, percebi que é muito importante participar de concursos e fazer um portfólio. Quanto ao site Catho, muito obrigado, já faz tempo que queria ver um site do tipo. Valeu! elcioonline- valeu pelas dicas e pelo site. Já está nos Favoritos. Quanto à Engenharia Mecânica, não creio que seja o melhor para mim. Não estou muito focado na parte muito avançada de motores e etc., e isso não é por falta de interesse, mas na falta de habilidades e predisposições para a área. O que quero mesmo é visar o design, e até mesmo princípios da aerodinâmica. Valeu!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716856.

Total de membros registrados: 142961

Últimos membros registrados: ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d, nana_rlkdoodio, GabrielaM, mariajuliamafioletti, JoanRMattos, Jarofix345.

Usuário(s) on-line na última hora: 385

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.