Exibir ou não imagens da maquete?

Por: Sandro  

Em: 24/01/2011 12:38

Olá pessoal, blz? Estou com uma duvida aqui sobre uma maquete que fiz. Fui procurado pra fazer um orçamento de maquete, ai o cara me mandou a planta que foi feito na prancheta e scaneada, porem depois achou que ficaria caro, pois no orçamento inclui as despesas de ter que refazer a planta no CAD, e não deu mais noticias, sumiu. Mas eu gostei do projeto e pra tentar conquistar futuros clientes com meu portifólio resolvi fazer a maquete assim mesmo. Minha duvida é a seguinte: Tem algum problema se eu divulgar as imagens do projeto? o arquiteto ou engenheiro autor do projeto eu até desconheço, pois não aparece nas plantas que ele me mandou. Sei que o risco maior é o cliente acabar achando as imagens na net.
www.ske3d.com www.facebook.com/ske3d
Posta ae qualqer coisa a gente faz o tópico sumir rsrs
uhahaha, então, não, acho que não cara... se vc não tem a autorização do autor do projeto acho que vc está... primeiro, fazendo o trabalho que o cliente pediu para fazer sem ser pago... e mostrando imagens do projeto dele... vai q seu cliente cai la no seu portfolio, ve a imagem e pega para usar? segundo que sem a autorização dos responsáveis pelo projeto você pode ter problemas depois, afinal o projeto foi assinado por alguém, que tem os direitos sobre ele... melhor não arriscar né.
Olha uma coisa sobre direitos de autor, se o cara crio o projeto, ele é o autor da planta, ou seja, se alguém usar a planta dele num projeto, pode ser processado se o autor conseguir provar a sua autoria. Porém, o trabalho que você fez em 3d é seu, no seu caso eu não colocaria como portfólio na web, pois se o autor encontrar a imagem ele irá usá-la com certeza. Outra coisa podemos publicar arquivos de terceiros na net, desde que se possua a permissão do autor e dê-lhe os créditos pelo arquivo. Tente conseguir o nome do cara pelo menos. Outra coisa, dificilmente o juiz vai mandar você indenizá-lo só por postar na net, se pedir será caso o autor alegue que foi lesado pela tua atitude. Algo que você poderia estar fazendo só para não ter perdido tempo com a produção das imagens, seria postar imagens do projeto de modo a não identificá-lo perante os conhecidos, ou seja, poste imagens de ângulos que não denuncie você, evite mostrar como é a estrutura interna do ambiente, de uma alterada nas proporções, e dimensões. ps: espero que você não caia nesse erro de novo, as dicas que te dei não são de maneira nenhuma uma forma de incentivo a repetir esta atitude. Cara, somos ilustradores 3d e não arquitetos, precisamos demonstrar imagens com qualidade e não ambientes que obedeçam as regras da físicas e da engenharia, então procure fazer algo de completa autoria sua e não de terceiros.
___________________Twitter:@GuilDesigner Fan Page Guilherme
é complicado mesmo, nao vou postar aqui, resolvi colocar no meu blog, por uns dias pra vcs verem, depois eu retiro. Concordo com o que vc disse Nylael, o projeto tem os direitos do autor, porem tenho os direitos do 3D. Só fiz mesmo o 3D por que é pra firmar uma parceria com uma empresa de molduras, que me indicou o cliente. http://ske3d.blogspot.com/2011/01/fachada.html abraços
adorei o projeto é lindo. Faz uma impressão digital e guarda numa pasta, e quando for fazer uma entrevista mostre-o se lhe for conveniente.
___________________Twitter:@GuilDesigner Fan Page Guilherme
Cara eu particularmente acho que projeto e muito mais do que uma fachada, nao da para falar que o projeto e uma copia sem olhar o projeto como o todo, plantas baixas cortes, vistas, acho que tem mais merito teu do que o do cara, e outra voce nao esta vendendo nada e so o seu trabalho que tu esta mostrando eu deixaria e se ele aparecer tu pergunta porque ele sumiu pois voce ja ate tinha feito o projeto. sei la eu não tiraria não.
Arquiteto & Urbanista
Fachada? Isso é um projeto em 3D...e deve ter dado um trabaio porreta.... [se ele fez as vistas frontais-que deve ter sido o que ele fez...vc fez o 3D] logo...foi meio a meio, meu camarada, pq fazer uma vista dá beeeeem menos trabalho do que fazer uma vista-perspectiva-maquete...em 3D, não é? No caso aí foi 50% / 50% ... [vc tb foi resonsável, [sim, e muito..] pelo projeto... Eu deixava no meu blog.... Afinal...se ele sumiu...ele não vai ver o blog meeeesmo...[e se ele falar algo o botão delete nasceu para isso mesmo...rsrsrss] Abraços.
www.maquetes3d.weebly.com
Fala moçada, mudei de ideia e postei as postei no forum de maquetes, qualquer coisa depois eu excluo elas. tens razão Ricardo, deu um baita trabalho a modelagem, mas gostei muito do resultado. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=612062#612062
Boa Noite, Ia eu escrever um monte de baboseira sobre conceito de arquitetura e maquete eletrônica (afinal, ja fiz trabalho profissional nas 2 áreas) porém preferi ao final uma abordagem mais pragmática: Visitei seu blog, muito boas imagens, Pode ser que nunca de problema, masvale a pena incorrer no risco de ter problemas com direito autoral justamente na área em que você atua? Tem um ótimo portifolio (quem dera eu tivesse tantas boas imagens), por mais trabalho que tenha dado um modelo, vale a pena? Só mais um ponto, só essa fachada, se o arquiteto é minimamente profissional, deve te dado trabalho suficiente pra projeta e desenha que concerteza ele a reconhece. Abraços,

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138542

Últimos membros registrados: gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen, FairyFarmsHempGummies, NowSlimKapselnPreisde.

Usuário(s) on-line na última hora: 1301, sendo 2 membro(s) e 1299 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nicole_felix15, CNC.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.