Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
mdpontes   Macapá - AP
Shal   São Paulo

Portfólios Ver Mais

Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
Lui   Curitiba
Bruno   Rio de Janeiro - RJ

registrar imagens, direitos autorais ?

Por: Abilio  

Em: 04/03/2011 21:32

oi voces acham que é necessario registrar imagens para preservar o direitos autorais antes de coloca-las no blog de portifolio ? como se registra imagens no Brasil ? é na biblioteca nacional ? obrigado
Sim, o registro é feito na biblioteca nacional. Olha cara se você deve registrar ou não, isso é com você. Eu acredito que se seus trablahos tem uma boa qualidade você deveria registrar sim. Se você não registrar e alguém copiá-los você terá mais dificuldades de provar que você é o autor. Muitos preferem não registrar, pois acham que ninguém terá coragem de copiar seus trabalhos. Alguns chegam ser até arrogantes ao ponto de acharam que não são passivos de sofrerem desse mal. Sabe o registro custa no máximo R$60,00. Sabe para quem trabalha na área não é algo pesado. A outra solução é você não expor seus trabalhos para ninguém. Porém, deixo claro que o registro não significa que ninguém vá copiá-los, o registro somente te ajudará a provar que você é o autor. Há duas formas de você evitar que algo seja copiado, eis ai as formas: 1ª - Esconder, esconda seus trabalhos de tudo e de todos. 2ª - Mostrar ao mundo. Mostre a todo mundo o seu trabalho de forma que todos fiquem sabendo que foi você que fez, pois dessa forma as pessoas terão medo de copiar, pois saberam que todo mundo sabe quem foi o autor daquele trabalho.
___________________Twitter:@GuilDesigner Fan Page Guilherme
Certa vez um amigo me disse que há outra forma de vc proteger o seu trabalho. Não sei se é exatamente uma forma de proteção mas é seguramente um modo inquestionável de provar a autoria do trabalho. Basta vc enviar o material pelo correio convencional para vc mesmo. Desse modo vc terá a data de criação registrada por uma isntituição válida. Importante não violar a correspondencia, vc deve guardar lacrado como veio. Nunca fiz isso só estou passando a diante a dica. As imagens normalmente são geradas com recursos 3D com auxiílio de outros programas. O que cria arquivos digitais em programas diferentes. Desse modo a imagem que vc expôe no seu portifolio é um arquivo de imagem fechado jpg. Provavelmente existem um arquivo psd com camadas, efeitos, ... etc. No caso de ser necessário provar a autoria de uma imagem fechadaa, os arquivos que deram origem a imagem final não podem ser considerados prova de autoria? t+
Esta é uma questão importantíssima, parabéns ao Abilio por trazer este tema, seguem alguns links para nos defenderem, e Obs, não precisa de registro se vc tem como provar, por datas de projeto, projetos abertos, orçamento assinado e coisas do tipo: segue a lei que cita este assunto: http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9610.htm Artigo 7 cita as obras: ( Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como:... VI - as obras audiovisuais, sonorizadas ou não, inclusive as cinematográficas; VII - as obras fotográficas e as produzidas por qualquer processo análogo ao da fotografia; VIII - as obras de desenho, pintura, gravura, escultura, litografia e arte cinética; IX - as ilustrações, cartas geográficas e outras obras da mesma natureza;...) o Art. 18 como provar (Art. 18. A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro) o Art 79 fala sobre por créditos (Art. 79. O autor de obra fotográfica tem direito a reproduzi-la e colocá-la à venda, observadas as restrições à exposição, reprodução e venda de retratos, e sem prejuízo dos direitos de autor sobre a obra fotografada, se de artes plásticas protegidas. § 1º A fotografia, quando utilizada por terceiros, indicará de forma legível o nome do seu autor.) A imagem é sua não do cliente, ele não pode alterar, adaptar, ou fazer qualquer modificação sem sua autorização ( a não ser que você permita isso em contrato.) Sabe aquele negócio que você faz um rascunho e o cliente leva para outro, isso é crime pela lei, você tem direito sobre suas idéias e pode requere-los, acho que todos deveriam ler este artigo, no link acima tem a lei completa! Pirataria de idéias é crime! Denuncie!
Vangelis Maciel Lopes
www.vangelislopes.blogspot.com
[email protected]
não sei porque tanto alarde para colocar imagens em portifólio digital. na minha opnião, o ideal e mais importante seria criar uma marca, registra-la e depois inserir essa marca em forma de marca d'agua em suas imagens do portifólio. o problema todo é que ninguem sabe direito como assinar uma imagem. muita gente coloca uma assinatura no canto da mesma. isso é facil de cortar e apagar (caso esteja sobre uma parte lisa da imagem). o ideal é colocar uma marca d'agua bem grande no meio da imagem, de preferencia sobre uma area com muita textura. da pra por uma marca translucida que não atrapalhe a imagem e que seja legivel o suficiente. empresas de banco de imagens fazem isso...algumas até por toda a imagem e não atrapalha em nada a visualização. obs: as imagens do portifolio devem ter um tamanho para internet...não precisam ser enormes com algumas postadas aqui no forum. imagens com resolução mais baixa são mais dificeis de apagar a marca d'agua, caso aguem tente. na minha opnião isso é o suficiente para imagens e até videos (um exemplo é o curso de maquete da 3d1). os antigos cursos em video da Redpixel (não sei se alguem aqui lembra) tambem tinham marca no meio da tela e não atrapalhava em nada.
[quote="Marcelo Fonseca"]não sei porque tanto alarde para colocar imagens em portifólio digital. na minha opnião, o ideal e mais importante seria criar uma marca, registra-la e depois inserir essa marca em forma de marca d'agua em suas imagens do portifólio. o problema todo é que ninguem sabe direito como assinar uma imagem. muita gente coloca uma assinatura no canto da mesma. isso é facil de cortar e apagar (caso esteja sobre uma parte lisa da imagem). o ideal é colocar uma marca d'agua bem grande no meio da imagem, de preferencia sobre uma area com muita textura. da pra por uma marca translucida que não atrapalhe a imagem e que seja legivel o suficiente. empresas de banco de imagens fazem isso...algumas até por toda a imagem e não atrapalha em nada a visualização. obs: as imagens do portifolio devem ter um tamanho para internet...não precisam ser enormes com algumas postadas aqui no forum. imagens com resolução mais baixa são mais dificeis de apagar a marca d'agua, caso aguem tente. na minha opnião isso é o suficiente para imagens e até videos (um exemplo é o curso de maquete da 3d1). os antigos cursos em video da Redpixel (não sei se alguem aqui lembra) tambem tinham marca no meio da tela e não atrapalhava em nada.[/quote] como faz para : criar uma marca ? registra o desenho do logo na " biblioteca nacional " ? obrigado
para regsitrar uma marca ou logo é no INPI. veja o site: http://www.inpi.gov.br/
muito boas as dicas pessoal, estava com essa duvida um dia desses hehehe. Um outro jetio legal é caso voce tenha um logo, colocar ele em algum lugar escondido no próprio trabalho, bem disfarçado.
Portifólio: www.felipecluk.com

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138542

Últimos membros registrados: gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen, FairyFarmsHempGummies, NowSlimKapselnPreisde.

Usuário(s) on-line na última hora: 1174, sendo 4 membro(s) e 1170 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: klogg, Ronson, Frederico Wagner N. R., gustavovladson.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.