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MetaSL é o futuro dos materiais 3D?

Por: donato  

Em: 22/03/2011 15:13

Ola pessoal, blz? Vi uma materia sobre o MentalSL, onde diz que vai ser o futuro dos materias em 3D, sera que é verdade? alguem ja ouvi falar, tem algum conhecimento sobre o assunto? Donato
http://www.createdesigncg.net/ www.donatorodrigues.blogspot.com
http://www.mentalimages.com/products/metasl.html da uma olhada ai
acho que eh um material universal, que pode usar em outros softwares, e pode ser visto em tempo real, acho que eh isso.
Pra render 3D pode ser que sim, ja que com ele temos na viewport um resultado mais próximo do que teremos no render. Ja para aplicativos real time como jogos eu ja vi desenvolvedor dizer que não. Por ele ser um material de certa forma "genérico", ele vai carregar código que em uma engine pode ser desncessária, ou seja, nesse caso cada engine vai trabalhar com seus shaders próprios da forma mais otimizada possível em vez de usar o MetaSL.
eh, em engine eh meio dificil usar o mesmo material, mas para softs 3d acho que vai ser universal mesmo.
Não estudei MetaSL, mas, até aonde eu sei, trata-se de uma linguagem de programação, e não de um "material". Sendo uma linguagem, é possível sim otimizar o material a gosto para quais quer fins. Apesar de facilitar bastante a produção (e a potencial pirataria de shaders, diga-se de passagem), não vejo o ato de torná-lo universal como necessidade. Mas, sem dúvidas, será adotado pelos produtores, dependendo da quantia de capital envolvida no processo.
É bom para jogos tb pq exporta na msma extensão usada nas engines. Não é exatamente o msm material e código que usa no render e na engine, o resultado que é o msm. Para a engine vai exportar em CgFX, HLSL ou GLSL e para o max vai exportar em XMSL Os materiais da biblioteca autodesk são XMSL. ;) Mais infos http://www.mentalimages.com/products/mental-mill.html

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