Afinal, o que é isso que está movimentando milhões de jovens universitários no mundo inteiro?
O vídeo da modalidade LipDub da ESAMC Sorocaba acaba de completar, hoje, dia 13 de abril, 100 mil acessos no Youtube. Ao atingir essa marca, o clipe passou a ser um dos mais acessados do país na categoria. Assista pelo http:\\goo.gl\K7ZDt ou pelo @LipDubEsamc.
LipDub é uma modalidade de clipe baseada em um formato de mídia visual que combina sincronização labial e uma gravação criativa e sem cortes pelo espaço de uma instituição de ensino, com a participação dos próprios alunos e professores. O vídeo da ESAMC Sorocaba foi gravado em 07/04, sendo o primeiro do mundo a contar com a participação voluntária, em depoimento gravado, do vocalista do NX Zero, Di Ferrero. A trilha sonora escolhida para o projeto visual foi "Abra a Felicidade", interpretada originalmente por Di Ferrero.
Cerca de 300 alunos participaram do clipe, que levou mais de três horas para ficar pronto e acima de dois meses de preparação. O vídeo foi divulgado no Youtube no dia 08/04, por volta das 18h20 e, às 18h30, já somava mais de 200 acessos. Assim que Di Ferrero postou em seu twitter @ferrerodi o link do clipe no Youtube, a rede ficou tão congestionada que chegou a travar. O assunto foi tão comentado no Twitter que a hashtag #LipDubEsamc entrou para os TT's brasileiros (assuntos mais comentados). A hashtag ficou nos TT's por cerca de 1 hora e meia, um feito considerável para a agilidade do canal.
De corpo e alma
O projeto de LipDub da ESAMC Sorocaba foi idealizado pelos alunos do 7º semestre de Comunicação e contou com o apoio de vários professores, dentre eles Alex Batista (Vídeo) e Elson Yabiku (Fotografia).
Alunos e professores não mediram esforços para participar, mergulhando "de corpo e alma" na atividade. "Nunca, antes, vi tamanha movimentação de todos, na faculdade. É uma alegria muito grande fazer parte de um projeto tão grande quanto este", destacou o aluno Camilo Cutri de Leles, do 7º semestre de Comunicação, o personagem "Amaury Dumbo" do LipDub da ESAMC Sorocaba, em alusão ao apresentador Amaury Jr.
"A faculdade toda parou! E, nós, que participamos do processo, desde o início, estamos até tristes que chegou o dia da gravação, porque, agora, toda essa movimentação, dedicação, ensaios, tudo isso vai acalmar", destacaram as alunas Fernanda, Kalyne, Mariane, Dúbia, Elis e Mariana, também de Comunicação, que interpretaram as "meninas vaga-lume" no vídeo.
Para Rafael Lucas, do 3º semestre de Jornalismo, que interpretou Darth Vader, de Guerra nas Estrelas, acredita que a ação integrou, ainda mais, os estudantes da faculdade. "Nossa primeira intenção era essa, a de unir todo o pessoal, de todos os cursos para fazer a faculdade ainda mais forte".
LipDub no mundo
Criado, em 2007, por Jakob Lodwick, o "LipDub" teve seu start em um vídeo sobre os escritórios da empresa Connected Ventures. Destacado por meio da divulgação via e-mails, cuja repercussão intensa gerou cobertura pelo The Washington Post, a categoria atingiu seu pico com a vertente University, lançada em 2008 na Alemanha - ao todo, 18 países já aderiram ao desafio.
O vídeo de maior sucesso, produzido em 2009, na Universidade de Quebec, atingiu mais de 8 milhões de exibições, impulsionado pela música "I Gotta Feeling", do Black Eyed Peas.