Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

luciano santo   Guarulhos - SP
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Walter   Cascavel - PR - AC
decosouza   Rio de Janeiro - RJ
Walter   Cascavel - PR - AC

Portfólios Ver Mais

Ricardo   Joinville s/c
sandrosp5   Brasil - SP
hannry   Curitiba - AC
ricardodestro   sao paulo - AC

Protesto!! INDIGNAÇÃO!!!

Por: gutobocchi  

Em: 26/02/2013 00:59

Estou pensando seriamente em mudar de área...Ninguém respeita ninguém. Estou definitivamente cansado de só existir gente que te suga o sangue até não sobrar uma gota!! Ainda se o retorno fosse bom e digno. Mas não. \"Cliente\" faz de tudo pra te jogar na sarjeta, tirar todos os centavos possíveis do já mísero pagamento. Você não dorme, não come, não bebe, não faz o número 1 no banheiro, não faz o número 2, não pisca o olho para que tudo seja feito no prazo estipulado. E o bonzão do seu cliente vai e se acha no direito de atrasar 20, 30 dias para pagar. E AI de você demorar 1 hora para enviar o arquivo dele!!!! Ele surta, te difama e acaba com sua raça. Enquanto isso, vem as consequências das já citadas deficiências fisiológicas: NERVOSISMO, ANSIEDADE, GASTRITE, ÚLCERA, SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL, NOITES MAL DORMIDAS, MUITO CANSAÇO, DOR NOS OLHOS. E para que? Pra que você ganhe uma miséria. E que com essa miséria você tenha que pagar uma UNIMED ou ir levar chá de cadeira no SUS. Ou seja, é um círculo vicioso. Você detona sua saúde para trabalhar! E trabalha para pagar pela saúde.
Em suma: VOCÊ NÃO TEM DINHEIRO PARA MAIS NADA. Mesmo porque em que mais eu iria gastar? O lazer não existe. Porque o tempo que sobraria, provavelmente eu estaria jogado no sofá ou na cama morto de canseira.
EU ESTOU DE SACO CHEIO DESSE BANDO DE SANGUESSUGA EXISTENTE EM MERCADO PUBLICITÁRIO, EM MERCADO IMOBILIÁRIO, ARQUITETÔNICO E AFINS. E TAMBÉM DOS PSEUDO DESIGNERS QUE FAZEM TRABALHO DE QUALIDADE BAIXÍSSIMA (MAL SABEM ABRIR O 3DS MAX, MAYA, MUDBOX, SKETCHUP E SAEM SE AUTO-ENTITULANDO DESIGNERS), COBRAM UMA MIXARIA E PROSTITUEM O JÁ DETONADO MERCADO PARA QUEM SABE TRABALHAR DE FORMA DECENTE.
Que isso seja lido pelo máximo de pessoas possível (entre designers de formação, pseudo designers, publicitários, arquitetos, engenheiros, CLIENTES). E ajustem-se ao mercado real (valores corretos), para que num futuro próximo nós não tenhamos que largar nossas profissões do coração para trabalhar com algo que não nos agrada. E outro detalhe: ESTUDE e tenha um portifolio bom antes de querer sair fazendo projetos que não são satisfatórios em nenhum quesito.
Guto Bocchi http://gutobocchi.wordpress.com/ https://www.facebook.com/pages/Guto-Bocchi-De-Bortoli-Maquetes-3D/377540525603463?ref=hl
Oi Guto, é um problema recorrente pra quem trabalha em novas áreas que não estão bem definidas. Ando pensando em adicionar mais uma clausula em minhas propostas de contrato. Algo como urgência na entrega será proporcional a urgência no pagamento...
Recentemente me procuraram numa sexta feira, fim do dia com uma dessas urgências para segunda feira... Como conhecia a pessoa intermediária dei uma de macaco gordo e nem enviei uma proposta. Cobrei mais caro pela perspectiva, perdi meu fim de semana e entreguei na segunda feira, deixando-os bem com o cliente da franquia.... Recebi 10 dias depois com um pedido de alteração e novo render... Como era pra uma \"amiga\" quebrei essa e não cobrei um adicional pra ela também não ficar mal com o patrão (fiz tudo quando me convinha, no tempo ocioso, mas fiz na boa.
uma semana depois esta \"amiga\" me envia um e-mail pedindo o arquivo para usar como base para futuras franquias da empresa...De graça. Fiquei tão P... que nem coloquei preço disse que era propriedade intelectual e que não estava à venda. E basta!
Vc tem toda a razão em reclamar, mas em quanto houver prostitutas no mercado nada muda e, de vez em quando, mesmo os mais cautelosos relaxam e dançam.
Hoje em dia levo mais como hobby e vivo de trabalhos não tão prazerosos mas mais seguro$.
Nossa situação é complicada, fazemos o que realmente gostamos...mundo 3D...mas precisamos pagar contas, viver, comer, vestir...e infelizmente o que era pra se tronar ao mesmo tempo prazeroso e autossustentável vira um vilão como descrito pelo GUTO.
Me solidarizo com você, já perdi uma semana pra entregar um trabalho e cobrei certa quantia, só que como estava no inicio e era também pra uma \"amiga\" que entermediava com um Engenheiro, entreguei as imagens SEM MARCA D\'AGUA, bom já sabem, o cara sumiu nem recebi e eu tenho que olhar pra cara de da menina e ela me dizer que não acha mais o cara, hoje vejo que nosso ramo tem que ser como um jogo de XADREZ, pensar sempre a frente das jogados dos clientes e se respaldar com contratos e afins pois cada vez mais vejo que em nossa área não podemos aplica o ditado:

\"Faça o que gosta e nunca terá que trabalhar.\"
-Não importa por onde você andou, DEUS nunca perdeu você de vista!!!-
o pior de tudo é nao receber... ja levei tanto calote que fiquei mais de ano sem fazer trabalho algum, apenas estudando. hoje tenho trabalho fixo e pego trabalho 3D apenas com 2 clientes serias que tenho... me aventura nao mais rsrs
Cara, isso tudo depende. Você só tem problemas com clientes quando da abertura para isso. Esta velha questão de cliente não pagar, é aquele negócio, o cara recebeu o serviço e sumiu? Porquê você entregou o serviço sem ser pago? Se tinha necessidade, fez contrato? Ele deu algum adiantamento?

Quando você simplesmente fecha um acordo \"boca-a-boca\" do tipo: \"eu faço, entrego ele pronto, e no dia seguinte você me paga!\", aumenta muito as chances de passarem a perna em você.

Se você acha que está sendo sugado, não está tendo tempo para desenvolver um trabalho em determinado tempo, por exemplo, você sabe que leva tanto tempo para fazer um certo tipo de trabalho, e o cliente precisa que você faça na metade do tempo, ao invés de você se dobrar, e dormir 4 horas por dia, simplesmente não pega para fazer, senão as consequências irá ser exatamente esta que você citou. Eu sei que precisamos de dinheiro, e garantir o nosso sustento, mas temos que trabalhar para viver, e não viver para trabalhar. Além de que fazer um trabalho nestas condições, diminui drasticamente a qualidade dele. Nossa imagem é algo que levamos anos para construir, e um simples trabalho mal feito e entregue, pode destruir ela em minutos.

Reveja seus conceitos de acordo com seus clientes, e tenha em mente se você não tem uma pequena parcela de culpa neste resultado todo que está te trazendo.
O problema começa com o cliente e com os pseudo designers. Não com o dinheiro.
Simples fato dos manés prostituirem o mercado com imagens TOSCAS e valores ridículos de baixos. E claro, o mané 2 (cliente) vai aceitar o valor e sua qualidade mínima. E vai tentar ajustar o valor pro real do mercado (de quem trabalha seriamente). Você nunca consegue. Porque o manezão do começo ajudou a detonar com tudo! Entendeu a bola de neve? E vc, AlanArt, faz parte de que segmento? Dos pseudo-designers ou dos artistas gráficos legítimos?
Guto Bocchi http://gutobocchi.wordpress.com/ https://www.facebook.com/pages/Guto-Bocchi-De-Bortoli-Maquetes-3D/377540525603463?ref=hl
É um problema sério da área de criação, sou designer gráfico há 12 anos, mas sou fotógrafo há 24 anos. Já passei por tudo isso, já me irritei, tomei calote, até hoje lido com cliente mala. Mesmo refinando o processo, enquadrando o cliente dentro de um contrato bem pensado vc não consegue fugir totalmente dessas coisas.
Tudo teu seu preço, empreender tem esse preço, pra quem não quer pagar tem um monte concursos públicos por aí, e veja bem que não estou criticando os servidores públicos, minha mãe é servidora pública, alguém tem que fazer esse serviço, que também tem seus preços a se pagar.
É exatamente este ponto do Rogério que me referi. Sei como funciona o mercado, e realmente, o que não falta é isso, prostituição de \"novos designers\" ou de quem pensa que é designer, e quem paga o pato somos nós.

Mas não é só na area de design que tem isso, em várias areas existe estes problemas. Mas o que não podemos é deixar estes problemas falar mais alto. Como o Rogério disse, tudo tem seu preço, cabe ao designer colocar em uma balança e ver o que sai mais caro, entre pegar o serviço do cliente ou não.
Cliente que te dá o trabalho e te dá um prazo decente pode crer que vai te pagar e vai te valorizar como profissional. Picaretas que pedem o trabalho para amanhã, ou como sempre dizem \"pra ontem\", vão te dar calote ou vão mandar mudar até a quantidade de folhas da palmeira. Experiência própria. Abram o olho. Já perdi tempo atrasando trabalhos de clientes sérios para contentar picareta e só levei em lenha. Estou igual ao Juliano, priorizo gente séria.
Galera isso é um assunto serio muito serio o que realmente acontece e que existe muito dito profissionais que nao sabem o que estao fazendo muito menos como fazer , perdemos tempo e dinheiro em estudos caros para no fi al nao sermos reconhecidos e prostituidos. Eu realmente nao trabalho com cg meu ganha pao vem de outro tipo de trabalho, mas como muitos amo o 3d em todo, tudo ao seu respeito. Fico frustado quando vejo amigos como vcs passando por isso, o que eu posso falar como falo tb para amigos na area e que crie pacotes do mais basico ao mais avançado com seus precos ja definidos ou seja se o cliente quer algo simples mostre esse pacote e se ele quiser algo avancado o mostre tb e seu respectivo valor, crie contratos certos se precisar veja com advogados mas sempre esteja seguro do seu trabalho, se 9 cli3nte achar caro o seu trabalho nao perca tempo explicando o processo do mesmo pois ele com certesa nao quer saber disso e tb nao vai entender. Se vc criar pacotes procure ver no mercado o quanto esta custando isso e se atente sempre ao valor ex digamos que um trabalho simples de um render seja ele qual for custe 100 reais coloque no seu 110 e os 10 sera o desconto se o cliente pedir e vc nao o perderá para pessoas que nem sabe o que esta fazendo, lembre se seu ganha pao depende disso e vc nao precisa se humilhar para o ter pois ja esta tudo planejado.....

Galera so posso falar uma coisa, calma tudo na vida e dificil ela e cruel mesmo mas se vc souber como dobrar ela vc vive bem e melhor....abs

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1189, sendo 16 membro(s) e 1173 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, robsonhti, Geraldo Nunes, Daniel Monteiro, HALTTEMBERG, wilsimar, billypaul, fcostta, Allen Anderson, wagnerpsico, anaritacmoreira70, arquiluc, breno001, Duda, Fabio Catelleno, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.