Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

thilima3d   Brasil - AC
julioras   Curitiba
Stherno   Vila Velha - ES/BR
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo

Portfólios Ver Mais

claudiothepower   São Miguel do Iguaçu - Pr - AC
Evandro   Joinville - SC
Leandro_L   Poços de Caldas - MG - MG
jeff   ARAPONGAS - PR

O que fazer da vida?

Por: stenionet  

Em: 25/03/2013 15:29

Tenho 42 anos e não sei o que fazer para me sustentar.
Estudei economia e desisti no meio do curso.

Penso em fazer arquitetura ou algum curso ligado a área 3D (curso superior).
Não sei se tenho talento para a área, mas não sei mais o que fazer.
Tem uma coisa que me deixa para baixo que é a remuneração de quem trabalha na área. Sempre vejo um monte de gente reclamar e eu também nunca consegui ganhar dinheiro nesse ramo (computação gráfica).
Não quero ser rico (querer eu quero, mas sei que não vou ser[:)]), mas gostaria de ter uma vida confortável.

Sou péssimo para trabalhar com pessoas. Não tenho paciência.
Jamais conseguiria trabalhar como vendedor ou qualquer coisa que tivesse muito contato com gente.

Vocês poderiam me dar uma luz? Indicar algum curso ou teste de habilidade para ver se eu descubro algo em que sou bom?
stenionet

A 1ª coisa a fazer é mudar a sua atitude, independente do tipo de trabalho que vc faça é preciso saber se relacionar com as pessoas, em nenhum ramo de atividade e na vida em geral vc conseguirá fazer tudo sozinho, seja qual curso vc fizer, se optar por trabalhar por conta própria vc será um empresário antes de qualquer coisa, como vc irá se relacionar com seus clientes.
Vou te contar a minha experiência, não que ela sirva de exemplo até porque cada um deve descobrir o seu próprio caminho, mas isso talvez lhe ajude um pouco.
Com 20 anos entrei no curso de engenharia civil, abandonei porque já estava contaminado pelo virus da fotografia, e naquela momento não via na educação formal uma prespectiva interessante( bobagem minha), já era formado como técnico mecânico e trabalhava na área, ganhava bem mais não era feliz, desejava me tornar fotógrafo, pois bem, fui demitido da empresa em que trabalhava num processo de demissão em massa, aproveitei a ocasião para me engajar de vez na fotografia, fiquei quase 20 anos patinando no meio, no meio dessa história comecei a trabalhar como técnico de estúdio fotográfico em faculdades da região onde moro, fui me apaixonando pela função docente, e compreendendo a necessidade de me instruir formalmente, formalmente porque informalmente já tinha bastante conhecimento em função da minha curiosidade pelas coisas. Tracei um projeto de me tornar professor, entrei no curso de Design Gráfico, aproveitando a bolsa oferecida para funcionários da faculdade, cursei os 4 anos com muita alegria e disposição, ainda aproveitando a bolsa de estudos, logo após me formar na graduação entrei no MBA Gestão de Negócios, um mês após terminar o MBA já fui contrado como professor. Claro que a função de professor tb não me garante grandes salários, por isso mesmo tenho pensado em prestar algum concurso público, mas ser professor me dá muita alegria, todos os dias que dou aulas chego em casa com um sorriso de orelha a orelha.
Eu não estou indicando que vc deva ser professor, mas que vc mude a sua atitude e veja que na maioria das vezes os problemas estão dentro de vc e não fora.

Abraço
Muito obrigado por compartilhar suas experiências, Rogério.
Concordo que devo aprender a lidar com pessoas e talvez esse seja o meu maior desafio. A vida fica muito mais difícil quando a gente não sabe se relacionar.
Eu costumo dizer que, é possível sobreviver sem as pessoas, sem me relacionar com elas... mas para viver e encontrar a felicidade (q estar em mim), eu preciso das pessoas.
Um passo muito importante nesse processo de adaptação ao ser humano é institucionalizar nos meus conceitos e crenças da vida que, todos nós seres humanos somos passivos de erros... Não estamos livres de erros e de sermos derrotados. Somos objetos do meio e que sofremos influencia a todo instante de todos os lados. Se alguém errou, me incomodou, eu posso ter sido o originador ou até um terceiro ou outra pessoa pode ter sido o pivot da história... mas o q fez a pessoa também errar?
Entende? Quando eu passo a pensar nos erros dos outros não como um empecilho para minha vida, eu começo a mudar. Procurar entender o ser humano, por mais maldoso e incompreensivo ele seja, as pessoas precisam ser compreendidas, mesmo que não haja motivos para compreensão. Isso não elimina a culpa, mas protegemos nossa sanidade e racionalidade.

Enfim, não sou eu quem vai me fazer crescer na vida. Eu preciso das pessoas para isso se concretizar na minha vida... eu preciso me relacionar com elas e saber que a qualquer momento elas podem errar como eu também posso errar. É isso que nos faz crescer... porque o que nos incomoda nos outros, nos leva a um profundo conhecimento de nós mesmo.

Stenio, não deixe de sonhar... e não deixe que o relacionamento com as pessoas seja uma barreira para o seu sucesso... Aliás, ame as pessoas, cuide delas.
Atitudes faz a diferença... Para não criar inimizades, sua decisão seja sempre da qual a pessoa que ofendeu espera, porque o ofensor sempre colherá ofensa. Que isso não parta de vc.

Você pode ser bom no que vc quiser, basta se unir a um grupo e andar com ele na conquista pelo mesmo ideal. Quer ser arquiteto? Ande com um grupo de arquiteto. Seja o diferencial nesse grupo e se esforce para ver todos bem e vc estará consequentemente também...
Cara primeiro pense em tudo que mais gosta na sua vida...coloque isso em uma lista...digo lazer..mesmo....coisas legais

Depois pense em área profissionais que lhe agrada coloque tb isso em um papel...é muito legal fazer isso vai ajudar a organizar suas ideias...

E vai atraz de seus sonhos...não entre nessa mania que nos devemos ser uma coisa só e gostar de uma coisa só...
a vida é legal em varia aeras...é claro que não somos profissionais em todas ..mais podemos gostar participar ser entusiastas..etc..

Acho que em mais de uma área vc consegue atuar sim , como profissonal...
mais não muitas...2 ou 3 no max!

O resto cara vc precisa curtir a vida..talvez seja isso..!Sentir satisfeito e completo é muito difícil...a gente sempre quer mais...busque a deus...profissão é legal mais naum é tudo na vida...

As vezes é preciso a gente trabalahr em algo que nao goste muito...mais pode ser momentaneo....é por isso ter algo como lazer e hobby que goste muito....\"aí tu pensa ok vou fazer esse trabalho mais depois vou me divertir\"!

mais colocar em papel o que está faltando e corre atraz!!

Mais lembre se faça lista!E execute as!hehehe

Muito obrigado, Rudy e Saulo.
Vou fazer uma força para seguir os conselhos e dicas que vcs deram.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1159, sendo 13 membro(s) e 1146 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, robsonhti, Geraldo Nunes, Daniel Monteiro, HALTTEMBERG, wilsimar, billypaul, fcostta, Allen Anderson, wagnerpsico, anaritacmoreira70, Duda, Fabio Catelleno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.