stenionet
A 1ª coisa a fazer é mudar a sua atitude, independente do tipo de trabalho que vc faça é preciso saber se relacionar com as pessoas, em nenhum ramo de atividade e na vida em geral vc conseguirá fazer tudo sozinho, seja qual curso vc fizer, se optar por trabalhar por conta própria vc será um empresário antes de qualquer coisa, como vc irá se relacionar com seus clientes.
Vou te contar a minha experiência, não que ela sirva de exemplo até porque cada um deve descobrir o seu próprio caminho, mas isso talvez lhe ajude um pouco.
Com 20 anos entrei no curso de engenharia civil, abandonei porque já estava contaminado pelo virus da fotografia, e naquela momento não via na educação formal uma prespectiva interessante( bobagem minha), já era formado como técnico mecânico e trabalhava na área, ganhava bem mais não era feliz, desejava me tornar fotógrafo, pois bem, fui demitido da empresa em que trabalhava num processo de demissão em massa, aproveitei a ocasião para me engajar de vez na fotografia, fiquei quase 20 anos patinando no meio, no meio dessa história comecei a trabalhar como técnico de estúdio fotográfico em faculdades da região onde moro, fui me apaixonando pela função docente, e compreendendo a necessidade de me instruir formalmente, formalmente porque informalmente já tinha bastante conhecimento em função da minha curiosidade pelas coisas. Tracei um projeto de me tornar professor, entrei no curso de Design Gráfico, aproveitando a bolsa oferecida para funcionários da faculdade, cursei os 4 anos com muita alegria e disposição, ainda aproveitando a bolsa de estudos, logo após me formar na graduação entrei no MBA Gestão de Negócios, um mês após terminar o MBA já fui contrado como professor. Claro que a função de professor tb não me garante grandes salários, por isso mesmo tenho pensado em prestar algum concurso público, mas ser professor me dá muita alegria, todos os dias que dou aulas chego em casa com um sorriso de orelha a orelha.
Eu não estou indicando que vc deva ser professor, mas que vc mude a sua atitude e veja que na maioria das vezes os problemas estão dentro de vc e não fora.
Abraço