Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
juliokansas   João Pessoa - PB

Portfólios Ver Mais

kleber13   Rio de Janeiro
Joao Paulo   São José do Rio Preto - SP - SP
candido3d   Rio de Janeiro, Brasil - RJ

Alguém acredita nisso?

Por: renato.conti  

Em: 15/09/2013 14:58

Depois me falam que eu pego no pé demais, mas estou completamente revoltado com uma situação dessa. =/
Tem que ver se é a responsabilidade técnica ou só o desenho.
É valor de desenhista que desenvolve projetos para engenheiros e arquitetos.
Cada um tem seu valor e sabe onde aperta em casa.
Cédric Pissardini
É.. \'a partir de\' pode significar muitas coisas também, e imagino q seja só o desenho, quando é arquiteto eles sempre põe o \'crea\' (tem uma par de arquiteto q \'busca referencias\' em graficos 3d de gente q nunca nem imaginou fazer arquitetura...), etc... Se é 5 a cada metro quadrado, então se a casa tiver 200 metros quadrados, o \'projeto\' do cara (q deve ser um model basico, com um bom renderizador) iria valer 1000 reais, etc.. Um grafico desse do começo do topico, imagino q o cara não leve mais q 1 dia pra fazer né (o cara modela e dá merge nuns moveis q já tem, etc..).. Então.. 1000 reais num só dia tá até q bom...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

Com todo o respeito, vamos esclarecer algumas coisas aqui e alguns mal entendidos, pois vejo que ainda tem algumas pessoas que confundem as coisas e infelizmente ainda não conseguem distinguir o certo do errado em alguns casos.

Primeiro de tudo desenhista não tem um curso superior detalhado pra desenvolver um projeto de Arquitetura ou Engenharia por completo em todos os seus níveis, em todos os seus moldes e detalhamentos. Desenhista é desenhista e quer queira ou não, é mandado por Engenheiros e arquitetos.

As pessoas no Brasil ( algumas ) tem uma visão muito errada e distorcida de criação e desenvolvimento \"correto\" e \"responsável\" de um projeto de Arquitetura e Engenharia.

Primeiro de tudo qualquer pessoa que faça um curso técnico de dois anos e meio, acha que pode sair por ai projetando tudo o que pensa, infelizmente é o que acontece e não poderia ser assim no Brasil, mas como no Brasil a fiscalização é falha e não é rigorosa, abre brechas para que aconteçam situações como essa.

Quem tem pleno conhecimento de projeto, estudos de insolação, cartas solares, projetos de quebra sol, Sustentabilidade e eficiência energética, Paisagismo, iluminação interna e externa, projetos de acústica, projetos de EIV- Estudo de Impacto de vizinhança, RIMA- Relatório de Impacto de Meio Ambiente, projetos de Patrimônio histórico e muitos outros itens, é um arquiteto e urbanista.

Um projeto Executivo de Arquitetura e Engenharia, em sua grande maioria, não é desenvolvido por um só profissional, e sim por uma equipe multi disciplinar com a atuação de vários profissionais e dependendo do tipo e porte de projeto, depende meses e meses para realizar um \"Projeto Executivo\".

Com todo o respeito aos desenhistas técnicos, mas o curso técnico que eles fazem não congratulam na sua grade curricular, todos os itens que citei acima e muitos outros itens que não citei para não aumentar ainda mais o meu texto.

Assim também como os arquitetos em sua grande maioria, não são calculistas de estruturas de concreto, madeira...etc, porque essa parte de cálculo poderia até ser feita por um arquiteto, desde que ele tivesse um curso de Pós-graduação lato sensu ou stricto sensu para obter o conhecimento para fazer tal coisa.

Essa imagem que o Renato.conti postou ai é uma triste notícia, mais uma, infelizmente de pessoas que fazem projetos por preços cobrados a banana. E isso, acreditem, não é desculpa alguma pra dizer que é pra pagar uma conta de água ou luz da sua casa, isso é desculpa esfarrapada.

Me desculpem, mas uma pessoa que cobra esses preços que estão ai nessa imagem, prostitui sim com todas as letras, o mercado de construção, projeto e Arquitetura e prejudica a muitos profissionais: Arquitetos ou Engenheiros que honram com seus valores de honorários.

Esses desenhistas que cobram preço de banana para fazer isso envergonham com todas as letras a classe de profissionais honestos e trabalhadores como os arquitetos e engenheiros. Essas pessoas que se dizem profissionais deveriam fazer outra coisa na vida ou então trabalharem em um escritório de arquitetura ou engenharia com seu salário + gratificações ( se houver ), só fazendo o que mandam os arquitetos e engenheiros.

É por isso que sempre digo que a falta de um Sindicato de verdade mesmo, em todos os Estados do Brasil, Sindicato este que possa representar com honra o profissional Arquiteto, a falta deste órgão é um prejuízo enorme pros Arquitetos, pois Sindicatos são órgãos fiéis que realmente lutam e defendem com unhas e dentes os interesses da classe.

Mas para quem não sabe ainda, os arquitetos não são mais do CREA ( Conselho Regional de Engenharia e Agronomia ), nós arquitetos já temos há alguns anos um conselho próprio, com sua própria autonomia que é o CAU ( Conselho de Arquitetura e Urbanismo ).

Renato.conti, você pode mandar esta imagem pro setor de \"ouvidoria\" do CAU ( Conselho de Arquitetura e Urbanismo ) do estado do Ceará, com o preço que essas pessoas que se dizem profissionais estão cobrando e mande pro CAU e depois tem que ver o que este Conselho irá fazer para punir profissionais desta categoria, tudo bem??

Primeiro tem que ver se esses profissionais ai que se dizem profissionais, tem o registro mesmo nacional do CAU ( Conselho de Arquitetura e Urbanismo ) ou se são somente desenhistas.

Se forem arquitetos, e não atenderem os valores de projeto que deveriam ser tabelados ai no Ceará, o \"CAU\" pode entrar com um processo pra \"notificar\" essas pessoas, se forem realmente arquitetos.

Geralmente há um prazo para os profissionais que recebem uma notificação se adequarem e se ajustarem corretamente as \"leis do Conselho da classe\" e caso ainda persistam no erro, haverá uma multa e não mais uma notificação.

As pessoas só mudam suas atitudes erradas quando o prejuízo mexe direto no bolso delas, ai o negócio vira outra história.

O site do CAU ( Conselho de Arquitetura e Urbanismo ) do estado do Ceará é este aqui, Renato.conti:

http://www.cauce.org.br/ ( Site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Ceará ).

Espero ter sido útil de alguma forma.

Forte abraço e sucesso a todos.

Olha Danilo, não sei exatamente como funciona o mercado aí por onde você mora, mas ao menos por aqui os Arquitetos e Engenheiros fazem só o Layout (E bem poluído) do projeto e todo o restante é com os desenhistas: Arquitetônico, Elétrico, Hidrossanitário, etc. Então cara, não desmereça a profissão. Não é só uma faculdade que habilita as pessoas a trabalhar, pois muita gente faz muito melhor na prática o que algumas pessoas só aprendem em teoria na faculdade.

Quanto ao preço dos desenhos, eu particularmente não pego esse tipo de projeto pra fazer (porque não compensa), mas até que ta caro se comparado ao padrão daqui, que tá com o mercado saturado para desenhistas. É um desenhista que pega projetos de arquitetos e engenheiros e faz de acordo com as normas da prefeitura, ou seja, não é ele que assina o projeto e sim o arquiteto.
"Todos morremos. O objetivo não é vivermos para sempre. O objetivo é criarmos algo que viverá." Chuck Palahniuk http://pixelaart.blogspot.com.br/
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

Luis Omar: oi Luis!! tudo bem?? Olha, me desculpe se passei alguma ideia estranha, pois quis passar a melhor das intenções com minha mensagem.

Não quis e nem quero desmerecer o trabalho de nenhum desenhista, até porque eu sei bem que eles ajudam muito mesmo aos arquitetos e engenheiros.

Mas uma coisa é verdade Luis Omar: Só quem tem competência e 100% de conhecimento para desenvolver um projeto do início ao fim com todas as suas variantes, é um arquiteto trabalhando junto com um Engenheiro.

Fazer um projeto de Arquitetura não é só simplesmente desenhar paredes, piso e teto em softwares de desenho técnico ( CAD ) não, é muito mais do que isso.

Somente as faculdades de Arquitetura e Engenharia civil pela grande carga horária que tem definido pelo MEC e pela complexidade dos dois cursos, principalmente o de Engenharia, é que autorizam esses tipos de profissionais a projetar, calcular e construir.

Claro que um desenhista técnico pode desenhar um projeto, mas sempre sendo orientado por um arquiteto ou Engenheiro.

** Essa realidade amigo "Luis Omar" que você descreveu ai em cima, eu realmente desconheço, e acho até que ela é bem diferente mesmo de Estado para Estado do Brasil, e pelo menos eu como arquiteto, faço todos os meus projetos.

A única coisa que não faço nos meus projetos é calcular a estrutura ( conjunto de vigas, lajes e pilares ). Mas todo o restante do projeto eu faço sozinho: desde o estudo preliminar, passando pelo anteprojeto, projetos de paisagismo, iluminação, pesrpectivas eletrônicas até o projeto executivo. Tudo isso eu desenvolvo sozinho como arquiteto.

Como não gosto de Decoração na Arquitetura, geralmente passo o projeto de layout para uma loja de planejados, que já tem profissionais hábeis para fazer todo o projeto de layout ( interiores ). Até mesmo porque essas lojas já tem linhas de fábrica ( com tecnologia CAD/ CAM ) que já fazem todo esse tipo de material com um acabamento perfeito.

É claro que durante a realização de projetos elétricos e hidro-sanitários, eu realmente tenho que falar com um Engenheiro eletricista ou civil, para calcularem a quantidade de circuitos elétricos e dimensionarem o quadro de força, apesar de na Arquitetura nós aprendermos a fazer isso também.

Durante a parte de obra ( construção ) obviamente eu não me responsabilizo pela execução, somente pela Arquitetura do empreendimento.

É assim que as coisas são aqui ou pelo menos deveriam ser em outros lugares, pois isso é a forma correta. O que acontece também é que tem muitos profissionais ( arquitetos ) já de idade avançada ( velhos ) que não sabem e nem dominam a tecnologia CAD e muito menos a BIM.

É exatamente nesta parte que entra os desenhistas para auxiliar estes arquitetos velhos que já não sabem desenhar digitalmente, só sabem rabiscar no papel e mandar o desenhista desenvolver todo o restante.

Mas a minha mensagem não foi de menosprezar nenhum desenhista, muito pelo contrário, admiro muito o trabalho deles e acho que eles nos ajudam e muito mesmo a agilizar a entrega de um projeto, mas cada macaco no seu galho.

O que eu quero dizer é:

1.0- "Arquiteto"- responsável pela parte de projeto, construção, iluminação, paisagismo, patrimônio histórico e afins...etc

2.0- "Engenheiro civil"- responsável pela parte de execução de projeto e cálculo estrutural, cálculo este que é feito em cima de um projeto arquitetônico gerado quase que exclusivamente por arquitetos na maioria das vezes.

Bem, é isso.

Forte abraço e sucesso, Luis Omar.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138526

Últimos membros registrados: erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts, degmon026.

Usuário(s) on-line na última hora: 358, sendo 6 membro(s) e 352 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Reinaldo Silva, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., Junior, ale.bs1, Duda.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.