Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Mepi 3d   Goiania - GO
Primo   Araçatuba-SP - SP
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
mdpontes   Macapá - AC

Portfólios Ver Mais

Francis   Birigui - SP
cristiano.porfirio   Indaiatuba - São Paulo

E o softimage (XSI) se foi...

Por: Saulo  

Em: 10/03/2014 14:37

É, lembro de como gostava desse programa ha um tempo atrás, mais como trabalho na área de arquitetura acabei ficando com MAX mesmo.

Mais uma pena o que a Autodesk fez, lembro-me de quando a Autodesk comprou o soft, eu postei aqui no fórum brincando que iria me matar...pois já sabia que iriam prejudicar o soft que era uma obra prima.

E foi isso que deu ...infelizmente la se vai o velho XSI...lamentável.

Pensando de forma egoísta até poderia ficar feliz, achando que o MAX vai ter mais atenção agora...mais não é bem por ae...

Enfim é isso abs!

Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

Saulo Morais: oi Saulo!! tudo bem?? Realmente é uma triste história essa da Autodesk acabar com o robusto SoftImage, mais conhecido como o antigo SoftImage XSI.

Realmente pelas notícias que acompanhei aqui que o mestre André Vieira colocou na 3d1, a Autodesk não tem a menor consideração com os seus usuários, ou seja, com os artistas gráficos que usaram este maravilhoso software 3d.

É uma pena em saber que tudo isso só foi feito e cogitado, visando único e exclusivamente o lucro da Autodesk.

Com certeza se formos ver os \"balanços financeiros\" da empresa, o SoftImage não deveria estar vendendo muito essas coisas, e é capaz que a equipe do SoftImage da Autodesk, esteja gerando \"não muito lucro\" para a empresa.

Porque se formos ver o 3ds Max, é o software 3d que mais tem vendas para todos os seus usuários e é o software 3d que mais tem artistas usando ele ( 3ds Max ) em todo o mundo. Portanto é o 3ds Max que dá mais lucro pra Autodesk.

Realmente o que dá a entender, é que \"possivelmente\" as vendas do SoftImage, já não estariam mais dando lucro à empresa como antigamente, e pode ser que a Autodesk esteja pagando muito dinheiro pra equipe do SoftImage e as vendas deste software 3d não estivesse \"cobrindo\" os gastos que a Autodesk teria com o pagamento da equipe de criação deste software 3d.

Realmente seja como for o viés dessa história, a meu ver, é claro, foi uma decisão muito precipitada da Autodesk, e podem ter certeza que de agora em diante, ela ( Autodesk ) terá uma legião de inimigos, pois pelo que pude observar nos sites que o mestre André Vieira disponibilizou aqui na 3d1, o SoftImage era usado por muitos artistas gráficos e grandes estúdios 3d em todo o mundo.

E o pior de tudo é a falta de verdade nas palavas do Marc Petit, pelo que pude ler aqui nas notícias completas da 3d1: \"Sendo que o Marc Petit, vice-presidente da área de mídia e entretenimento da Autodesk na época, afirmou que iriam continuar com o programa e prometeu que o levariam para um futuro brilhante, pois sabiam da paixão e dedicação dos usuários.\"

Segundo as notícias completas da 3d1: \"Muitos artistas dedicaram anos, as vezes décadas de estudo e investimento neste programa, tiram seu sustento dele e agora têm apenas 2 anos para mudar completamente as suas vidas escolhendo e aprendendo outro Software.\"

Na nota onde a Autodesk sugere a transição para 3ds Max ou Maya, entende-se que quem aderir terá que aceitar a troca da licença perpétua do Softimage por uma temporária, que expira em 2016, sendo obrigado a migrar completamente depois desta data.

Quem não aderir, poderá usar a última versão do Softimage o quanto quiser, mas para adquirir o Maya ou o 3ds Max terá que pagar o preço completo.
Imagine que decisão difícil será essa para pequenos estúdios e artistas autônomos, já que não poderão mais abrir projetos antigos feitos no Softimage se aceitarem a migração.

======================================================================================

Digo uma coisa aqui: Infelizmente nós usuários dos software 3d da Autodesk, com todo o respeito pela Autodesk, não estamos sendo respeitados pela Autodesk como deveríamos.

Sinto como se estivéssemos em maus lençóis. Vejo que muitas outras empresas 3d dão muita atenção e respeitam os seus usuários. Foi assim com o Modo que era da Luxology e agora foi comprado pela The Foundry, a mesma empresa do Mari The Foundry e do Nuke- The Foundry.

Quando o Modo era da Luxology, a cada nova versão do Modo que era criada, os usuários deste software 3d pediam para a empresa colocar novos recursos e ferramentas no programa 3d, e a empresa sempre obedecia \"à risca\" as dicas, sugestões e opiniões de todos os seus artistas gráficos.

Fica aqui a tristeza pelo que a Autodesk fez com o SoftImage, e espero sinceramente que ela ( Autodesk ) não faça isso no futuro com o Maya, pois se o Maya não vender do tanto que o SoftImage não vendia para a Autodesk, daqui há alguns anos, nós veremos nas notícias principais da 3d1 dizendo que a Autodesk acabou com o Maya...

E o pior de tudo, e acho sinceramente, que essa decisão da Autodesk será muito difícil de ser revogada, pois decisões complexas como essa dificilmente podem ser voltadas atrás.

Concordo com alguns artistas gráficos que manifestaram votos de indignação e protestos com o que a Autodesk fez ao SoftImage.

Agora só o tempo é quem vai ditar os \"rumos\" do que irá acontecer definitivamente com o SoftImage. É rezar e torcer para que tudo volte a ser como antes, apesar de achar que isso é quase que impossível.

Abraços e sucesso, Saulo.


________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Prá mim, esta decisão já estava tomada antes da compra. Era questão de tempo para depenarem um dos 3 softwares e talvez dois, pra fortalecer um, que sobraria monopolizando o mercado... Resta aguardar e torcer que não acabem com Maya nem com Max (pouco provável).
Preocupante.
É Danilo realmente me referi ao programa como XSI, justamente para quem lembra da trajetória dele.

Acredito como vc, que o lance foi poucos usuários e muitos gastos.

Mais desde que a AD comprou o soft..eu pensava: São 3 softs \"parecidos\"....é muita coisa.

Acho pouco provável sumir o max ou maya, mais se isso acontecer acho que deve virar uma coisa só do tipo 3ds Maya!

Seria bacana a AD usar alguns recursos do Softimage, nos dois outros softs, para a perda não ser tão grande, mais pelo que li por ae..não sei se a tecnologia é compatível.E o meu sonho de um dia chegar a entender a programação do Softimage se foi tb rs.


Bem por ae Marco!


Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

Marco Rocha: oi Marco!! tudo bem?? Acho muito pouco provável acontecer isso que você está falando sobre o Maya, pode até ser que aconteça, mas acho isso muito, mas muito difícil mesmo de acontecer.

Digo isso porque as vendas do Maya da Autodesk para todo o mundo tem aumentado e muito, é só ver os números de venda do Maya pelo site oficial do fabricante do software 3d.

Outra coisa também: o Maya é um dos principais softwares 3d usado em animação 3d pelo mundo afora. Não concorre com o 3ds Max, pois ambos os softwares são da mesma empresa ( Autodesk ) e não dá para comparar dois softwares da \"mesma\" linha de fabricação.

Mas vindo coisas da Autodesk, eu não duvido de nada dela. Mas enquanto o Maya for lucrativo pra Autodesk, como vêm sendo esses anos todos, acho muito difícil mesmo que façam a descontinuação do Maya.

Pode ser que no futuro façam uma fusão mesmo entre o 3ds Max + Maya. Mas isso quem teria que decidir seríamos nós, artistas gráficos, mas vindo da Autodesk, acho que ela ( Autodesk ) não escuta ninguém e só pensa mesmo em dinheiro.

Enfim só o tempo e o futuro é quem poderão responder a essas perguntas e questionamentos. Mas agora depois do SoftImage, estou com o pé bastante atrás em relação a Autodesk. Acho que como as decisões só dependem dela ( Autodesk ), não confio mesmo no que a Autodesk pode fazer com o futuro do Maya também.

Ainda bem que eu como artista gráfico, uso vários softwares 3d e se a Autodesk esculhambar com o Maya, eu migro de vez mesmo pro Houdini, pois venho estudando o Houdini nos meus tempos livres ( Houdini- software 3d super robusto e poderoso ) e Modo ( que é agora da The Foundry ).

Abraços e sucesso, Marco.

======================================================================================

Saulo Morais: oi Saulo!! tudo bem?? Penso mais parecido com você também. Enquanto a Autodesk estiver lucrando com o Maya, não vejo a necessidade de descontinuar o software 3d e nem de fazer a fusão Maya + 3ds Max. =]

O problema é que há tempos sei que não dá para confiar na Autodesk. O que importa para eles é 100% lucro com a venda dos seus softwares 3d.

Não ligam e nem se importam com a satisfação dos usuários ( artistas gráficos ) que usam seus softwares 3d.

Se a Autodesk realmente se preocupasse com a satisfação dos seus clientes fidelidade, ela ( Autodesk ) faria uma pesquisa sobre satisfação de mercado para ver qual seria a opinião dos leitores se a Autodesk quisesse descontinuar o SoftImage.

Porém mais uma vez a Autodesk decepcionou os seus usuários dos seus softwares e nem fez pesquisa de opinião e nem nada, para saber se os seus usuários iriam aprovar ou não a descontinuação do SoftImage ( antigo XSI. )

Achei até bom ver na internet reclamações, protestos e indignações dos usuários do SoftImage com relação a tomada de decisão da Autodesk.

Esse tipo de atitude dos usuários do SoftImage, infelizmente não chama a atenção da Autodesk e o pior de tudo, não faz a Autodesk voltar atrás da decisão dela. Tomara que eu esteja errado. ^^

Lamentável a decisão da Autodesk e é uma pena que situações como essa ocorram. Era melhor mesmo se a Autodesk nunca tivesse comprado o antigo SoftImage XSI.

Porque se a Autodesk nunca tivesse comprado o antigo SoftImage XSI ( Autodesk SoftImage ) da Avid Incorporation, com certeza ele ( SoftImage ) teria uma longa vida mesmo pela frente.

A data de descontinuação do SoftImage é uma triste história de Computação Gráfica e mais parece um pesadelo que não quer acabar nunca.

Abraços e sucesso, Saulo.

======================================================================================

** Um pouquinho da história do SoftImage.:

1.0- O Softimage, anteriormente conhecido como \"SOFTIMAGE XSI\", ou XSI, era um programa de gráficos 3D high-end desenvolvida por Softimage Corporation, uma subdivisão da Avid Technology, Inc., pela qual era usada predominantemente em filmes, jogos e na indústria de publicidade, para a produção de ambientes e cenas 3D.

2.0- Em 23 de outubro de 2008, a Autodesk adquiriu da Avid a marca Softimage por aproximadamente US$ 35 milhões.

3.0- Em fevereiro de 2009, o SOFTIMAGE|XSI mudou de nome para Autodesk Softimage

4.0- Março de 2014, a Autodesk encerra de \"vez\" com o SoftImage, descontinuando o programa 3d assim como fez há muitos anos atrás com o Autodesk Combustion ( 2008 ). É lamentável. =(




________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
kkkk...3DMaya é ótimo...
Pessoal, tudo bom?

Bom este tipo de estratégia ocorre em vários outros ambientes. Empresas visam lucro. Apenas isso. Se uma rede de loja tiver grana para comprar uma outra e ficar com o mercado, não se iluda. eles vão fazer. Mesmo que as lojas sejam em locais onde eles tenham dificuldades de logística, se o público alvo for outro, se o produto não for exatamente o que eles conhecem, etc. Não importa. Eles a comprarão mesmo que depois fechem as portas desta empresa adquirida. Esta é uma das formas de se eliminar os concorrentes.

Abçs
Você é o resultado das infuências que recebe sob o filtro de suas escolhas.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707936.

Total de membros registrados: 135505

Últimos membros registrados: michel.silva, Hyara1234, DUILES, arq.giovelludo, Kaio Grigolato, bannerliam, boyerbarry, xxncsxx.

Usuário(s) on-line na última hora: 707, sendo 16 membro(s) e 691 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: michel.silva, Reinaldo Silva, Ronaldo Junior, TadeuB79, Roberto Movanni, marcel.souza, Le_Andro, Renatto, Celso Borttoloto, Fabio Amorim, Moura, Eber.Silva, Daniel Monteiro, Abilio, Hot, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.