Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Shal   São Paulo
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
Claudio   Vila Velha ES - AC
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
Murilo_Zimmer   Nova Petrópolis-RS

Portfólios Ver Mais

arbarcelos   Porto Alegre
JEAN.CARLOS   Primavera do Leste - mt - MT
edvaldocs   Vitória da Conquista - Ba

Opinião sobre Carreira e Formação voltado para o 3D.

Por: Rafaellongbeach1  

Em: 11/03/2014 15:16

Pessoal, Boa tarde!

Esse post é um pouco diferente do que estou acostumado a fazer, tanto sobre o assunto, quanto em sua importância.

Há um bom tempo tenho estudado muito 3D, até mesmo para aproveitar um tempo livre que tive devido a uma pausa em uma faculdade que estava cursando. Tenho estudado computação gráfica (através deste incrível portal e muitos outros tutoriais pela internet e cursos e tutoriais vendidos por sites estrangeiros), mas eu sempre tive uma certa afinidade pelo campo mais artístico, como música e desenho, até mesmo por games que sempre apreciei a arte envolvida na sua construção. Fato é que estou muito empolgado em estar aprendendo mais sobre a área e perceber minha evolução neste aprendizado, mas é aí que, ao mesmo tempo, fico muito angustiado porque além de trabalhar com algo totalmente diferente do que gosto, também se aproxima o tempo de retomar a faculdade melhor aceita socialmente falando, ou seja, existe bastante preconceito sobre estudar CG no Brasil.

Diante desse cenários, tenho procurado alternativas para tentar encaixar o aprendizado de CG com o trabalho e formação, mas estou chegando a conclusão de que compartilhar meu tempo com essas atividades necessárias não é uma boa escolha porque nunca conseguirei atingir um patamar ótimo se não me focar 200% nesse estudo. Além disso, é sempre difícil compartilhar essa questão para outras pessoas que normalmente não entendem o que é trabalhar com 3D e me perguntam se o que estou mostrando de trabalho foi alguma imagem editada no photoshop, isso quando a pessoa sabe o que é photoshop, ou seja, é muito difícil se desenvolver se não existe um ambiente propício.

Por outro lado, estive procurando algumas oportunidades na minha empresa, mas estou chegando à conclusão de que apenas fazer alguns trabalhos legais em 3D não é suficiente: você têm que se apresentar como um profissional com formação na área para almejar uma possível transferência de setor. Por isso comecei a consideram fazer alguma faculdade na área, mas novamente esbarro na falta de opções e cursos voltados para outras áreas.

Hoje estive pesquisando bastante sobre alguns cursos nos EUA que são excelentes a um custo não tão absurdo, ministrado por profissionais de efeitos especiais de filmes, etc. Onde você além de ter a oportunidade de aprender com os melhores, vai poder fazer um excelente intercâmbio e aprimorar o inglês.

Então, eu gostaria da opinião de vocês sobre cursos superiores para que eu possa \"entrar de cabeça na área\", ou se valeria a pena fazer cursos que não são superiores em instituições como a MELIES ou esses cursos internacionais. Vi que muitos profissionais de 3D são formados em arquitetura, mas não sei se é uma boa opção por desvirtuar muito da matéria, apesar de que estou no meio da faculdade de engenharia. Tem também Design mas não sei se é uma boa.

Enfim, gostaria da opinião de vcs sobre o assunto, de repente alguém aqui já fez algum desses cursos e possa contribuir nesse decisão de vida que pretendo tomar.

Desde já agradeço a atenção e espero muitos comentários. Grande Abraço!

Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

Rafaellongbeach1: oi Rafaell!! tudo bem?? Esse seu questionamento/ indagações é ( são ) muito importante(s) e abre um leque de opções com uma linha do horizonte que pode estar bem visível diante dos seus olhos.

Trabalhar com áreas com muita tecnologia de ponta pode ser meio arriscado em alguns lugares específicos no Brasil, não estou generalizando, mas muitas pessoas, pequenas empresas, leigos e leigas ainda não sabem e não tem a menor noção de como se trabalha um verdadeiro artista gráfico.

Muitos estúdios pequenos no Brasil sobrevivem graças a garra de seus artistas gráficos que se dedicam de corpo, alma e mente a estudar e se dedicar cada vez mais ao mundo da Computação Gráfica e principalmente em produzir trabalhos melhores a cada dia.

Ainda existe preconceitos com relação a Computação Gráfica no Brasil? Bem, creio que esta pergunta é mais \"desconhecimento\" e \"ignorância\", tudo isso aliado a falta de esclarecimentos e informações sobre como trabalha a Computação Gráfica no nosso país do que meramente preconceito.

E não é só na nossa área de Computação Gráfica não. Em muitas outras áreas, há um excesso de falta de informação de muitas pessoas a cerca de inúmeras outras áreas.

Precisamos mudar esta realidade no Brasil. Precisamos de profissionais de ponta, muito bem capacitados em Computação Gráfica para transmitir treinamentos dos mais \"fortes\" e \"sólidos\" para os nossos alunos.

** Sempre é tempo de aprender, por mais experiente que formos no mundo da Computação Gráfica, sempre é tempo de aprendermos uns com os outros. =]

Se você, Rafaell, tem a opção de poder fazer um curso de Computação Gráfica no exterior, mas precisamente nos EUA, a minha dica a você é: Vá para os EUA fazer os seus cursos de Computação Gráfica.

Se puder faça pós graduação lá, se especialize o máximo que você puder, tente ir o mais profundo que você conseguir ir.

Porque infelizmente nem todas as pessoas que estudam Computação Gráfica, tem a oportunidade que você está tendo de ir estudar em outros países.

Considero os EUA, um país com tecnologias tremendas e pioneiras de certa forma no mundo da Computação Gráfica. Tenho plena e absoluta certeza que você estará em ótimas mãos. =]

Acho que seria interessante e de certa forma prudente da sua parte, quando terminar de fazer seus cursos de Computação Gráfica nos EUA, você poderia voltar ao Brasil e tentar lecionar e passar pros alunos brasileiros, um pouco da sua experiência adquirida nos EUA.

Aqui no Brasil temos excelentes escolas de Computação Gráfica, como a \"Melies\", o Senac de São Paulo, Cadritech, Alpha Channel, SAGA - Escola de Artes, Jogos e Animação, DRC - Centro de treinamento especializado em computação gráfica, SEVEN CG...etc.

=====================================================================================

Ainda temos muito o que evoluir no mundo da Computação Gráfica no Brasil, mas progredindo nem que seja a passos pequenos, tenho certeza que nosso futuro poderá ser brilhante.

Com relação a cursos superiores, você poderia fazer algum curso superior voltado pra Ciência da computação com especialização em Computação Gráfica. Seria uma ótima opção pra você.

Mas a área do curso superior que você irá fazer, quem irá decidir é você, tudo bem?

Gostaria de desejar-lhe muita boa sorte na suas escolhas, e não hesite em momento algum em estudar nos EUA. Vá, pois tenho certeza que não irá se arrepender.

Boa sorte e o que precisar sobre Computação Gráfica, se nós soubermos, teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Abraços e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
O Brasil é um país que, como medida administrativa da exclusão social, tornou-se hiper-burocrático. Então, um diploma ou qualquer papel impresso dizendo ser certificado ou diploma vai valer mais do que conhecimento de fato.


Não que eu seja excepcionalmente bom (ainda >:o).. Mas um tempo atras q corri um pouco atras de emprego nessa area, vi muita coisa muito ruim, ou coisa bem ordinaria sendo levado uma semana e em equipe pra se fazer... E realmente, juro mesmo, pessoal ou tinha uma formação acadêmica \'correlata\' (ex: arquitetura, etc..) ou tinha alardeava ter feito uns cursos. Por isso desde essa epoca jurei nunca fazer nenhum curso sobre isso. Pelo menos como aluno, no caso.. Então, no meu caso, no caso de quem aprendeu sozinho ou não tem uma formação academica na area (que em especifico mesmo ainda não ví surgir), vai ter que ser vasta e imediata e perceptivelmente superior a quem tem um certificado..


Mas quem se apoia muito em certificados geralmente é indolente quanto à busca pelo conhecimento.. Sentem-se sempre inclinados a perguntar para algum professor, aprende pela maneira indireta. No caso de quem aprende diretamente, se se deseja fazer algo, não existe alternativa senão o fazer de fato, e então o conhecimento vem como que por gravidade.
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Rafael, minha grande interrogação no momento coincide muito com a sua. Sou cenógrafo, formado em Cinema, porém não conclui o curso de arquitetura pq, na época o trabalho em cinema não deixava, depois me afastei e me dediquei a arquitetura e 3D, desde 99. Porém, fora de um grande centro (mas pertinho do Rio), ví que com 3D não tinha muitas opções... Arquitetura (projetando para arquitetos), pago minhas contas e dá prá tocar... Em 3D sou autodidata mas o problema é o respeito (um canudo, infelizmente dá).
Encontro-me na bifurcação, com 55 anos, filhos ainda pra criar, e decidir até o fim do ano se:
a) Volto pra faculdade e termino arquitetura (sou ghost Right de um arquiteto, projeto tudo e ele fatura)
b) Mergulho de cabeça no mundo 3D, recupero os anos perdidos e faço o que mais gosto, cenografia... Virtual e/ou real
c) Me dedico de corpo e alma ao ensino de Software (apesar do prazer de transmitir conhecimento, gosto mais de criar)
A formação em 3D foi motivo de dúvida tb, pesquisei muito... Melies, curso superior, etc... Mas sou obrigado a concordar com o Screaming Fox, é só um canudo, quando se fala de 3D.
Em arquitetura já não penso assim, um embasamento sólido, Responsabilidade técnica, etc... Mas quando penso nas aporrinhações que dá projetar para leigos... Argh!
Prefiro trabalhar com profissionais. Pelo menos posso argumentar técnicamente, sem aquela coisa de tentativa e erro... Até ficar bom... Ou quase!
resumindo, artista de verdade só precisa de escola pra aprimorar a técnica, pode ter reconhecimento antes, como muitos músicos, que não têm nenhuma formação, mas muito talento muito mais transpiração ainda.
Uma amiga argentina foi estudar 3D há muitos anos atrás, nos EUA... Nunca mais soube dela, vive lá até hoje e prosperou neste meio... Se pode, vá!
Abraço.
Minha opinião e do Marco é bem parecida. Principalmente quando fala em projetar pra leigos.
danilo_icf: muito obrigado pela sua opinião muito bem colocada. Sempre tive essa característica de ser auto-didata. A internet hoje dispões de uma infinidade de informações que, se soubermos usa-las, poderemos transformar em um grande conhecimento e esse site é um grande exemplo disso. Quando eu era criança me interessava muito por desenho e quando adolescente por música. Quem sabe se na época eu tivesse tanto acesso à informação como temos hoje, minha carreira poderia ter tomado outro rumo. Sou assalariado e não disponho de dinheiro para ficar muito tempo fora. A minha idéia e iniciar uma faculdade mais voltada para a área e fazer pelo menos um curso presencial como o da Melies, por exemplo, até mesmo pra me adaptar a fazer um curso presencial e elevar um pouco o nível para que valha a pena investir tanto em um curso lá fora. A primeira idéia e fazer algum curso lá de curta duração (10 semanas) que, pelo que pesquisei rápidamente, são muito bons e as vezes até mais barato que no Brasil. Se algum dia eu tiver condições de compartilhar meu conhecimento adquirido, certamente o farei com o maior prazer, pois acho que o setor só tem a ganhar. Quanto à faculdade, estive considerando design gráfico por conta da base sobre cores, composição, etc. Sou muito ruim nessa parte de composição, não tenho essa noção artística.
Marcos Rocha: realmente a resposta para nossas perguntas é muito difícil! Toda escolha envolve riscos. Não sei porque, mas ultimamente estou buscando conduzir minha carreira para o que realmente gosto, mas não podemos perder o equilíbrio entre se fazer o que gosta e ter rendimentos para manter uma casa, pois também sou casado e tenho um filho. Estou fazendo meus estudos em paralelo com o trabalho, mas percebo que se não me dedicar totalmente, nunca vou conseguir chegar em um patamar aceitável. Concordo muito com o Screamingfox. Não podemos esperar que o conhecimento seja injetado em nossas mentes. Um ótimo curso não vai te ajudar em nada se vc não se dedicar muito, mas muito mesmo. Trabalho em uma empresa de outro ramo totalmente diferente, mas existem algumas área de comunicação e pleitear alguma vaga apenas porque faço alguns trabalhos legais pode soar como se eu fosse um \"micreiro\" (vi essa espressão em algum blog na internet), e estar cursando alguma faculdade na área pode ser um ótimo argumento para conseguir estar um pouco mais próximo da computação gráfica. Eu tenho absoluta certeza que não vou aprender computação gráfica na faculdade, mas não gostaria de investir tempo e dinheiro em um curso que não me ajude em nada. Com certeza fazer cursos muito específicos é bem melhor do que fazer uma formação genérica, mas apenas com os cursos vc nunca vai ser reconhecido um profissional graduado na área. Isso eu falo de uma maneira bem geral. Na música por exemplo, os melhores do mundo provavelmente nunca fizeram faculdade, mas muita orientação, ou adimiração de outros músicos. Se não estou errado, Joe Satriani estudou com Steve Vai, por exemplo. Comentem aí por favor.
byboca: É muito complicado mesmo. A única oportunidade que tenho de falar tecnicamente sobre CG é aqui no portal. Me sinto ilhado!
Screamingfox: tem muita gente que trabalha com CG apenas porque é uma área do curso superior que fez. O cara esta simplesmente trabalhando, não é realmente apaixonado pela área. Mas tem outras pessoas que entram na faculdade sabendo exatamente o que querem fazer, já tem um conhecimento específico e querem adquirir um conhecimento mais amplo. Esse é o melhor dos mundos. Obrigado pelo comentário!
È Rafael, no meu caso, fazer a faculdade de arquitetura até seria isso que vc respondeu por último, consolidar o que já faço... Em cenografia sempre gostei mais de arquitetura, cidades cenográficas, etc...
Mas a faculdade em 3D não é essencial, mas bons cursos sim, até pq os professores destes curso podem te ajudar ou indicar bons trabalhos...
terminei ontewm um curso de Vray na Melies, on-line. Muito bom. Melhor seria se tivesse sido presencial, pq teria um contato direto com o professor, fera em Vray.
Anos atrás, quando morei em Poa, ministrei alguns workshops de cenografia. Não me pediram nada, curriculum, referências... Mas Eu teria.. Por outro lado, um picareta deu aulas de roteiro e ensinou grandes bobagens... (hoje em dia é famoso lá).
Moral da estória. Não basta fazer cursos, É preciso aprender com quem sabe. Faz toda a diferença.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707936.

Total de membros registrados: 135505

Últimos membros registrados: michel.silva, Hyara1234, DUILES, arq.giovelludo, Kaio Grigolato, bannerliam, boyerbarry, xxncsxx.

Usuário(s) on-line na última hora: 646, sendo 16 membro(s) e 630 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: michel.silva, Reinaldo Silva, Ronaldo Junior, TadeuB79, Roberto Movanni, marcel.souza, Le_Andro, Renatto, Celso Borttoloto, Fabio Amorim, Moura, Eber.Silva, Daniel Monteiro, Abilio, Hot, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.