Opinião sobre Carreira e Formação voltado para o 3D.

Por: Rafaellongbeach1  

Em: 11/03/2014 15:16

Marco Rocha: Um dos cursos que me chamaram atenção foi esse de Vray da Melies, mas também eu gostaria de fazer um que eles tem de Zbrush, texturização e iluminação e Zbrush. (quase todos menos o Voyage, porque esse começa do zero). Eu me criei em Poa (SP) também, morei lá até os 6 anos de idade. É muito difícil ouvir falar dessa cidade. Quanto a aprender com os melhores, concordo com vc. Estive lendo uma matéria sobre os um dos papas do Zbrush, não lembro o nome dele. Mas o cara fez os melhores cursos do mundo na área, tipo escultura na Itália e vários outros. Hendrix foi o papa da guitarra na época dele, porque ele inventou muita coisa. Mas hoje, tem muitos guitarristas que fazem coisas muito mais impressionantes que ele, porque? Porque os caras não tiveram que inventar a roda novamente. Eles juntaram o que Hendrix criou com vários outras coisas e foram cada vez mais aprimorando a técnica. Não adianta só se matar de estudar, tem que ter orientação porque senão vc se perde no oceano de informações desconexas.
Rafael, falo de Porto Alegre. Minha mulher é de lá. O curso do Zbrush é muito bom, o professor e dono do curso GraphIt, daqui de petrópolis, fez e adotou a metodologia... A grande diferença é dar enfase ao desenho artístico, proporções de corpo humano, etc... Vc não sai do zero.
Quanto ao estudo, concordo, que apesar de ser autodidata, a orientação faz a diferença... Metodologia, Workflow, etc...
O maior prazer em ensinar é ver o discipulo te superar, não só por talento, mas tb por vc ter lhe ajudado com uma boa base... esta é a diferença fundamental entre professor e instrutor.
Quanto á Melies, mesmo sabendo, eu faria tb os módulos menores, perspectiva para maquetes, entre outros... O Eclipse, prá quem já tem um bom domínio do max, é independente do perspectiva e não precisa entregar exercícios, apenas rever várias vezes as aulas e praticar até absorver tudo.
É.. Ensinar bem e ainda ser capaz de ser melhor no que ensinou do que aquele que foi ensinado... é um apogeu da dominancia de qualquer arte..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

Pessoal, gostaria de Parabenizar e agradecer os nossos amigos e colaboradores \"Marco Rocha\" e \"ScreamingFox\" pelos comentários, dicas, sugestões e informações.

Gosto muito dessa troca de experiência de profissionais, amantes da Computação Gráfica, pessoas que ainda estão aprendendo, usuários iniciantes, intermediários e os mais experientes, enfim, a todos os leitores que ajudam a todo mundo passando um pouco das suas experiências de vida profissionais.

Vocês não imaginam o quanto isso enriquece os nossos debates \"acalorados\", feitos com muito respeito, dedicação e prazer pelo mundo da Computação Gráfica e ajudam demais mesmo os nossos leitores a se guiarem por essa área tão tecnológica como é a Computação Gráfica.

Muito obrigado pela ajuda e depoimentos de vocês, \"Marco Rocha\" e \"ScreamingFox\".

Abraços e sucesso a todo mundo.

Nada contra a faculdade de design, mas se vai fazer faça uma faculdade que o canudo valha de verdade. Vou explicar porque. Eu fiz faculdade de Desenho e plástica, Aqui na minha cidade tem 2 mulheres que se auto-intilulam \"artistas plásticas\". O trabalho delas é simplesmente copiar quadros da net ou revistas. Criatividade, que seria marca registrada de um artista, nem meio. Eu sei que tem muitos designers formados que tem que competir com designers autodidatas. Óbvio que pode existir artista plástico e designer autodidata muito talentosos, mas boa parte são meia boca e se acham os caras. Resumindo, faça arquitetura ou engenharia que você terá suas atribuições bem firmadas. Tu já viu um arquiteto ou engenheiro autodidata como responsável técnico de uma obra? He, he.
Então, sei que \'design grafico\' pega bastante de flash, de ps, de after effects, mas não lembro de ter uma com um viés mais para o 3d.. talvez tenha aí tem q procurar, n sei..

Mas sobre ser util imagino que qualquer formação seja bastante util pra qualquer fim. Formação em Belas-Artes é uma coisa bastante legal, e Arquitetura também é uma formação que considero legal.. Não faço pq imagino que só projetaria templos bem doidos e nunca seriam feitos então eu seria muito amargurado, mas esse tipo de \'arquitetura\' é bem aceita em games heuheuhue..

A arte que é Bela é também um retrato da soma do artista, do meio e do contexto historico.. O uso da oportunidade de uma formação em artes desperdiçado no ostracismo da copia é quase uma obra de arte alegorica sobre a sociedade atual... No caso, o artista é muito mais veículo do que ser expressivo.. É quase uma \'impressora\'.. É um caso bastante interessante..(resumindo uma perversão maligna de uma sátira de \'por art\')..

Acho que não existem arquitetos autodidatas de muita expressão devido a arquitetura alem de ser muito mais antiga, é baseada na Natureza, ao contrario do 3d que é baseado num conceito puramente abstrato e baseado em computação.

Apesar de que nas favelas existe a pratica de uma arquitetura meio que medieval que é relativamente eficaz hehe... Mas imagino ser coisa aprendida de pedreiros que aprenderam na pratica as construções projetadas por arquitetos, etc.. Então mesmo assim a historia da arquitetura é muito grande.. etc..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Sobre arquitetura, temos algo em comum, Raposa berrante. Tb acho frustrante ter idéias mirabolicas de projetos e ter que fazer projetos residenciais conservadores ou copiados de revista, seguindo modismos, pq o cliente gosta. Mas 99,9% será assim... Mas dá grana.
Quanto ao design, A faculdade boa de fazer nessa área é a de design industrial, tornando-o Designer com maiúscula... Era minha primeira opção quando fiz vestibular em 1800 e alguma coisa (rss)... Confesso que fui preguiçoso e entrei de cara na segunda opção, comunicação social, publicidade (achando que faria arte)...Troquei no meio pra cinema, depois comecei a fazer cenografia, o que me levou a arquitetura, que me levou a fazer projetos em 3D. Enfim, dei uma volta danada e cheguei em Designer, de alguma forma. Um conceito mais geral... Designer gráfico seria, na prática, uma vertente do Designer, a meu ver.
Sei que na prática o bagulho é doido, mas vc teria, ao menos chance de fazer trabalhos mais profissionais, onde não seriam aceitos os \"sem canudo\", como design de produto, por exemplo, onde precisa ter bom conhecimento de ergonometria, etc...
Obrigado Danilo, mas é de nossas vidas que tratamos, dos caminhos e descaminhos que podemos seguir... Digamos que somos pioneiros, numa aventura onde o estado só chega depois de cristalizada a profissão (com boas chances de tributos para eles).
Galera, o Danilo já comentou, mas me sinto na obrigação de reforçar: muito obrigado por todos os comentários!

ScreamingFox:sobre os templo doidos:kkk! Então Design Gráfico à princípio me pareceu uma ótima opção, mas pelo que pesquisei, é um curso superior de curta duração, então, automaticamente, a opção passou a ser Designer. Vou aprender pouco de CG mas bastante embasamento teórico para que, aliado a cursos especializados como os comentados acima, poderia agregar bastante. O que é engraçado que há 2 anos atrás eu nunca poderia imaginar que estaria considerando fazer Designer.

Byboca: Então, atualmente eu faço Engenharia, ou melhor, dei uma pausa de 2 semestres no meio do curso porque eu teria que mudar de Faculdade. Acho que fazia Engenharia justamente porque parecia o mais certo a ser feito e não necessariamente o que seria melhor para mim. Mas hoje estou olhando um outro aspecto disso tudo, ou seja, o que realmente importa, o que quando eu estiver bem velhinho e olhar para trás eu vou poder dizer: \"Que bom que tomei essa decisão, tenho muito orgulho do que fiz, do que produzi\" Eu não tenho dúvida nenhuma que se continuar com a Engenharia tenho muito mais chances de ganhar muito bem no futuro, mas estou realmente considerando outras alternativas que poderão me deixar no futuro em uma posição mais confortável, não levando-se apenas em conta o aspecto financeiro, o qual, evidentemente, não pode ser desconsiderado.

Marco Rocha: É muito interessante essa sua trajetória. Às vezes, não temos noção do que realmente gostamos quando vamos escolher uma carreira, mas nunca podemos esquecer que não somos folhas secas, ou seja, podemos - e devemos - conduzir nossa carreira para aquilo que nos traz maior satisfação, mesmo que essa percepção tenha sido concebida depois que nossa carreira toma outro rumo.

Mais uma vez, obrigado a todos!
Vai logo pra fora rapaz... qq vc está fazendo aqui ainda... se ainda precisar de cinco anos faz arquitetura, pois pra você que já é engenheiro seria perfeito.

Hoje tenho muita vontade de fazer engenharia, mas para me ampliar ainda mais a segurança em certos assuntos de projetos urbanísticos, somente isso no momento.... pois na arquitetura, o 3D é só um meio de expressão... e a apresentação em maquetes e animações digitais é apenas uma vertente de exercício...

Gosto muito de 3D há muito tempo, porém em certos momentos, quando quero aproveitar melhor minha REMUNERAÇÃO/H, nesse mercado complicado de 3D no brasil, acaba não compensando muito pra arquitetura, quando diga para o 3D. Tem situação que os pobres projetistas alienados mal captam honorários que pagam decentemente um trabalho bem feito por um artista digital diferenciado.

Temos também um 99% de um marasmo no mercado que tende a afundar-se cada dia mais, em função de novidades de softwares que permitem alguns facilidades=incômodos.

Mas os bons se destacam... vemos todo dia brasileiros com trabalhos surpreendentes, fora dos 99% do mercado problemático... ainda estou lutando pra sair do meio do bolo...

mas com certeza se tivesse uma oportunidade como essa sua de ir para fora ampliar os horizontes, não pensava duas vezes.... eu falo independente da carreira na arquitetura, que não tem nada a ver com a atuação em trabalhos isolados de visualização arquitetônica, pois em bom projeto, sempre um 3d razoável mostrará seu valor na essência, mas um projeto ruim...nem com modelagem braba tem recurso... nem com render milagroso se consegue tirar a impressão de que o 3D está surpreendente, porém tem alguma coisa incomodando!!! rs.

Acho que vou ficar o resto da noite digitando: VAI LOGO, VAI LOGO, VAI LOGOOO!!!! Ainda mais se dinheiro não é problema pra você.

Não conheço quais escolas seriam as melhores, mas já andei fazendo contatos quando ainda estudava arquitetura com a DAVE SCHOOL, e os preços eram totalmente impossíveis para um microser como eu....rs

Mas tenho visto algumas interessantes como GNOMON, e algumas vertentes desse pessoal meio bruto da ILM e companhia.

Ainda tenho esse segundo sonho... de sair um pouco da realidade para fazer uns templos meio locos como citou os amigos ae, pra alguma tomada a La Dylan Cole, alguns matte paintings ao lado desses feras, e outras composições de cenários arquitetônicos que não tem vínculo com a nossa moeda ou com a nossa lógica.

Abs.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716854.

Total de membros registrados: 142959

Últimos membros registrados: andrey_3d, nana_rlkdoodio, GabrielaM, mariajuliamafioletti, JoanRMattos, Jarofix345, vitalhempca1, Syngas4356.

Usuário(s) on-line na última hora: 454

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.