Opinião sobre Carreira e Formação voltado para o 3D.

Por: Rafaellongbeach1  

Em: 11/03/2014 15:16

Alysson, essa questão que levantei de ir para os EUA não é porque grana não é problema pra mim não. Comecei a dar uma pesquisada e tem alguns cursos lá de curta duração que não são tão absurdos, tipo menos de mil dólares. Mas essa idéia é so pro ano que vem e se eu entender que estou em um bom nível em 3D para poder aproveitar, então eu gostaria antes de fazer um bom curso em alguma instituição aqui como a MELIES e a partir dai considerar essa possibilidade, e juntando dinheiro para, quem sabe ficar algumas semanas por lá estudando. Morar l´pa ou fazer uma pós, nem pensar, até mesmo porque trabalho aqui e não tenho condição de arriscar. O que eu estava falando é que tem uns cursos muito bons lá que às vezes são até mais baratos que no Brasil, basta você pesquisar alguns pacotes turísticos aqui no Brasil e no exterir, vai ver que alguns destinos nos USA sai mais barato se for considerar hospedagem, aéreo, carro...etc. Nos cursos acontece a mesma coisa. A minha idéia é iniciar um superior mais voltado para a área, fazer pelo menos um curso bom por aqui então considerar essa possibilidade. Quanto a Gnomon, pelo que pesquisei é tipo uns dos melhores, senão o melhor do mundo na área. Se entrar no site, trabalhos de ponta, como filmes da Pixar e Dreamworks. Mas os cursos lá são uma fortuna, existem outras opções muito mais baratas em LA. Eu vi essas informações de preço em um blog na internet. Se encontrar de novo, eu deixo aqui uns cursos que vi. Abraço!
O Alysson tem razão quanto ao nosso mercado de trabalho aviltante, mas se vc começar por um bom curso (Azimut, Melies, etc...) terá uma boa chance de ser indicado ou requisitado para uma empresa grande de 3D e sair do meio do bolo. Porém, mesmo assim acontece outra coisa perversa neste mercado. Quem ganha realmente grana é quem administra estes talento, salvo raras exceções. Os artistas ralam, cada qual se especializando em uma função específica (modelagem, background, iluminação, etc). Aprendem muito mas quem coordena e administra é que fatura decentemente (ou até indecentemente). Mas é um caminho... O outro todos nós já conhecemos...
De fato o melhor é mesmo tentar primeiro aqui para ver se vc tem chances de avançar.
Os módulos on-line, depois um curso mais profissionalizante de maior duração, numa destas escolas de qualidade (não vale à pena perder tempo com os embromations school meia boca).
Quanto à ser um doutor, no Brasil ainda dá muito status. Ser chamado de arquiteto ou engenheiro, conta muito ponto e impõe respeito... Fico furioso quando um arquiteto se refere ao nosso trabalho como o de um mero coadjuvante desqualificado, desenhista ou cadista são termos usados preconceituosamente para que os louros fiquem todos com o \"doutor\".
Em cinema tb vejo isto acontecer com muitos artistas (aderecistas, por exemplo), tão ocupados e envolvidos apaixonadamente com o que fazem que não se valorizam.
Na realidade, muitas das vezes, salvamos projetos ruins ou resolvemos problemas cruciais quando fazemos um 3D. Escadas e telhados que não funcionarão, por exemplo. Esteticamente, quando temos uma boa noção de design e composição. Pode ter certeza que vai ficar obscurecido por quem te contratou.
Mas é apaixonante e prazeroso demais criar, modelar, fazer arte de uma forma geral.
Não sou pessimista como pode parecer, acho apenas que ainda não criamos um mercado consistente.
Fala galerinha Fera do Tresd1!!!

Depois de 2 anos, volto a escrever aqui nesse post que foi muito rico pelas opiniões que os colegas experientes solidariamente compartilharam, aos quais eu gostaria de agradecer imensamente.

Nesse tempo que passou, cursei design gráfico aqui em Santos-SP e me formo este ano. O curso foi interessante e certamente agregou no conhecimento geral a respeito do design onde tive a oportunidade de \"flertar\" com outros campos do design que eu, com certeza, não estudaria se não estivesse fazendo faculdade. Infelizmente, o curso não tinha quase nada de 3d e, além disso, percebi que esta área não era muito valorizada/incentivada tanto pelos alunos, quanto pelos professores. No entanto, pelo menos agora me sinto mais confiante com a formação acadêmica e seguir estudando para, quem sabe e se Deus quiser, conseguir mudar de carreira e me aprofundar na área.

Passados dois anos, e olhando pra trás, percebi que continuo tão ou mais empolgado e motivado a continuar do que quando iniciei e, dessa forma, agora já começo a estudar os próximos passos e fazer bons cursos específicos na área e é por isso que volto a escrever aqui, porque gostaria da opinião de vocês.

Sempre tive vontade de estudar na Melies e pretendo fazer dois dos três cursos abaixo:

Marionette - curso de 6 meses sobre animação
Illuminata - curso de 6 meses sobre iluminação e textura
Criação de personagem para Games - curso 4 meses

Gostaria de saber se alguém fez algum desses cursos e o que poderia falar a respeito.

Agradeço de antemão a cada comentário.

Obrigado!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716854.

Total de membros registrados: 142959

Últimos membros registrados: andrey_3d, nana_rlkdoodio, GabrielaM, mariajuliamafioletti, JoanRMattos, Jarofix345, vitalhempca1, Syngas4356.

Usuário(s) on-line na última hora: 467

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.