Prata, acho q daria pra fazer um script pra isso na viewport.. Pra camera tenho certeza absoluta pq já fiz.. No caso aí, vc criaria uma função q iria aumentar ou diminuir o iteration conforme a proximidade da camera (como um LOD num game..), e então, numa janelinha elegante, por um botão, sendo que esse botão registraria e des-registraria essa função em relação à qualquer alteração na viewport (ou seja, vai fazer essa função (q seria checar a distância, e, de acordo com esta, determinar o iteration de um turbosmooth..) a cada vez q ocorrer mudança na viewport..)..
Seria uma boa ideia um script de um Turbosmooth LOD (pra adicionar um novo modifier q seria basicamente um turbosmooth com LOD e diferença entre render e viewport.. isso se já não tiver..)..
(obs: Com muitos objetos pode ser problemático)
Quanto a necessidade de subidivisão, acho q, dependendo do model não tem problema deixar com mais iterations.. Já outros models não vai ter necessidade realmente.. Num model de qualidade ruim se subdividir estraga até, etc.. né aí acho q vai de caso mesmo..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..