Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandro   Cascavel - PR
nilsonwood   São Paulo
Antonio   São Paulo - AC
Daian   Belo Horizonte - MG
Alexandro   Cascavel - PR

Portfólios Ver Mais

guardianoo   Valentim Gentil/SP - SP
renansantos   Cachoeiro / ES - ES
daniell_uchiha   Barueri - SP - AC

Qual o \'madeirado\' que você mais gosta? (=D)

Por: ScreamingFox  

Em: 19/08/2014 21:29

Então.. Tava fazendo uma sequencia de imagens pra uma construção junto com um pessoal e ficamos discutindo um tempo sobre as madeiras e tal, e qual seria mais bonita, etc, esse tipo de questão de acabamento de móveis mesmo..

Então, enfim.. Postem verbalmente ou(e) com exemplos com imagens, do \'madeirado\' que vcs acham mais bacana, pessoalmente.. (E mencionar características de gloss e bump é um diferencial bacana quando se explica esse tipo de coisa xd..)

...

Então, vou começar =D..

O madeirado que eu sempre achei muito \'chique\' em praticamente todos os móveis que ví (apesar de realmente ficar melhor em móveis de estilo \'neoclássico\' e tal, etc..) são as \'rádicas\'.. A \'rádica\' é um padrão que, pelo que eu entendí, imita padrões de raízes das madeiras.. As rádicas originais são de raízes mesmo parece, e por isso sempre foi um acabamento caro (mas hoje em dia tem umas \'madeiras impressas\' que fazem quase igual, etc..).. Aí então acho que o madeirado que eu mais gosto no \'overall\' são as rádicas :)..

Não é o mais relevante dos meus gostos mas uma menção importante é o \'linheiro\', o \'linheiro\' é uma sequencia de linhas mais claras e mais escuras na madeira (cerca de 5 linhas claras e escuras por centímetro, mais ou menos).. Os \'linheiro\' ficam excelentes em pequenos detalhes, mas a meu ver só ficam bons com uma boa camada de primer ou laca tradicional, pois são extremamente delicados (só na produção se perde cerca de 60%)..

E um tipo que eu gosto de \'madeirado\' mais \'genérico\', é o madeirado escuro.. =D.. Ou de tom bastante avermelhado.. gosto bastante desses =D..

Se o pessoal mais das antigas quiser mencionar madeiras por nome de arvore, seria muito enriquecedor também.. No caso, curto o wenge (alternativa mais barata e não tão preta do ébano), o pau-ferro e os similares ao pau-brasil.. Das claras curto os cedros.

(imagens): Exemplo de \'rádica\', de \'linheiro\' e de um madeirado escuro genérico (nessa ordem) :)..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!!

ScreamingFox: oi Fox!! tudo bem?? Meus Parabéns por mais um ótimo tópico que você criou. Estes tipos de revestimentos amadeirados são bem legais e bem variados também. =]

Gostei bastante das histórias que você falou sobre como surgiu cada tipo de revestimento. É com certeza um conhecimento a mais para todos nós...rsrs.

É cada um mais bonito do que o outro. Na verdade gosto particularmente de todos os tons de madeira, desde os mais claros, passando pelos intermediários, até os mais escuros.

Acho que com um bom projeto de interiores, você pode fazer um mix ( mistura ) entre os tons de madeira claro e tons mais escuros, que o resultado final irá ficar bem bonito, ok?? ^^

Parabéns pelo seu ótimo tópico, \"Fox\".

Abraços e sucesso!

Legal João, essa aí acho que é Imbuia :)..

@edit: Logo depois da mensagem fui dar uma olhadinha só pra confirmar se era Imbuia mesmo (e é, apesar de ter umas mais claras também, etc..) e ví duas coisas interessantes:

-A Imbuia está ameaçada de extinção
e
-O ser-vivo mais velho da cidade de Curitiba é uma Imbuia Arvore Milenar..(uma Arvore Milenar é uma arvore com idade superior aos mil anos..).. Muito chique essa arvore :)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.

Total de membros registrados: 138518

Últimos membros registrados: Mvyeira , luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis.

Usuário(s) on-line na última hora: 1330, sendo 9 membro(s) e 1321 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: aljamenjitu, MarcioBottega, Geraldo Nunes, Alessandro.Marcos, Willmitnick, Fabio Catelleno, Vladis, Victor Mendonça, Frederico Wagner N. R..

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.