Imprima3D: será que vale a pena?

Por: Leandro MV  

Em: 06/11/2014 17:18

Bom dia, feras do 3D1. Estou postando essa msg aqui porque tem a ver com oportunidades de renda com a modelagem 3D, não sei se seria o lugar certo.
Seguinte, fiquei sabendo ontem, numa palestra, do Imprima3D. Pra quem não sabe é um site onde vc manda um modelo, normalmente em STL, e eles dão a opção de diversas impressoras e materiais para construí-lo, calculando na hora um preço baseado no volume final. Aí eles mandam pelo correio.
Bom, parece que a proposta do site além disso é ser um portal de venda de conteúdo criado por usuários, tipo o Society6, Redbubble e afins. Me entusiasmou pra cacete, mas eu dei uma olhada no contrato (pra quem quiser ver, dá uma olhada em \"licença autoral\" no site, não vou colocar a URL aqui pq não sei se estaria de acordo com as regras do fórum), e tem umas coisas ali que me deixaram meio desconfiado. Talvez eu tenha entendido errado, mas:


\"I - DO OBJETO

1.2. Ao realizar o upload do desenho de um objeto (?Design?) para o website da Imprima 3D, o Designer concede à Imprima 3D uma licença dos direitos autorais patrimoniais referentes ao Design, autorizando a Imprima 3D a usar o Design para os fins especificados neste contrato, inclusive fabricar, por si ou por terceiros, produtos baseados no design e comercializá-los no atacado ou varejo em lojas virtuais ou físicas.

(...)

1.6. A Imprima 3D poderá também, por seu exclusivo arbítrio, licenciar, transferir ou ceder os direitos patrimoniais objeto desta Cláusula para terceiros para os fins que melhor entender, bem como defender, judicial ou extrajudicial, os direitos autorais sobre o design contra eventuais violações por terceiros.

II ? DO PRAZO

2.1. A presente licença, de caráter irrevogável e irretratável, abrange todo o tempo de proteção legal concedida ao design, vinculando o Designer e seus herdeiros ou sucessores pelos prazos máximos atualmente previstos em lei ou por aqueles que, em maior duração, vierem a ser estabelecidos.

III ? DA RETRIBUIÇÃO DEVIDA AO DESIGNER

3.1. Em razão da licença de direitos autorais objeto deste Contrato, a Imprima 3D pagará ao Designer uma retribuição variável, a ser definida pelo próprio Designer no website da Imprima 3D ao realizar o upload do Design.

(...)

3.2. Esta retribuição será expressada sob a forma de porcentagem e incidirá sobre o valor líquido dos negócios e vendas realizados em função dos Designs, assim entendido o resultado financeiro obtido descontado dos impostos e contribuições devidos.

VII ? OBRIGAÇÕES DO DESIGNER

7.1. O Designer obriga-se a:
permitir a livre utilização do Design pela Imprima 3D;
(...)
Dar preferência à Imprima 3D para o licenciamento ou cessão de direitos autorais sobre novos designs criados.

IX ? RESCISÃO DO CONTRATO

9.1. O Designer poderá a qualquer tempo terminar sua relação comercial com a Imprima 3D mediante solicitação de exclusão de sua conta, observado o pagamento da taxa de exclusão de conta prevista na Cláusula 3.8. Todavia, o presente Contrato continuará a produzir efeitos em relação aos designs já cedidos pelo prazo máximo de proteção legal de Obras intelectuais, dado o caráter de irrevogabilidade e irretratabilidade da licença objeto deste contrato.\"


Bom, desculpem o post quilométrico, mas tem alguém aí que conheça ou que seja um advogado que saca dessa área de direitos autorais, copyright, reprodução? Porque pelo que eu entendi em 2.1 e 9.1, mesmo se vc terminar o contrato com eles, eles mantêm os direitos de reprodução do seu modelo até cair em \"domínio público\", digamos assim? É isso? E eles podem também reproduzir e vender esse design por outros meios sem precisar dar uma satisfação ao designer? (1.2 e 1.6)

O site, pelo que entndi com o pessoal da palestra, tem um tipo de parceria com o braço brasileiro da 3DSystems, inclusive o foco da apresentação era no catálogo de impressoras desta empresa, com representante e tudo mais. O Imprima3D foi mais ou menos um adendo, então não acho que uma empresa grande assim colocaria a mão no fogo por algo obscuro ou com possibilidade de má fé, mas por outro lado, eu já li demais sobre as brigas da Marvel e DC com artistas em cima de direitos de personagens, então fico com um pé atrás.

E aproveitando o gancho, alguém aí faz uso de algum desses outros sites onde vc pode vender sua arte estampada em camisetas, pôsteres, etc, tipo o Redbubble? Vale a pena? Ou é mais seguro viver só de job?

Ainda não imprimi nada em 3D, tenho moh vontade.
Não entendo muito de contratos, mas é parece mei paia de tipo ganhar o direito comercial sobre oque você modelou.
Tenta falar diretamente com algum gerente da empresa por Telefone.

Braço!
Ricmage
Quanto maior for a empresa mais facil vai ser que ela faça algo de má-fé.. Por exemplo, se uma empresa é muito grande e emprega, por exemplo, metade de uma cidade, nessa cidade aí a empresa pode fazer o que quiser, e vai realmente, como medida de aumento de lucratividade.. Se precisar agir de ma-fé, não tem problema nenhum caso a empresa seja suficientemente sólida.. Creio que até deva existir um nome técnico pra esse tipo de situação, e certamente se estuda isso em cursos de economia ou administração..

É, o q tá escrito lá é q a empresa vai ter uma licensa gratis sobre a sua produção.. Mas.. Como o pessoal de determinadas empresas é bem \'esperto\', as vezes eles entendem uma licensa como a transferencia de propriedade intelectual (ao invés de uma mera licensa, o que já seria errado).

É, quando é assim, pra qualquer coisa mais relevante não vai ser bom... Isso aí é pra coisinhas do tipo \'quinquilharias\', como capinhas de celulares ou coisa do tipo..

E também, é claro, deve ser tipo cerca de mil reais por milimetro cúbico hehe.. Mas Brasil é assim mesmo, realmente, o cara tá certo de explorar mesmo, uma vez que quando o pessoal realmente começar a fazer impressão 3d, vai baratear bastante e nem vai ser muito viavel..



Pra coisinhas pequenas assim, a unica coisa que compensa mesmo seria se vc imprimisse as peças de uma impressora 3d (a impressão-teste das impressoras 3d geralmente é imprimir as proprias peças da máquina..) e então vc imprime o que quiser depois..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Amigo, bom dia.

Tenho uma impressora 3D que uso para imprimir(lógico) minhas mockups.

Já cogitei utilizar sites como este mencionado, porém como vocês, acho que não é seguro enviar o projeto e muito menos ético para o cliente ter a fonte do seu produto em uma empresa \"x\".

A idéia que dou a vocês é que é muito barato montar uma impressora, o mais complicado seria configura-la. Mas mesmo assim ainda não é impossível. Com o básico de arduino já se consegue alguma coisa.

Como já tive o mesmo problema, deixo aqui minha solução.

Posso montar impressoras a preço de custo quase, para os amigos da tresd1.

Procurem por reprap delta mini. É este o modelo que sei fazer.

Abraços pessoal.
Meu e-mail é [email protected]

PS: Não sou especialista na área e não sou vendedor. Apenas estou aqui para tentar ajuda-los com problemas incomum.
https://www.dropbox.com/s/eilgymy8zawblpc/WP_20140727_005.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/yeubw3zknbytjhd/WP_20140810_001.jpg?dl=0
\"O seu tempo é limitado, então não o gaste vivendo a vida de um outro alguém...\" (Steve Jobs)
Leandro,
Eu já tinha visto esse contrato e dei uma lida de novo. A maioria das respostas às suas perguntas é SIM. Você cede uma licença de uso do seu design (objeto) para eles. Mesmo que o contrato seja rescindido eles continuam a deter os direitos daquela licença. Uma coisa bem incomum que você não mencionou é (5.3) que eles podem alterar o design (!?). A única coisa \"boa\" é que a licença não é exclusiva.
Na minha opinião, acho que os pontos da licença \'perene\' e possibilidade de modificação de design, tornam o contrato um pouco abusivo, mas todo contrato tem seu risco.
Se eu fosse aderir seria somente para produtos sem maior importância mesmo, pequenos trabalhos.
"Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros."
Cara, nem li tudo mas posso te afirmar que esse contrato é uma tramóia das grandes! Não caia nessa. O que você cria é propriedade sua. Isso que esta nesse contrato está errado. Se é uma empresa que só imprime o 3D, ele não pode jamais imprimir para outra pessoa sem sua autorização. Por exemplo: Você criou um cinzeiro bacana e não tem como comercializa-lo, mas essa empresa tem o interesse nesse produto. Imagine que esse cinzeiro será vendido por R$ 100,00. Se a empresa vender mil peças, serão R$ 100.000,00. Quanto vale o seu design pra você???? Pense nisso. Se eles quiserem para eles, que façam uma oferta pra você.

Imagine você indo tirar cópia de um comprovante de residência em uma papelaria, e o cara ficar com uma cópia e distribuir para os outros. Isso não existe.
http://pablobrunelli.wix.com/designer3d
Obrigado pelas respostas, pessoal. Realmente, o preço do serviço de impressão é meio salgado. Dependendo do material e do método fica caro mesmo. Só achei interessante esse negócio de poder montar loja virtual, mas essas condições complicam a coisa.
\"I - DO OBJETO

1.2. Ao realizar o upload do desenho de um objeto (?Design?) para o website da Imprima 3D, o Designer concede à Imprima 3D uma licença dos direitos autorais patrimoniais referentes ao Design, autorizando a Imprima 3D a usar o Design para os fins especificados neste contrato, inclusive fabricar, por si ou por terceiros, produtos baseados no design e comercializá-los no atacado ou varejo em lojas virtuais ou físicas.
Só por essa, eu sartava fóra!
www.maquetes3d.weebly.com
Que interessante Gabriel e fica caro montar uma?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707107.

Total de membros registrados: 134869

Últimos membros registrados: paxaki, TeKaBR, Roxiie, Uzumaki02, Rehquina, emailblocos, Ranyakb, giiwski.

Usuário(s) on-line na última hora: 486, sendo 9 membro(s) e 477 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: TeKaBR, Deems, Junior, info5, William, paxaki, Fernando Cunha, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.