Oi Grasiano, tudo bem?
Eu concordo plenamente com você na questão de saber criar materiais, até porque um material que fica bom numa cena pode não ficar bom em outra.
Em 3D os materiais não são como na vida real, que é aquilo e pronto, não tem controle. Em 3D podemos controlar qualquer aspecto do material a pontro de transformá-lo em outro.
Então, um metal numa cena interna que fica com os reflexos perfeitos pode não ficar tão bom numa cena externa, neste caso a pessoa vai preferir aplicar um HDRI no Environment do material, para não modificar o Environment da cena, que muitas vezes pode ser uma imagem plana, num exemplo simples como este já fica claro que sempre depende de ajustes nos materiais.
Se pegar materiais que usam mapas procedurais então, vai ficar diferente de acordo com o tamanho da cena, por exemplo, se a pessoa trabalhar em centímetros da certo e em metros não, precisa ajustar todos os valores de todos os mapas usados no material.
E sabendo configurar, em pouco tempo você cria uma biblioteca enorme com seus próprios materiais.
Para quem estiver começando e precisar de materiais prontos para aprender como faz, tem o tópico com materiais do Mental Ray na seção Grupos de Estudo e Colaborações, em breve vamos ter o modelo de materiais da 3D1 e vamos passar estes materiais para a seção de Materiais dentro da seção Texturas do site.
Abraços