Opa.
Edumac - Realmente a modelo ajuda um bocado. Vi uma outra imagem dela em um site de carros e resolvi procurar mais sobre ela. Descobri que ela era brasileira e por isso resolvi desenha-la. Ia mandar o desenho pra ela, mas não consegui o contato direito dela.
Assim, eu também não sabia nada quando criança e sei muito pouco ainda hoje, tenho muito a melhorar.
Fazia o desenho depois de voltar do trabalho enquanto assitia Tv....desenhava umas 2 horas por noite e demorei alguns dias para fazer por conta disso. Não sei dizer ao certo o quanto demorou, mas foram algumas horas. Minha demora se deve também a falta de técnica e método para desenhar.
Costumava utilizar só um lápis comum para desenhar, mas comecei a perceber melhor a diferença de cada lápis. Nesse utilizei H, 2B, 4B e 6B além de lapiseiras o.5, o.7, o.9 e esfuminho em folha A3.
Realmente é difícil, trabalhoso, mas pra mim é relaxante.
Nunca fiz curso de desenho. Tenho um pouco de preconceito quanto a cursos. Acredito que podemos aprender tudo o que queremos na base da observação e da atenção. Tento desenhar desde pequeno e a persistência me levou até o que sei hoje.
Há cada vez mais material a respeito disso na internet e essa pode ser uma interessante fonte de referencial. O resto do aprendizado vem da pratica e da vontade.
Valeu.
http://alessandrogardini.blogspot.com