Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dami   João Pessoa pb - AC
Shal   São Paulo
Rodrigo   Brasil - MG
mdpontes   Macapá - AC

Portfólios Ver Mais

conceptart   franco da rocha
guarabana   Galicia, España
Vimukta   Presidente Prudente - SP
Juarez   Parauapebas - PA

Planta humanizada de área de lazer

Por: fernando parreira  

Em: 22/09/2020 15:18

Boa tarde!

Segue uma planta humanizada que fiz no Photoshop a partir do projeto do AutoCad para um projeto de reforma.

Espero que gostem!
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Fernando Parreira.: oi Fernando! Tudo bem? Parabéns pelo seu trabalho, essa planta-baixa humanizada fica bem legal mesmo feita no Photoshop, mas por que você não tenta fazer ela direto no 3d e renderizar pela vista "TOP"?

===================================================================

Ess planta toda em 3d iria ficar super real, principalmente porque nesse seu projeto, tem essa piscina maravilhosa e cairia bem aplicar nela um "caustic", ia ficar bem natural e realista a imagem.

Essa semana entreguei pro cliente umas planta-baixas 3d humanizadas, mas fiz tudo em 3d mesmo... rsrs. Você pode modelar tudo no 3ds Max ou em qualquer outro software 3d seu de preferência, modelar as paredes até uma altura de 1,20 m a 1,50 m ( geralmente é a altura do plano de corte horizontal que é a planta-baixa ), aí você colocava todas as portas 3d, janelas 3d, todos os mobiliários 3d, algumas pessoas 3d, vegetações 3d...

Depois poderia colocar uma "free camera" pela vista top que ele já criaria a câmera para ser renderizada pela vista TOP ( como se fosse em planta-baixa ). Depois você colocaria uma imagem HDR, uma luz, criava os seus materiais e renderizava ( fazendo alguns renders testes em baixa resolução ) para testar a qualidade da luz e dos materiais. ^^

Nesse caso só precisaria tomar cuidado quando fosse renderizar pela vista TOP com a sua imagem HDR, era bom ( o mais indicado possível ) que você escolhesse uma imagem HDR nublado, ao invés de escolher imagem HDR em dias muito ensolarados ou a noite demais.

Porque se for uma imagem HDR em dia muito ensolarado, se colocar textos 3d direto no 3ds Max 2020 ou superior, dependendo da posição da sua luz, ela tende a inclinar os reflexos das sombras dos textos 3d, e isso dificultaria a leitura de quem for fazer da planta-baixa 3d humanizada.

O ideal para renderizar pelas vistas TOP do 3ds Max com imagens HDR, é que se utilize mais ( preferencialmente ) de imagens HDR nubladas ou não muito ensolaradas.

Pela vista "TOP" precisa tomar cuidado com o shader de materiais metálicos, porque podem aparecer cinzas ou brancos no render final, por causa do BRDF do material. Aí teria que mudar o BRDF dos materiais metálicos pela vista TOP para ficarem com a aparência visual de metal mesmo...

No V-Ray Next tem a vantagem de ter nas opções dos v-ray materials uma nova opção chamada "Metalness", basta você habilitar ele que o seu material de metal fica com o aspecto perfeito de metal, faltando configurar só os "subdivs" dos materiais metálicos...

====================================================================

No 3ds Max 2020 você ainda tem a vantagem de poder aplicar o modificador "slice", modelando as paredes na altura total do pé direito do projeto, e depois aplicando um corte somente na parte de topo, acima de 1,50 m de altura...

** Melhor ainda é que você pode animar o modificador "slice" do 3ds Max 2020 ou superior para criar uma animação com as paredes nascendo no programa, colocando a animação dos móveis entrando na cena e tudo mais...

Espero ter ajudado de alguma forma com algumas dicas. Parabéns pelo seu trabalho, sua planta-baixa humanizada ficou bem legal.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Bom dia! Obrigado pelas dicas!

As plantas humanizadas eu ainda prefiro fazer no Photoshop mesmo pela velocidade e para deixar mais com cara de artísco e menos realista, não sei se deu para entender. Outra vantagem do Photoshop é usar aquela metodologia não "destrutiva" na edição das imagens, onde eu consigo fazer varias alterações rapidamente nos layers sem perder o que já foi feito.

Gosto muito também dos resultados em 3D, só que quando não temos o 3D do projeto já modelado o tempo de trabalho não compensa. Com as alterações também, cada imagem um render, fica um pouco inviável.
Excelente!
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

Fernando Parreira.: oi Fernando! Tudo bem? Ah tá, entendi o que você quis dizer, realmente depende da intenção de cada "artista gráfico" mesmo. Como não tenho o dom de desenhar bem artisticamente ( e digitalmente ) a mão livre, prefiro fazer em 3d mesmo... kkkkkkk

=====================================================================

Mas realmente o Photoshop é uma mão na roda e ajuda muito para quem quer fazer um trabalho rápido e de qualidade também, concordo contigo.

Mas hoje em dia com as diversas bibliotecas de modelos 3d que temos no mercado, dá também para fazer um trabalho rápido e de muita qualidade também em 3d.

Só precisa ter em mãos uma ótima biblioteca de models 3d para inserir já pronto no projeto de Arquitetura, a não ser que seja um projeto específico de Interiores que você precisa modelar alguns móveis ( específicos para o projeto em questão ), mas aí já é outra realidade... rsrs

Claro que toda a Arquitetura ( no caso o projeto enviado pelo cliente ) tem que ser modelado mesmo na mão... rsrs, e a parte do layout interno pode ser inserido com o uso de blibliotecas 3d, para agilizar ainda mais o processo.

** Mas realmente o uso do Photoshop agiliza muito o processo de finalização e acabamento do trabalho 3d como um todo, eu também gosto bastante de fazer uso da pós edição para finalização dos meus trabalhos pessoais e profissionais também em Computação Gráfica (C.G).

=====================================================================

Parabéns pela planta-baixa humanizada mais uma vez.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Muito bom!
Barreto
Ficou ótima.
Gosto desse tipo de apresentação em maquetes.
Obrigado pessoal!
Ficou ótimo

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707621.

Total de membros registrados: 135234

Últimos membros registrados: jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc.

Usuário(s) on-line na última hora: 1156, sendo 27 membro(s) e 1129 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: clastac, Thiago, pinart, Wamdersilva, Anderson Miguel, SERPA, Allen Anderson, Daniel Monteiro, Roberto Trevelin, adudis_, mastermax, kressrobert, Hugginsed, Carlos E. Nogueira, deathstars, LucyCoffee, Usina3d, TadeuB79, Sergio1987, Garage29, FátimaTorres, mixel.amorim, Fernando Cunha, Alexandre Longo, marcio.alain, SaavedraCG, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.