Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!
Fernando Parreira.: oi Fernando! Tudo bem?
Parabéns pelo seu trabalho, essa
planta-baixa humanizada fica bem legal mesmo feita no
Photoshop, mas por que você não tenta fazer ela
direto no
3d e
renderizar pela
vista "TOP"?===================================================================
Ess planta toda em
3d iria ficar
super real, principalmente porque nesse seu
projeto, tem essa piscina maravilhosa e cairia bem aplicar nela um
"caustic", ia ficar bem
natural e
realista a imagem.
Essa semana entreguei pro cliente umas
planta-baixas 3d humanizadas, mas fiz tudo em
3d mesmo... rsrs. Você pode modelar tudo no
3ds Max ou em qualquer outro
software 3d seu de
preferência, modelar as paredes até uma
altura de 1,20 m a 1,50 m ( geralmente é a
altura do plano de corte horizontal que é a
planta-baixa ), aí você colocava todas as
portas 3d, janelas 3d, todos os
mobiliários 3d, algumas
pessoas 3d, vegetações 3d...Depois poderia colocar uma
"free camera" pela
vista top que ele já criaria a câmera para ser renderizada pela
vista TOP ( como se fosse em
planta-baixa ). Depois você colocaria uma
imagem HDR, uma
luz, criava os seus
materiais e
renderizava ( fazendo alguns renders testes em baixa resolução ) para testar a qualidade da luz e dos materiais. ^^
Nesse caso só precisaria tomar cuidado quando fosse renderizar pela vista
TOP com a sua
imagem HDR, era bom ( o mais indicado possível ) que você escolhesse uma
imagem HDR nublado, ao invés de escolher
imagem HDR em
dias muito ensolarados ou a
noite demais.
Porque se for uma
imagem HDR em dia muito
ensolarado, se colocar
textos 3d direto no
3ds Max 2020 ou
superior, dependendo da
posição da sua luz, ela tende a
inclinar os
reflexos das sombras dos
textos 3d, e isso dificultaria a
leitura de quem for fazer da
planta-baixa 3d humanizada.O ideal para renderizar pelas
vistas TOP do
3ds Max com
imagens HDR, é que se utilize mais ( preferencialmente ) de
imagens HDR nubladas ou não muito
ensolaradas.
Pela
vista "TOP" precisa tomar cuidado com o
shader de
materiais metálicos, porque podem aparecer
cinzas ou
brancos no
render final, por causa do
BRDF do
material. Aí teria que mudar o
BRDF dos materiais metálicos pela vista
TOP para ficarem com a
aparência visual de metal mesmo...
No
V-Ray Next tem a vantagem de ter nas opções dos
v-ray materials uma
nova opção chamada
"Metalness", basta você
habilitar ele que o seu material de metal fica com o aspecto perfeito de metal, faltando configurar só os "
subdivs" dos
materiais metálicos...====================================================================
No
3ds Max 2020 você ainda tem a vantagem de poder aplicar o
modificador "slice", modelando as
paredes na altura total do
pé direito do
projeto, e depois aplicando um
corte somente na parte de topo, acima de
1,50 m de
altura...** Melhor ainda é que você pode animar o
modificador "slice" do
3ds Max 2020 ou superior para criar uma
animação com as
paredes nascendo no programa, colocando a animação dos móveis entrando na cena e tudo mais...
Espero ter ajudado de alguma forma com algumas dicas. Parabéns pelo seu
trabalho, sua
planta-baixa humanizada ficou bem legal.
Abraços e
sucesso!
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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...