E ai rubem, blz, cara além do que o péssoal falou, outra coisa importante quanto as texturas é a repetição delas, aquela textura da calçada a repetição está muito evidente, isso estraga qualquer trabalho. Outra coisa muito importante é a sujeira, qualquer construção por mais que seja nova tem um sujeirinha, mesmo que seja resquisios da construção, seja na emenda dos materiais como o lotah falou seja no próprio material.
Para vc conseguir criar algo que seja convincente vc tem que partir de referências fotográficas reais, vc tem que prestar muita atençao en como as coisas se comportão no mundo real e simular isso no 3d. Por exemplo, uma sala no mundo real tem somente 1 ponto de luz vc tira uma foto e esta ok, ai vc faz a mesma sala em 3d e é muito provável que vc não consiga resolver a mesma sala com apenas 1 ponto de luz, por que os meios são diferêntes por isso vc vai simular.
Da uma olhada nessas imagens:
http://www.casas.cl/admin/upload/imagenes/foto_1420.JPG
http://imagesoftheworld.org/mexico/san%20cristobal%20de%20las%20casas-chipas-mx.jpg
repara as imperfeições
http://www.3dtotal.com/home2/gallery/images/big/2355.jpg