Olá todos, muito obrigado pela participação. caro Evilwata, concordo que quando o ambiente é iluminado por uma luz central, os cantos devem ficar com uma leve penumbra, mas nesta cena a luminária tem tres luzes(alem de uma central no teto mais fraca), e a mais abaixo da luminária está direcionada para o canto da parede, quebrando a penumbra naquele ponto, quanto aos tijolos, eu só modelei os que aparecem, no restante é uma textura, e o tempo de render alto acho que se deve um pouco ao meu PC carroça...rsrsrs, que já tem seis anos de uso e é muito fraco.
Eddie: sobre a luminária, peguei de uma biblioteca, e pensei que ela poderia ser assim facetada mesmo, então não liguei muito pra isso, mas é como eu já comentei em outro tópico: se fosse uma foto real, todos pensariam que a luminária é realmente assim, mas se sabem que é 3D, logo concli-se que o modelo deve ter ficado facetado...rsrsrs... faz parte, quanto ao formato dos tijolos, também queria que ficassem mais desgastados, mas não soube como fazer, aceito dicas. outra coisa, neste piso existe algum brilho e reflexo, mas talvez não fiquem muito evidentes devido ao angulo da luz em relação a câmera (acho que pode ser isso, não tenho certeza) pode ver que alguns objetos ficam levemente refletidos no piso, mas é um feflexo bem borrado (olhe a base da luminaria refletida no piso, e a haste também reflete, mas é bem borrado).
Danilo: é como eu disse, meu PC é meio ultrapassado, mas realmente eu costumo sacrificar um pouco o tempo dando uma exagerada em algumas setagens, mas isso é só pra não ficar com sentimento de culpa caso não fique como eu gostaria que ficasse...rsrsrs..
Marco: obrigado pela participação, eu já fiz trabalhos para empresas de revestimentos sim, mas pretendo ampliar esse trabalho, pois sou apaixonado pelo 3D.
Agradeço novamente à todos, e espero que minhas respostas não tenham deixado a entender que eu não aceite críticas, pois se eu não aceitase, nem postaria aqui, mas eu acho justo tentar explicar, quando um resultado que os amigos julgaram ser inadequado era justamente o que eu buscava. um sincero abraço à todos e um ótimo final de semana.
Que bom se desse pra modelar um mundo mais justo num software 3D né??!!