Fala leo blz, o photoshop é com certeza magnifico, e é realmente importante usar ele para fazer ajustes em renders.
Eu trabalho com o photoshop desde a versão 4, creio que ja faz uns 12 anos :-P, e poço dizer que ele realmente evoluiu muito desde então, mas sinceramente tem coisas muito simples que até hoje eu não entendo pq não foi melhorado, como por exemplo o noise, vc não tem como ajustar o tamanho do grão, ou então o tipo do grão. O direcional blur, ele sempre sai do centro da composição, não tem como indicar a posição que vc quer. E o mais engraçado é que tudo isso tem no after effects.
Até da pra colocar tudo isso e muito mais no photoshop, mas vc vai depender de plugins de terceiros.
Bom eu disso tudo isso pra chegar ao ponto de dizer que pra esse tipo de ajuste o photoshop já não é mais a melhor opção. Pricipalmente se vc trabalha com render elements.
Eu tenho visto vários trabalhos ótimos com pós feita no Nuke, cheguei a testar ele para comprovar, e realmente é fabuloso, ele tem recursos suficientes para se dar os retoques finais na imagem para deixar ela com aspecto de pelicula, que de maneira resumida consite em "estragar" a imagem.