Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :)
Pessoal, sem querer desvirtuar o tópico do nosso amigo e colaborador "sva" que postou essa linda imagem para agradar aos nossos olhos, e antes de mais nada pedir desculpas a ele, porém me senti na obrigação de como algumas pessoas ainda estão em dúvida das diferenças entre a técnica "Old School" e a técnica nova chama de LWF- LINEAR WORKFLOW ou LCS- LINEAR COLOS SPACE, resolvi escrever algumas coisas para tirar ou tentar sanar essas supostas dúvidas.
A técnica nova chamada LWF- LINEAR WORKFLOW ou LCS- LINEAR COLOS SPACE é a melhor técnica que se tem hoje para produzir imagens realistas para a área de Computação Gráfica aplicada a Arquitetura.
Mas não é só melhor pel fato dos materiais ficarem mais claros não, ela é correta porque o gamma é tratado corretamente em cada monitor, lembrando que cada monitor possui o seu próprio gamma, nem um é igual ao outro. Enquanto em uns fica bom com o gamma calibrado em 2,2 em outros fica bom com o gamma em 1,8 que foi justamente o meu caso.
Mas basicamente a técnica nova (Linear Color Space) é muito melhor, mais fácil e mais rápida, permite criar imagens realistas com mais facilidade do que a técnica antiga ( Old School), mas não é adequada para tudo e nem todos os recursos do 3ds max e do Mental Ray funcionam bem nesta técnica, porém se brincar com os valores dos shaders e aumentar bem mais esses valores as vezes dá certo, mas não é toda vez, ok??
Portanto, para usar bem tem que seguir diversas regras e usar apenas recursos compatíveis.
Somente cenas em ESCALA REAL podem ser iluminadas com a técnica nova, pois qualquer coisa fora de escala não terá o resultado esperado.
Sendo assim, se a pessoa for fazer uma animação da via lactea, por exemplo, não será boa idéia usar Linear Color Space, é melhor trabalhar na técnica antiga, pois ninguém vai fazer a via lactea em escala real.
Cenas de fantasia e animações tipo cartoon também não são adequadas para Linear Color Space.
Agora, para criação de maquete eletrônica é disparadamente a melhor técnica com certeza absoluta, pois seguindo as regras e usando os recursos compatíveis, até um iniciante completo no 3ds max consegue obter imagens realistas.
As regras básicas são:
1.0- Modelar tudo em escala real.
2.0- Usar apenas luzes Photometrics e Daylight.
3.0- Usar apenas materiais Arch&Design, SSS, Carpaint e Pro Materials (Autodesk Library), Materiais do Mental mill (mi), MetaSl, etc...
4.0- Habilitar a configuração do Gamma
5.0- Sempre usar Exposure Control
O ideal é conhecer bem as duas técnicas para aplicar a que for melhor em cada situação, mas se a pessoa trabalha apenas com maquete, é melhor se dedicar apenas a técnica nova.
Abração e tudo de bom pessoal.
Espero ter esclarecido essas dúvidas.
Sucesso a todos!!
__________________________
[i:a4ef550e77]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:a4ef550e77]