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Por: Anderson  

Em: 23/05/2012 19:08

Pessoal, usei o mentalray para fazer esses imagens, as duas primeiras usei luz photometrica a segunda só o daylight...
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

Anderson.Barboza: oi Anderson!! tudo bem?? sobre o trabalho das suas três imagens, meus sinceros Parabéns, gostei das três, porém gostaria de fazer algumas \"críticas construtivas\", tudo bem??

Na sua primeira imagem, gostei bastante mas achei a iluminação da parede do lado esquerdo com uma \"iluminação acentuada\" e um pouco estourada no especular da mesma.

Me parece que você esqueceu de desabilitar a opção de \"specular\" de algumas luzes para evitar o aparecimento dessa esfera brilhosa de luz que incide nas paredes.

Outro ponto que acho que você poderia melhorar seria colocar um \"hair and fur\" nesse tapete da sua cena, tudo bem?? porque o tapete pode até ficar assim com os fios coloridos e chapados, achei bonito também, mas um tapete com os pêlos coloridos iria ficar bem mais bonito.

As mesmas observações da primeira imagem valem para a segunda imagem. Agora na terceira imagem acho que você poderia melhorar a iluminação da sua cena 3d. A mesma ficou muito escura e não valorizou em nada a sua iluminação principal.

Coloque uma luz própria do Mental Ray para gerar iluminação \"indireta\" que fica bem mais realista na sua cena. Você pode estar usando a luz \"mr skyportal\" do Mental Ray que ilumina \"brilhantemente\" a sua cena 3d e a deixa com uma \"ótima\" iluminação indireta e você pode estar usando uma \"mr sun\" para a iluminação direta.

Qualquer uma dessas duas luzes que citei anteriormente fazem muito bem o papel de \"radiosidade\" da sua cena 3d, deixando a mesma bem mais realista.

\"Radiosity\" ( radiosidade ) é um dos sistemas ou algoritmo matemáticos que permitem calcular os \"ricochetes\" da luz pelo ambiente, ele usa justamente o nome do efeito radiosidade.

Mas a maioria dos renderizadores usa o nome Global Illumination (GI), portanto, Radiosity e GI são nomes \"diferentes\" para descrever o mesmo efeito de iluminação, a diferença está na forma como este efeito é calculado.

No sistema de GI ainda existem diversos métodos para fazer esse cálculo e cada renderizador usa os que \"achar\" melhor, por exemplo, o Mental Ray trabalha com Photon Map e Final Gather, o V-Ray trabalha com Irradiance Map, Light Cache e Photon Map, o Brazil Render trabalha com Photon Map, o Final Render trabalha com Hyper GI.

Normalmente todos usam Photon Map, mesmo quando tem outros sistemas em conjunto, porque só o traçamento de Photons permite criar certos efeitos de iluminação, como Caustics, por exemplo.

Espero ter ajudado com algumas dicas.

Forte abraço e sucesso!!


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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Nossa, muito obrigado, foi bem direto, vou seguir suas dicas e alterar as imagens... em breve eu posto os resultados.
Nossa, muito obrigado, foi bem direto, vou seguir suas dicas e alterar as imagens... em breve eu posto os resultados.


Puts... tinha falado que ia alterar as cenas, mas, meu max travo e perdi as mesmas na hora... vou produzir outras e seguindo suas dicas...

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