Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jonfer   Curitiba
Fabio Mensen   São Paulo - SP
Pjrcalado   Portugal - AC
Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC
An3dre   Araras / SP - SP

Portfólios Ver Mais

Kassio Massa   São Paulo - SP
Lui   Curitiba
3ddesignmatheus   rio de janeiro

Cozinha - Ajuda iluminação interna

Por: davipetry  

Em: 05/07/2012 10:12

Bom dia pessoal. Preciso de uma ajuda quanto a iluminação interna com o mentalray.
Tenho conseguido uma boa iluminação externa, mas na internas estou apanhando bastante. Minhas imagens ficam sempre muito escuras. Coloquei uma daylight, e 6 luzes photometrics na cena, e ainda assim não consigo um bom resultado. Teria algum tutorial de iluminação interna pro mentalray aqui no 3D1?
Segue a última tentativa minha. Essa cena levou incríveis 31 horas pra renderizar no coitado do meu notebook hahahaha.
davipetry,
Tudo jóia?

Bem, seu problema é muito comum quando se inicia os estudos de luzes interna do Mental Ray, porém, não é dificil acertar.

Sua cena pode ser renderizada em minutos ou poucas horas quando tiver bem configurada.

Vou te dar algumas dicas importantes para seus estudos com Mental Ray. Lembrando que isso é apenas um básico e tudo pode ser modificado de acordo com a cena. Isso não é uma setagem ou configuração universal, são apenas dicas de setagem e configuração do Mental Ray.

Primeiro, retire toda essa quantidade de luzes photometricas da sua cena. É desnecessária e só vai pesar o render. Só use luzes, quando realmente precisar para iluminar algo. No caso da sua cena, acredito que não precisa.
Segundo, é importante que a Daylight esteja devidamente configurada para os padrões \"mr Sun\" e \"mr Sky\" na aba \"Daylight Parameters\". Essa pode ser a opção mais acertada para quem trabalha com Mental Ray.
Terceiro, veja a configuração do Exposure Control. Escolha o \"mr Photographic Exposure Control\" e o preset \"Physically Based Lighting, Indoor Daylight\".
Quarto, é importante (extremamente importante e necessário) colocar em todas as portas e janelas da cena a luz \"mr Sky Portal\". É ela quem simulará corretamente a entrada da luz do sol por essas portas e janelas (Numa iluminação interna, logicamente, se faz desnecessário usar essa luz).

Ainda sim, verifique se o Gamma/LUT está ativado e configurado para o valor de 2,2 (valor mais usado pelos usuarios de Mental Ray).

Bem, depois disso, ainda terá que ativar o Final Gather (FG) e o Global Illumination (GI). Com eles ativado e configurado corretamente, de acordo com a sua exigencia e do necessário para a cena, você ganhará tempo de render e mais realismo a sua cena somado também a setagem dos materiais.

Espero ter ajudado.

Vai postando as dúvidas que o pessoal vai ajudando.
Obs. faz tempo que não uso Mental Ray, posso ter falado alguma bobagem.
Quem quiser, fique a vontade para me corrigir, ok?!

Grande abraço para todos.
Bom dia rudyiasd, muito obrigado pela ajuda :)

Vamos por partes:
1º - Retirei todas as luzes.
2º - Meu daylight já estava configurado para mrSun e mrSky.
3º - Exposure Control: como estava sem acesso a internet, não lembrava qual opção você tinha comentado, aí coloquei a opção \"automatic exposure control\".
4º - Coloquei a mr Sky Portal na janela. Dica valiosíssima essa :D
5º - Gamma/Lut eu já havia ajustado.
6º - Final Gather e GI também já tinha habilitado.

Com essas alterações o render passou de 30 horas pra 6 :D Ainda é bastante, mas o meu note que é bem fraquinho mesmo.

Mais uma vez, muito obrigado rudyiasd. Me ajudou muito!

Abraços
Olá Davipetry.
Bom dia. Que bom que pude ajudá-lo. Realmente a cena melhorou. E pode melhorar ainda mais. E que caída de tempo hein?! rsrs

No Exposure Control, escolha a opção \"mr Photographic Exposure Control\" e o preset \"Physically Based Lighting, Indoor Daylight\". Acredito que se vc diminuir o valor de 10 (que é o padrão para 9 ou 8, vai ficar filé a iluminação.

Qual a configuração do FG e GI que está usando? Outra coisa que influência muito no render é o tamanho da imagem, também né? rsrs
Qual dimensão está renderizando?

Vlw!
ótima dica do rudyiasd, só acrescentaria o uso do material neutro p/ testes rápidos de iluminação. Gosto muito do tutorial de new:

http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/configuracao-dos-photons-sem-exposure-control

nesse caso ele não usa o exp control.

ah davipetry sua cena promete! abraços
jmelo,
Ótimo. Essa dica será muito proveitosa pra ele.

Valeu mesmo! Nem eu lembrava mais disso.

Abç.
E aí Davipetry!

Posso lhe dizer que vc deu um grande pulo entre a primeira e segunda imagem. Agora é só aprimorar na iluminação e em pouco tempo conseguirá imagens bem realistas.
Bom dia pessoal. Só tive tempo ontem a noite pra estudar a cena.

Alterei o preset do exposure control para Dayligh Indoor. (uma dúvida, essa opção não fica marcada depois que a escolho? Quando abri novamente a aba ela estava desmarcada).
No FG estou usando preset medium, Initial FG Point density 0,8, Rays per FG point 250, Bounces 0 e weight 1,0.
No GI estou usando multipler 1,0, max Num. Photons per sample 120, max sampling radius 2,0cm, average GI photons per light 200.000 e dacay 2.

Essas machas estouradas de luz é problema de photons, certo? Como posso corrigir isso?

Antes estava renderizando a imagem com 1.200x600 px e dessa vez fiz com 640x480 px.

Abraços
O mais provável é que seja isto. Vc chegou a ver o vídeo sobre distribuição de photons indicado pelo Jmelo? Dê uma olhada lá. Possivelmente se vc aumentar o max sampling radius para 10,0cm já vai resolver o problema.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710665.

Total de membros registrados: 138143

Últimos membros registrados: fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia, rosivalerio, bia.lavagnini, JamilyNepo20.

Usuário(s) on-line na última hora: 1454, sendo nenhum membro e 1454 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.