Aluno : Fluvio Daniel - Professor Orientador : Cássio de Lucena - Curso de Arquitetura e Urbanismo.
Este trabalho busca, essencialmente, catalisar uma reflexão sobre a importância dos ?vazios urbanos? no município de Ipatinga e sobre a necessidade de preservação destes espaços enquanto áreas públicas. Estas áreas, não edificadas no território urbano, possuem grande valor recreativo, paisagístico e ambiental, além de serem fundamentais para o convívio coletivo e para a qualidade de vida dos moradores de seu entorno.
O projeto propõe a construção de um parque no ?buraco do bairro Bela Vista? e propõe potencializar os usos já existentes e criar/estimular novas ocupações, transformando o local em ponto de encontro e de lazer para toda a cidade.
A intenção do projeto é potencializar as atividades e as qualidades ambientais que a área já proporciona através da construção de uma infra-estrutura que possa atender uma demanda maior de pessoas. A proposta mantém e melhora alguns dos equipamentos já existentes na área tomando toda a cautela para que essa nova infra-estrutura não mude as características do bairro.
Atualmente, o local é muito utilizado por esportistas de todo os gêneros e a idéia do projeto é melhorar essa infra-estrutura existente, fazendo com que á área seja um ponto de referencia de esportes capaz de atender uma demanda maior de usuários e de espectadores.
Este trabalho é um manifesto e ao mesmo tempo uma alternativa para uma apropriação mais humana. Seu papel é, além de propor o novo parque Bela Vista, alertar para os malefícios que uma ocupação predatória, ditada unicamente pelos interesses do mercado imobiliário, pode gerar para a vida no município.
Your text to link here...