Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]
Fabiano M.: oi Fabiano!! tudo bem?? Parabéns pela produção dessa imagem de um banheiro, você está indo super bem e estou gostando de ver.
Tenho algumas observações a fazer sobre o seu trabalho, pode ser?? Obrigado.
1.0- Essa câmera ficou legal mas não ficou realista. Procure colocar a câmera na altura do observador, algo em torno de 1,70m, assim deixa a sua cena mais \"natural\".
--------------------------------------------------------------------------------------------
2.0- Na parte da modelagem você está indo bem, mas precisa tomar cuidado com a subdivisão dos objetos 3d. A lixeira do banheiro ficou com a parte superior do cilindro facetada. Isso você resolve no Autocad melhorando o nível de \"subdivision\" da sua malha 3d.
Uma malha nada mais é do que o conjunto de elementos que descrevem o formato de um objeto na renderização. A composição de uma malha inclui sub-objects denominados vértices ( vertex ), arestas ( edges ), faces ( faces ) e polígonos ( polygons ).
Quanto maior for o número de sub-objects utilizados na descrição da malha, maior será a precisão das curvas e, como conseqüência, o polimento da superfície dos objetos. Quando renderizamos um projeto, a resolução da malha é que determina se as superfícies terão uma aparência mais facetada ou mais suave ( subdividida ).
Para a renderização, temos uma variável de sistema denominada FACETRES, ou resolução das faces, que controla a definição das curvas sólidas e cujo valor está originalmente configurado para 0.5.
Os valores de resolução para a vista e para as faces estão diretamente relacionados. Se atribuirmos o valor 2,00 para FACETRES, por exemplo, a resolução da malha renderizada terá o dobro da resolução definida para VIEWRES.
Para finalizar, é importante ter em mente que o comando VIEWRES afeta tanto a resolução dos objetos controlados por ele, como a dos objetos controlados pela variável \"FACETRES\", enquanto que esta última variável afeta somente os objetos sólidos.
Portanto para melhorar a subdivisão da sua lixeira, use o comando \"FACETRES\" do Autocad e coloque algo em torno de 2,00, contanto que seja um valor maior que 0.50, tudo bem??
--------------------------------------------------------------------------------------------
3.0- Se você renderizou no Autocad, deve ter usado o render Mental Ray. Portanto use o conjunto F.G ( final gather ) e G.I ( global illumination ) para renderizar ambientes internos.
O conjunto F.G ( final gather ) e G.I ( global illumination ) são muito poderosos para renderizar cenas internas, se usar luzes com uma boa resolução de samples, obviamente em conjunto para suavizar o photon map ( mapa de fótons ).
O ideal é que o photon map ( mapa de fótons ) fique bem suave e com o \"efeito algodão\", ou seja, todos os fótons devem estar bem próximos uns dos outros e deixar a cena mais suave, \"clean\".
--------------------------------------------------------------------------------------------
4.0- Procure caprichar e se preocupar em criar uma iluminação realista e convincente. O Autocad é um software muito bom de tecnologia CAD e tem renderizações muito realistas iguais as do 3ds Max e de outros softwares 3d, o que muita gente não sabe.
O problema de você usar somente o Autocad pra deixar essa cena \"realista\" é porque o Mental Ray do Autocad não tem o mesmo \"poder\" e \"robustez\" que o Mental Ray do 3ds Max.
Essa diferenciação do Mental Ray do Autocad pro 3ds Max é óbvia, e se deve ao fato da Autodesk colocar o Mental Ray do Autocad menos poderoso, pelo fato do Autocad ser usado mais pra desenvolvimento de peças mecânicas, torneamento, peças industriais, projetos de Arquitetura, Engenharia e não muito pra visualizações foto realistas, mas em nada impede de se gerar resultados realistas usando o Mental Ray do Autocad, basta saber usar a ferramenta.
Mas o ideal seria mesmo você exportar esta cena do Autocad pro 3ds Max, criar os materiais do seu banheiro direto no 3ds Max, criar a sua iluminação também no 3ds Max, e pode usar o render que quiser: Scanline default, Mental Ray, V-Ray...etc.
Poste a evolução do seu banheiro e considere exportar esta cena do banheiro do Autocad pro 3ds Max e finalizá-lo lá mesmo, ou então fazer tudo no Autocad, mas será mais trabalhoso e de certa forma \"limitado\" em muitas situações.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Boa sorte.
Forte abraço e sucesso.
________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...