Oi Cosme, tudo bem?
A honra é minha de ter você participando ativamente aqui na 3D1, tenho certeza que logo você vai atingir a pontuação que precisa para receber a certificação e qualquer coisa que eu puder ajudar é só falar.
Sobre o Diffuse Bounces, antigamente o Mental Ray usava o sistema de Photon Map para calcular o rebatimento da iluminação pela cena e o Final Gather era empregado apenas para suavizar a solução da iluminação indireta criada com o Photon Map.
O Diffuse Bounces é o recurso que substitui o Photon Map na geração do rebatimento da iluminação pela cena, com zero ele fica desligado e precisa usar o Photon Map, portanto, 1 é o mínimo para ter apenas 1 rebatimento.
Para cenas externas o ideal é usar 2 ou 3.
Para cenas internas o mínimo deve ser 4, o ideal é 6, mas em casos mais complexos pode exigir 7 ou 8.
OBS: Se o Photon Map estiver ligado o Mental Ray despreza qualquer valor que estiver no Diffuse Bounces e utiliza somente os Photons.
Quando a gente trabalhava com Photon Map era usado o Sampling Radius e o Photons Per Sample para suavizar as manchas que poderiam surgir.
A partir de agora, com o Diffuse Bouces, a gente usa o Interpolate Over Num FG Points do Final Gather para resolver problemas de manchas.
Normalmente 30 é um bom valor, mas se aparecer manchas pode aumentar para 60 ou 90, não deve aumentar muito mais do que isso para não perder detalhes no sombreamento, então, se com 90 não sumirem todas as manchas o problema é outro e não tem haver com a qualidade do FG.
Abração e tudo de bom.
André Vieira