Cara,
eu estou fazendo o voyage da Melies, paguei 16 mil reais no curso, tbm de um ano todos os dias, termino em fevereiro, e nao me arrependo, ja peguei uns freelas bons pra fazer, comprei um notebook novo da hp 4gb de memoria, core 2 due, com gforce 512mb dedicado, leitor de blueray e tal, e isso tudo com dinheiro de freela.. sem contar q ja recebi algumas propostas de emprega muito boas por sinal, só nao aceitei porque nao achei q compensava eu ter pago tao caro no curso e sair antes de terminar. Eu acho assim, se voce gosta de 3D vai em frente cara pq tem muito mercado, e pode ter certeza q vc recupera essa grana facil depois, esses dias um amigo meu recebeu uma proposta pra ganhar 6.500,00 de inicio num estudio.. em dois meses ganahando isso vc ja recupero a grana..
E outra coisa, na verdade os estudio nao ligam muito pra certificado nao, o q interessa é vc ser bom, entao estuda, estuda.. ai estuda mais, e qnd vc achar ja estudou muito, continue estudando.. a nossa vida de 3d é assim hehehe
boa sorte com o curso, se dedica bastante, da o maximo de vc porque vale a pena demais, mas tem q se dedicar..
flw mano