E aí chthome,
Bom, o render do modo é um tipo de misto entre umbiased e raytrace, é assim que eles definem. O MODO é um software fantástico, você pode modelar como modela no max, com modelagem poligonal, e pode também modelar com box modling também, mas o que diferencia é a quantidade de tools que facilitam sua vida na hora de fazer isso. O max a cada dia mais está copiando literalmente as ferramentas que antes só existiam no modo, inclusive nessa versão 2011 está incorporando a pintura na viewport que no modo já existe desde muito tempo. Mas isso não é uma crítica o dia que o MAX copiar o modo todinho, e tiver todos os recursos que existe nele, eu volto pro max, não tenho essa besteira de software...
O modo não é open source... mas se comparado ao preço do max é quase isso mesmo, ele custa apenas ~1000,00 dólares, contra os 4000,00 do max....
Se quiser conhecer um pouco, é só ir passando esses vídeos que vai entender do que estou falando:
http://www.modo3d.com.br/
Esse pessoal são representantes da luxology no Brasil, você pode comprar com eles o modo e pagar em reais, eu comprei direto na luxology com cartão internacional.
Vale a pena viu, é um software fantástico, e relativamente barato.