Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]
RafaGama: oi RafaGama!! tudo bem?? Parabéns pelos seus comentários, são muito pertinentes e bem lógicos, gostei bastante.
Tenho por coincidência de opinões, a mesma que a sua em relação aos softwares. Não gosto de discutir softwares X ou Y porque já estamos \"carecas\" de saber, que softwares A,B, ou C não importam, o que realmente importa é o talento, competência e a dedicação do artista gráfico.
Mas realmente pelo que venho observado atualmente em diversos fóruns \"internacionais\", é que está aumentando consideravelmente a quantidade de usuários que estão usando e adorando o Luxology Modo, pela quantidade enorme de ferramentas que ele recebeu em um curto intervalo de tempo, e principalmente pelo respeito que os donos da Luxology dão aos seus usuários fiéis ( que pagam a licença original do seu software ).
Realmente acho, e é uma opinião minha, mas acho que quando uma empresa dispõe de muitos softwares diferentes para diversas funções diferentes, fica mais difícil de colocar ferramentas novas para eles, já que pela grande quantidade de softwares que esta empresa possui, ela corre o risco de adicionar ferramentas iguais de um software em outros softwares da mesma empresa.
Quando uma empresa só tem um único software que faz tudo o que os outros vários softwares de outras empresas fazem, ai fica mais fácil de administrar e controlar este único software, haja visto que é muito mais fácil você organizar um único software, do que organizar vários ou milhares de softwares.
Seus trabalhos são muito bons e refletem o seu talento e a sua organização como artista gráfico. Com certeza, um dos itens que mais julgo importante em um artista gráfico completo, de qualidade, é a 1.0- \"criatividade\" e a 2.0- \"paciência\" em fazer cenas complexas.
Porque eu digo \"criatividade\"?? Porque sempre foi e sempre será uma peça-chave, um elemento surpresa que poucas pessoas exploram ( os europeus usam muito mais que os brasileiros ) mas que todo mundo tem. Geralmente algumas pessoas, criam cenas que já existem e as reproduzem fielmente em 3d, mas não há muita criatividade em fazer isso, já que criar cenas que já existem, você não força a sua criatividade em criar algo diferente e único.
Tem um lado positivo em criar cenas que já existem para testar a sua capacidade de trabalho, criação de seus próprios modelos 3d, texturas, shaders, seu setup próprio de render...etc. Tudo isso é claro, está também intimamente ligado a \"criatividade\", sem dúvida, mas \"criatividade\" é muito mais do que isso.
O grande \"boom\" da criatividade não só na nossa área de Computação Gráfica e 3d, mas em todas as outras áreas do mundo, é a nossa capacidade única de criar algo novo, \"INOVADOR\", que até então ninguém nunca viu, ou nunca ouviu falar.
Criatividade e paciência estão intrinsecamente unidos, e um está ligado ao outro, porque para criar algo novo \"demora\" um certo tempo e não surge em questão de segundos, mas leva certo tempo pra conseguir criar algo novo e único.
Vi há algum tempo atrás, uma entrevista de um artista gráfico brasileiro e renomado, em que ele diz que quando você for fazer qualquer coisa, sempre faça aquela coisa, o mais bem feito possível, porque se você fizer de qualquer jeito, qualquer um vai conseguir também fazer de qualquer jeito.
Agora, segundo esse artista gráfico, quando você faz uma coisa muito bem feita, fica difícil de alguém conseguir fazer melhor do que você, pode até fazer, mas vai \"penar\" bastante para conseguir atingir seu nível.
Uma dica que te dou, é você postar seus trabalhos também em outros sites, além da 3d1. Poste os seus travalhos na 3dTotal, CGSociety, CGArchitect e outros sites internacionais, para que os estrangeiros vejam os seus belos trabalhos e reconheçam o seu talento, tudo bem??
Com relação aos softwares, por questão de facilidade, uso mais o Maya atualmente, mas gosto de todos os softwares que me ajudem a fazer o que eu desejo da forma mais \"simples\" possível.
Com relação ao Arnold render, eu tentei instalar a versão DEMO dele no Maya e deu um enorme \"bug\" no Maya 2013, tanto que tive que remover e instalá-lo novamente.
Me sinto muito à vontade com o Mental Ray do Maya e com o V-Ray do Maya, apesar de achar o V-Ray do 3ds Max mais completo em termos de ferramentas do que o V-Ray do Maya.
Nos grandes testes que fiz do V-Ray do Maya 2012 dava um enorme \"bug\" toda vez que tentava adicionar o v-ray fur, e só foi corrigido no V-Ray do Maya 2013.
Já o V-Ray do 3ds Max 2013 acho super completo e em várias ferramentas que usei, nunca deu nenhum \"bug\" comigo, tanto em cenas pequenas como em cenas grandes. =]
Vou acompanhar seus trabalhos sempre que puder e tiver tempo disponível.
Parabéns mais uma vez pelos seus trabalhos, são todos muito criativos e muito bem feitos.
Forte abraço e sucesso.