Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!!
EvandroGP: oi EvandroGP!! tudo bem?? Eu também modelava direto pelo uso de \"blueprints\" ou \"modelsheets\" ( blueprints e modelsheets são sinônimos... =] ) e confesso a você que gostava bastante de seguir um desenho técnico em duas dimensões, pois ele sempre ficava certinho em escala.
Afinal como sou arquiteto, nós temos esse \"vício\" de só desenhar as coisas seguindo medidas \"exatas\" pré-estabelecidas, não estou dizendo que é errado, muito pelo contrário, é bom seguir sempre desenhos técnicos desenhando por cima, porque no final das contas tudo fica \"proporcional\" e em \"escala\", o que é extremamente importante pra nós arquitetos.
Confesso a você, \"EvandroGP\", que quando eu aprendi Computação Gráfica há uns sete anos atrás, eu \"penei\" muito pra aprender a modelar \"artisticamente\", justamente pelo fato de eu ficar muito acostumado e de certa forma \"bitolado\" a só modelar usando desenhos de referência.
Até que os anos foram se passando e eu fiz vários cursos de Computação Gráfica pela internet, e o autor de um deles ( que é americano ) disse uma coisa que eu nunca mais esqueci: \"Tentem exercitar a modelagem orgânica sem o uso de [b]\"blueprints\" ou \"modelsheets\", porque se você está modelando sem seguir desenhos técnicos prévios, a sua criatividade e imaginação irão ficar muito mais aguçadas\"[/b]. =]
Só que o próprio autor das vídeo aulas falava que pra modelar só mesmo no \"sentimento\", sem seguir qualquer desenho técnico previamente estabelecido, você deve estar bastante \"TREINADO\" em modelagens com o próprio uso de \"blueprints\" ou \"modelsheets\".
Ou seja, só é interessante modelar sem o uso de \"blueprints\" ou \"modelsheets\", quando já está muito treinado com a modelagem seguindo \"blueprints\" ( desenhos técnicos de referência para medidas e formas exatas. )
Passei um tempo tentando me acostumar a modelar sem \"blueprints\", porque já sabia modelar com o uso de \"modelsheets\", senti dificuldades na época, mas hoje modelo quase que qualquer coisa, modéstia parte, sem o uso de \"blueprints\".
Portando, humildemente falando, a dica que poderia te dar, é se você já sabe modelar com o uso de \"blueprints\", tenta depois modelar sem o uso dele.
Sei que é difícil modelar sem ver, ou contornar o que se está querendo modelar, mas você verá que será um exercício e um desafio bem primoroso e vai acabar gostando do desafio...rsrs. =]
** Coleta o maior número de imagens de desenhos de colheitadeiras pelo \"google images\", ai você salva todas as imagens no seu computador e depois modela só olhando essas imagens.
Se quiser, tenta ai pra você ver como irá ser um exercício e tanto. Nos primeiros desenhos é natural que a gente sinta dificuldades, mas com o passar do tempo e dos seus treinamentos, você modelará tudo o que quiser sem o uso de \"blueprints\" ou \"modelsheets\".
E para ficar o desenho todo em escala, eu só crio um cubo no 3ds Max ( unidade em cm no display do software 3d ) e pesquiso pela internet as dimensões ( comprimento, largura e altura ) de uma colheitadeira e depois eu transformo toda a minha modelagem 3d em \"group\" no 3ds Max ou Maya, e re-escalo todo o meu modelo 3d até ele ficar do mesmo tamanho do cubo 3d ( cubo este criado com uma primitiva do 3ds Max com as dimensões em cm reais de uma colheitadeira ).
Espero ter ajudado de alguma forma, \"EvandroGP\".
Parabéns pelos seus trabalhos.
Forte abraço e sucesso.
________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...