Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Guilherme   SÃO LOURENÇO DO OESTE - SC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR

Portfólios Ver Mais

Rhenan   SP - Santo André - AC
THIAGO_CLERICI   São Paulo - AC
alex10   leme -SP - SP
Anderson   Guararapes - SP - SP

Espada Katana_Maya 2013, 3ds Max 2013, ZBrush 4R5, Phot.CS6, Magbullet

Por: Danilo  

Em: 24/02/2014 13:26

Muito bom Danilo!
Parabéns!
"Todos morremos. O objetivo não é vivermos para sempre. O objetivo é criarmos algo que viverá." Chuck Palahniuk http://pixelaart.blogspot.com.br/
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

luis.omar: oi Luis!! tudo bem?? Receber um elogio seu é muito gratificante, pois você é um excelente artista gráfico e gosto bastante de todos os seus trabalhos. Suas imagens principalmente as externas são muito bonitas. ^^

Muito obrigado mesmo pelos comentários. Quem sabe se você puder e tiver um tempinho livre, não posta alguma imagem sua lá na sessão do Speed 3d1 ( tema: Armas brancas. )

Tenho certeza que faria uma excelente participação no Speed-3d1, já que todos os seus trabalhos são muito bem feitos e caprichados.

Obrigado pelo comentário, \"luis.omar\".

Abraços e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Como o Primo disse, o tsuka-maki é provavelmente a coisa mais chata de modelar numa espada Japonesa.. É uma coisa extramamente chata de se fazer na vida real também, e tem umas 5 ou 6 maneiras \'classicas\' de se fazer..

As partes principais da espada japonesa são a lamina, a tsuba e a tsuka.. Ao contrario de uma espada medieval europeia que é a lamina, a guarda, o cabo e o pommel (contrapeso). As partes da Tsuka são o ito (a cordinha) o menuki (uma joia que se poe entre a cordinha), o fuchi e kashira (começo e fim do cabo) o cabo e tsuba são regiões geralmente bastante ornamentadas.. tipicamente a base da tsuka é coberta com couro de raia. Sobre a tsuba, é muito mais uma joia, representante da personalidade do usuario, do que uma guarda de espada, apesar de que é possivel bloquear determinados golpes com a tsuba..

Eu acho que essas são as partes principais de uma espada japonesa, talvez tenha me esquecido, mas tem imagens na internet q mostram isso tambem.. Todas as partes da lamina em sí quando é das japonesas (acima de hira, etc..) de fato tem nomes também, como o shinogi (linha central), kissaki (região da ponta), yokote (divisão entre região de ponta e região de lamina), hi, bo-hi (\'fuller\'.. é uma concavidade no lado sem corte da espada, é feito pra tornar a lamina mais leve sem perder estrutura.. ignorantes chamam de \'blood groove\' e dizem que é pro sangue do inimigo escorrer XDD)

Essa lamina sua é uma \'kiriha\' (kiriha zukuri.. sempre pra laminas de espada japonesa é o nome e depois \'zukuri\' (kiriha zukuri, shobu zukuri, kogarasu-maru zukuri, etc..), q veio de \'tsurugi\'.. tsurugi é como se chamam as laminas japonesas mais arcaicas ou baseadas em design chinês..)..

Ao contrario do que se imagina, a arma principal de um samurai, de quando os samurais eram samurais e não apenas \'tradicionalistas de fachada de um xintoísmo desfigurado\' era o Yari (a lança). Ah, é importante também lembrar nesse topico que ninjas nunca tiveram predileção por espadas retas, isso é um mito mesmo.. A diferença principal entre os samurais e ninjas, alem da dicotomia banditismo/realeza é a religião, os ninjas eram budistas e os samurais xintoístas.. Oda Nobunaga baniu o Budismo no Japão e isso foi uma das coisas que tornou ninjas e samurais \'tradicionalmente inimigos\'.

Vou falar um pouco que lembro sobre as laminas japonesas, no caso das espadas, apesar que essas espadas se desenvolveram com o viés histórico das lanças e naginatas, então entender a guerra com lanças é importante pra se entender a espada...

As laminas do tipo kiriha são provavelmente as mais antigas genuinamente japonesas.. Do seculo 6 pra frente aproximadamente.. Foi a primeira lamina japonesa a ter a construção diferenciada (camada externa de metal mais rigido e nucleo de metal \'macio\').. É uma lamina de transição entre os estilos chineses e o estilo japonês de design e fabricação de laminas.. A caracteristica das laminas do tipo kiriha são a pouca curvatura em relação às demais (inicialmente eram completamente retas) e um angulo forte e ausencia de curva na região da ponta..

A lamina do tipo hira, foi a primeira a apresentar curvatura no design tipico, a lamina do tipo hira tem um formato de um \'bevel\' suave.. Uma transição como um facão só que mais grosso, etc.. A engenharia de materiais e a tecnica metalurgica ainda não permitiam a construção de laminas mais fortes ou com geometria mais eficaz no que se refere à resistencia da lamina.. Hira e Kiriha não tem shinogi (a linha geometrica central).

A lamina do tipo moroha tem a caracteristica de ter 2 gumes em toda a extensão, mas tem o formato tipico de uma espada de 1 gume (o lado de tras não faz curva no fim (como a ponta, no lado da frente, ou seja é igual uma espada japonesa que se imagina tipicamente só que tem corte dos 2 lados).. É uma espada que, devido à dificuldade e relativa fragilidade é um tanto rara, porem sempre muito bonita.. A moroha zukuri também é uma lamina de transição porem muito mais japonesa de fato, quase sempre
apresenta endurecimento diferencial, o que cria um efeito de \'hamon\' no metal (padrão visivel da granulação do metal que se evidencia quando há mais de 1000 camadas de metal).

Um dos fatores decisivos para a introdução das laminas curvas foi uma mudança no estilo predominante de estrategias de batalha, mudando da campanha a pé, que havia ao inicio da era Heian e tempos anteriores, para o embate a cavalo. Laminas curvadas tem maior eficacia em golpes cortantes, e podem aproveitar da velocidade da montaria como adicão ao dano sem dano estrutural significativo com o impacto, uma vez que a curva da lamina \'resvala\' o grosso do impacto, principalmente num corte mais rapido e numa lamina com um minimo de vibração.

O endurecimento diferencial e o uso de metal de diferente dureza é um esforço para que a espada não vibre e seja extremamente reta.. Isso é muito importante no pensamento da forjaria de espadas japonesas. Ao contrario da espada medieval europeia que geralmente era de 1 só tipo de metal.. Há vantagens e desvantagens em ambas as construções..

Com a evolução da ciencia metalurgica, foi possivel aos ferreiros adicionarem uma linha geometrica central (\'shinogi\'), o que muito reforça a lamina. Nas laminas do tipo Shinogi (shinogi-zukuri) há também uma divisão geometrica bem delimitada entre a região da ponta e lamina, chamada \'yokote\'.. As laminas do tipo shobu são basicamente
iguais as laminas do tipo shinogi, porem as laminas do tipo shobu não apresentam o yokote (divisão visivel entre a região da lamina e a região da ponta)...

A lamina do tipo kogarasu-maru é bem diferente das demais.. A kogarasu maru começa como uma lamina de 1 lado, e termina com a ponta no meio, e com lamina dos dois lados.. é um tipo de lamina mais visto em alguns sabres italianos e espanhois renascentistas.. Porem, esse design de lamina é atribuido ao ferreiro Amakuni, a quem também é lendariamente atribuida a primeira lamina curva japonesa e com determinadas tecnicas metalurgicas.. Segundo a lenda, Amakuni aprendeu diretamente atravez de Revelação Divina. É também dito que esse tipo de lamina foi inicialmente desenvolvido com um yari ou naginata quebrado. Na transiçao na parte que tem um só gume e a parte com 2, havia rumores de fraqueza estrutural (na verdade é uma lamina muito dificil) e devido a isso foi se deixando de usar esse tipo de lamina.. No sentido de corrigir a pretensa fraqueza da kogarasu-maru, os ferreiros desenvolveram a Kanmuri Otoshi.. que também termina com 2 gumes mas tem o perfil de uma espada de 1 só gume.. Devido a começarem com um só lado de corte e terminarem com 2, a kogarasu-maru e a kanmuri otoshi também são chamadas de \'kissaki moroha\' (kissaki é o nome da região da ponta (acima do yokote) e moroha é a lamina com 2 gumes em toda a extensão.. então \'kissaki moroha\' é uma espada com ponta de moroha.. etc..)


O unokubi zukuri também é pouco visto, mas bastante bonito.. Ele começa como uma lamina de 1 lado, tem uma transição na parte traseira para lamina (como a kanmuri otoshi) só que logo no fim e acompanhando a curvatura final do shinogi (shinogi = a linha central da espada (no caso de haver)) volta de novo para uma espada de 1 só lado de corte.. É bonita e um tanto rara.. porem não tão rara quanto uma moroha verdadeira..













A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
ScreamingFox, legal tudo isso hein! Demorei um bocado pra ler, mas compensou conhecer a história.

Abraço
Ricardo Perussi Parruca Page: facebook.com/MultiPixelBR Profile: facebook.com/RicardoPerussi3D
Valeu, eu tinha feito uma pesquisa disso uma vez :)..

Depois lembrei q eu tinha esquecido de falar do habaki.. O habaki é a \'manga da lamina\' numa espada japonesa.. Geralmente é douradinha e também é um espaço pra expressão artistica ou de joalheria..

Outra coisa q eu esqueci também é da Naginata.. eu falei sobre a lamina de espada, e sobre o Yari (lança).. A espada e a lança imagino que não sejam conceitos estranhos a ninguem, mas a Naginata é dessas 3 a mais \'japonesa\' realmente..

A Naginata tem uma historia que se estende muito antes da espada japonesa.. A Naginata basicamente é uma lança só que ao invés de uma ponta de Yari (ponta tipica de lança mais voltada pra perfuração) tem uma lamina de corte (lamina de 1 lado de corte) com os formatos q eu falei ali das espadas (tem a geometria basica de uma lamina de espada).. A naginata foi desenvolvida a partir da forja de lanças e devido a extensão do metal ser maior, é tecnicamente mais facil que uma espada (a naginata primitiva.. uma naginata excelente da epoca das katanas imagino que seja mais dificil que uma espada).. É como um \'glaive\' europeu, só que mais manobravel.. A naginata tenta unir as vantagens da espada e da lança.. Alem disso, é notavel que a Naginata tem o corte mais terrivel de todas as laminas japonesas.. Segundo lendas, uma naginata excelente corta as coxas de um cavalo com alguem montado em cima (corta as 4 pernas do cavalo de uma só vez :x)..

Quanto ao design, a naginata foi influenciada inicialmente pelo Guan Dao chinês.

Porem, assim como ocorre com as lanças, a tecnica da naginata é menos simples do que a da espada e devido a dificuldade de treinar, e também ao fato de simplesmente levar mais metal, naginatas foram perdendo a preferencia.. Mas mesmo assim eram mantidas como objeto simbolico/votivo entre familias Samurai (Samurai eram xintoístas e valorizavam muito os antepassados).. Esse \'deixar a naginata em casa\' quando se vai para batalhas fez com que surgissem lendas de mulheres de periculosidade extrema. A ideia é que o marido deixando a naginata em casa, caso haja ataque, as mulheres iriam usar as naginatas.. Então, nessa mudança de predileção as mulheres ganharam status de mestras da Naginata e o estilo mais antigo de artes marciais que lida com a Naginata também é um dos mais antigos sistemas codificados de artes marciais japonesas (Tenshin Shoden Katori Shinto-ryu) e é um dos \'tesouros culturais\' do Japão...

Acho que o usuario mais celebre das naginatas, e cuja lenda é base pra \'skills\' de game e coisas q a gente só vê em filmes foi o Gochi-in no Tajima, tambem conhecido como o \"Tajima cortador de flechas\", é dito que esse \'monje guerreiro\' era capaz de girar a naginata dele de uma maneira a bloquear conjuntos de flechas indo em sua direção (não tem jedi que faz isso heuheuheu :x)..






A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

ScreamingFox: oi ScreamingFox!! tudo bem?? Nossa, que pesquisada legal você deu sobre espadas e sabres orientais. Confesso a você que também demorei para ler tudo o que você escreveu sobre essas espadas orientais ( nipônicas. )...rsrs

Gostei bastante da sua pesquisa, realmente vi e notei que você deu uma aprofundada legal nesse tema sobre espadas e lanças.

Aproveito a oportunidade para Parabenizar-lhe pelo seu excelente trabalho da lança \"Tamonten\" ( de uma estatua no Japão. )

Parabéns pelas explicações e pela \"aula\" de história

Abraços e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Valeu :).. As peças lá ainda estão só com cor e especular.. Ainda vou fazer os difusos da coleção nova..

O \'Tamonten\' é o japonês pra Kubera.. Kubera é uma divindade indiana.. No budismo japonês, Tamonten ou Bishamonten é o nome do chefe dos \'quatro reis celestiais\'.. \'Bishamon\' alem de ser outro nome pra divindade Tamonten/Kubera é também o nome de um tipo de Yari (a cabeça da lança)..

(yari do tipo Bishamon da coleção antiga.. se vc procura esse tipo de coisas no google ou yahoo images, com certeza vão aparecer no minimo 2 models meus na tela XDD)
http://i48.tinypic.com/w2fx9h.jpg

(Tamonten/Bishamon/Vai?ravana em estatua em Nara - Japão)
http://en.wikipedia.org/wiki/Vai%C5%9Brava%E1%B9%87a
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Trabalho muito bacana Danilo! Adoro esse clima japonês e você captou bem a coisa toda. O piso, as plantas dando um toque especial, e a espada é claro. Parabéns!
Ótimo trabalho Danilo, realmente ficou muito bonito, Parabéns!!

Grande abraço!
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!!

decosouza: oi decosouza!! tudo bem?? Muito obrigado pelo seu comentário, fico realmente feliz que tenha gostado das imagens. =]

Também adoro ambientes orientais, são os lugares tanto internos quanto externos mais bonitos que vejo pela internet...rsrs.

Ainda não tive a oportunidade de viajar pra conhecer o Oriente, mas é uma grande vontade que tenho, quem sabe no futuro...hehe!!

Muito obrigado pela sua participação, \"decosouza\".

Abraços e sucesso.

===============================================================================================

Helio Lima: oi Hélio!! tudo bem?? Obrigado pelos seus comentários, que bom que gostou das imagens. As fiz com o maior cuidado e atenção possível.

Que bom que o resultado te agradou. Obrigado pela sua participação. ^^

Abraços e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707712.

Total de membros registrados: 135315

Últimos membros registrados: Maisa Sabugari, Kamaki026, nochulia, otiscavin, cie, Prudencio, thiago23, Yumitchi.

Usuário(s) on-line na última hora: 629, sendo 1 membro(s) e 628 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: R13.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.