N é q ia ser difícil, o primeiro material era um do V-ray, quase identico a esse blinn, só q pra fazer as reflexões do jeito q tá aí, no V-ray, ia demorar (muito) mais pra renderizar, e ficar um resultado quase idêntico.. E aí como eu vou tirando varios renders pra ir vendo questões dos materiais, se eu fosse indo como eu tava inicialmente (no V-ray, com uma HDR iluminando) eu ia acabar perdendo muito tempo com renders e eu queria fazer mais rapido mesmo e tal.. Aí então, no caso, todos os materiais aí são standard, menos o do \'dourado\' q é um material do tipo Shellac, esse Shellac tem a base com shader \'metal\' e a laca com shader \'strauss\'.. Então, ao invés de iluminar com a HDR no V-ray, pus o HDR na reflexão dos materiais Standard, no caso da parte verde apliquei também um blur na imagem :)..
Aí então acabou ficando mais dinâmico do que seria com o V-ray, pra uma questão menor e tal como foi o caso não necessitaria realmente usar o V-ray, nem fazer a gradinha em mesh (inicialmente eu tava fazendo a gradinha em mesh, mas foi bom pq eu usei essa gradinha começada como bump e opacidade ali na parte da gradinha (tirei um render da gradinha (mesh) começada e dei tile nele, etc..)), hehe..
Mas aí se eu fosse usar numa cena maior e tal, eu ia por de volta os materiais do V-ray :) (aí compensaria, digamos assim, usar o V-ray já com uma tecnica q demanda mais de processamento)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..