Oi, abaixo segue a resposta do André.
Att, Elis
-------------------------
Oi Ricmage, tudo bem?
Eu fico muito feliz de ver que você frequenta o fórum há tanto tempo, não sabia que a pergunta era sua porque a Elis me enviou pelo email, pretendo voltar a frequentar o fórum assim que a gente conseguir colocar o site novo no ar, mas até lá, qualquer coisa que precisar para as suas animações e eu puder ajudar, você pode contar comigo.
O problema dos soquinhos não tem mistério, apenas está deixando passar algum detalhe e vamos encontrar de um jeito ou de outro, nem que eu tenha que renderizar a animação para ver.
Pelas informações que passou agora, podemos verificar outras opções.
Você fez bem de renderizar em sequência de imagens no 3ds max, pois é uma péssima idéia renderizar em formato de vídeo, já que vai perder qualidade na compressão e não poderá testar outras configurações de compressão e formato conforme a sua necessidade.
Falando nisso, os soquinhos podem ser causados na exportação do vídeo devido ao Codec ou configurações utilizadas, hoje em dia não é muito comum porque todo mundo usa MP4, mas se fez em AVI tem que testar com outros Codecs para ver se apresenta o mesmo problema, pensei nisso quando você falou que já aconteceu até em vídeos com movimentos bem lentos, então, só pode ser a compressão do Codec muito forte ou muito fraca.
Uma opção legal é abrir a sequência no RAM Player do 3ds max, pois a sequência será carregada na memória RAM para tocar em tempo real, se a sequência toda couber na RAM tem que tocar perfeitamente sem nenhum soquinho, mesmo sem compressão alguma, assim, é uma boa forma de certificar que o problema não está no Codec e nas suas configurações de compressão.
Sobre os Frames por segundo, realmente o que define o Frame Rate do vídeo final é a exportação na composição, por isso que o Codec e suas configurações podem afetar a fluência do vídeo, mas o Frame Rate final está subordinado ao Frame Rate que usou na renderização 3D, pois se renderizar com um determinado FPS e exportar o vídeo com outro FPS vai ter problemas de soquinhos, então, se também renderizou com 30 FPS no Max está tudo certo.
Quanto a interpolação de Frames para Slow Motion, você tem toda razão e eu pensei em comentar isso no outro email, porém, como você mesmo disse, só fica legal em algumas situações, depende da cena e os Frames criados são uma mesclagem de outros dois, não é a mesma coisa que ter o Frame intermediário de verdade, principalmente em movimentos rápidos e não gera Motion Blur radial, então, achei melhor não citar este recurso, na verdade ele já é bem antigo, desde quando eu trabalha com vídeo já tinha em Plug-ins para o After e outros Softs.
O Motion Blur é importantíssimo em qualquer animação e com Motion Vectors (Velocity Pass) você consegue alta qualidade de Motion Blur na composição, não vai aumentar o seu tempo de Render e poderá controlar o efeito com precisão na pós-produção.
Se precisar de qualquer dica sobre isso é só falar que eu explico melhor.
Se o Motion Blur borrar demais os textos para ficar correto, tem duas opções para resolver, a melhor é reduzir a velocidade de tudo, ou seja, aumentando o tempo do vídeo para a câmera poder percorrer todo o caminho mais lentamente ou então manter a duração do vídeo e diminuir o caminho que a câmera precisa percorrer.
A segunda opção é engrossar bastante a fonte dos textos para eles continuarem legíveis mesmo com o borrado do Motion Blur.
Não vale a pena renderizar com Motion Blur no Max, é quase a mesma coisa que renderizar animação em formato de vídeo, pois não poderá mexer em nada.
Se usar o Motion Blur 2D não terá a mesma qualidade e controle que teria com o Velocity Pass na composição, se usar o Motion Blur 3D o resultado certamente ficará perfeito, mas aumentará muito o tempo de render e não vale a pena.
Sobre outras animações que apresentaram problemas com coisas finas, eu não mencionei o outro efeito super importante para a suavidade da animação porque naquele vídeo que enviou não era necessário, mas em maquete é.
Estou falando do DOF (Depth Of Field), pois da mesma forma que o Motion Blur ajuda a diminuir a variação dos pixels de um Frame para o outro, o DOF também ajuda muito para as coisas distantes não ficarem super nítidas, porque assim vai causar o batimento dos pixels criando o efeito de Flicker, portanto, DOF e Motion Blur são os efeitos mais importantes para a animação ficar suave na tela.
Da mesma forma que o Motion Blur, o ideal para gerar o DOF é com o passo de Z-Depth na composição, pois te dará total controle do foco e poderá ajustar a intensidade com precisão em tempo real.
Note que o Motion Blur deve ser aplicado na cena toda, não apenas nos objetos que se movem rápido, porque quando a câmera se move ela gera Motion Blur em tudo, se uma luz se move ela também gera sombra com Motion Blur, mas dai para reproduzir este efeito precisa de Motion Blur 3D, não vai ser reproduzido com Motion Vectors, então, tem coisas que só em 3D mesmo para ficar perfeito.
Se você usa o V-Ray, é só habilitar o Velocity Pass no Render Elements para gerar os mapas de velocidade e criar o Motion Blur no After.
Se quiser te envio um exemplo de composição com Velocity Pass no After para você ver como funciona.
Abração e tudo de bom.