Não sou profissional, mas já não sou principiante.
Então vamos lá.
1. Aprenda técnicas de modelagem, o que seria? Leia sobre modelagem box modeling, modelagem por plane, modelagem utilizando shapes... estude bastante isso, brinque com os modificadores do max, aplique na sua cena todas as primitivas do max, utilize todo os objetos e veja as diversas variações de cada um deles.
2. Estude iluminação, por cima, só para ficar inteirado, a diferença as luzes standarts e das luzes photometricas, que emitem photons, que faz diferença em renders profissionais, como mental ray e v-ray por exemplo.
3. Dê uma fuçada em transparências, como aplicar materiais, como alterá-los... etc. Abra o Material Editor (tecla M) e fuce tudo que puder, jogue no objeto etc...
4. Leia todos os tutorias básicos da tresd1 e explore o máximo de cada um deles.
Após tudo isso, aí aprenda um pouco sobre renders.... anti-alias de render etc.
Se seguir isso como básico, então vai aproveitar melhor seu curso, e na hora que sair já vai estar com condições de modelar, e então as dúvidas mais complicadas vão aparecer e irão se resolvendo com usuários mais experientes, como foi no meu caso, mas só na atividade, decidindo modelar algo, que voce consegue aprender de verdade.. não escolha o mais fácil, escolha aquilo que acha que não vai conseguir, será muito bom para dúvidas etc.
Quanto a sites:
http://www.3dm3.com/tutorials
http://forums.cgsociety.org/
www.3dtotal.com
www.renderosity.com
por hora lembro esses.
Eduardo Horvath
www.designdigital.info