cara, eu tenho o msm problema q vc para modelar personagens, a parte mais dificil pra mim é sem duvida a cabeça, cara geral fala pra mim q o segredo é vc ir tentando e não desistir, uma hora vai ficar bom, mais vamos la pra algumas dicas...
1)faça metade do rosto, depois q estiver totalmente pronto vc copia pro outro lado
2)acho pra pra começar vc esta usando muitos poligonos, em vez de esfera, tente com cubo com poucas arestas, assim vc vai acrescentando arestas de acordo com o desenho
3)como o sidi falow, naum use a parte top, depois q estiver tudo pronto, vc arruma por cima
4)pra um principiante como eu, é bom vc usar modelos mais faceis como moveis, cenarios sem pessoas, coisas inorganicas são bem mais faceis de modelar q coisas organicas, eu ainda estou treinando muito com modelos assim, personagens são sempre mais dificeis, pois alem de estar impecaveis, eles tem que passar um pouco de emoção, e isso é muito dificil.
5)se for tentar fazer personagem, tente um q alguem ja fez, pois o desenho pode não estar certo, as medidas podem não estar se encontrando.
6)outra coisa, eu usava o maya até 2007, a partir de 2008 soh uso o 3ds max, pra modelagem ele é bem melhor, mais ferramentas, mais deformadores, etc... não que o maya seja ruim, mais acho pra aprender o Max é melhor
è isso ai, qualquer coisa pergunta
VLW...