Olá Meninos!
Agradeço com muita sinceridade e humildade a recepção!!!
Mauricio3D = Como um "Velho Hippie" amante da natureza não poderia deixar de encontrar um caminho para melhor respeitá-la e ajudar na preservação, hehe....
Itamar = Podes ter certeza de que vou me esforçar ao extremo para aprender com todos vocês e conto mesmo com teu acompanhamento.
T-Rex = Não foi preconceito não, hahaha! É que como comentei contigo eu ainda estou muito tímido, pois acabei de iniciar minha participação no fórum, por isto quiz focar nos trabalhos em 3D,hehe.... Mas pediu? Tá pedido! Aí vai umas fotos...
(Obs.: Ainda não descobri como inserir as imagens ao longo do texto, para não ficarem todas no início da mensagem....)
00- O bixinho citado por ti, hehehe.... São quebra-cabeças cortados em chapas de MDF de 3mm. Este T-Rex é composto por 29 peças. As peças são todas com encaixe, não necessitando cola.
01- As criaturas em tríade, preparando o ataque.
02- O T-Rex acompanhado por um "amiguinho" de outra família. Este Dilophossauro é composto por 43 peças.
03- Meu primo segurando os T-Rex, para vocês terem uma noção das dimensões dos bixinhos.
04- Esta foto mostra um pedaço de madeira de pinheiro (que servia de boca-de-lobo em uma indústria que fechou... Arrematei várias peças destas e fiz algumas tábuas para churrasco... Como bom gaúcho que sou, hehehe....) Nesta foto está a tábua bruta.
05- Nesta foto a tábua de churrasco finalizada.
06- Aqui uma das outras tábuas que fiz. Postei um vídeo no Youtube demonstrando a realização deste trabalho, o link é: http://www.youtube.com/watch?v=3lqd3o2cI0w
07- A menina nesta foto é uma afilhada. Completou 15 anos em maio e resolvi fazer um porta-jóias de presente pra ela.
08- Esta é a tampa do porta-jóias, ainda não concluí este trabalho, pois durante o mês de junho parei as usinagens para construir um gabinete de acrilico para conter o pó de serragem que surge durante as usinagens e suja tudo no estúdio. Mas este tipo de trabalho da tampa não é em 3D, é apenas uma gravação em baixo relevo, pois ainda não tenho a capacidade de modelar rostos, hehe....
Quanto ao tamanho das peças, varia de 20cmx35cm até 30cmx50cm porque é difícil encontrar madeira com mais de 30cm de largura. Mas a área de usinagem útil da minha máquina é de 47cmx60cm... Então se eu encontrar madeiras maiores também poderei chegar até estas dimensões. Ou fazer o trabalho em partes e unir em um único painel.
Sobre a reprodução, confesso que fiquei em dúvida sobre o que seria um "modelo complexo"... Mas acho que é exatamente o que pretendo fazer, respeitando os limites dimensionais da máquina e também a altura máxima do eixo vertical que no meu caso é de 9cm.
Também deve-se levar em conta que a ferramenta de usinagem desce em angulo vertical, portanto não permitindo usinagem em angulos negativos (não sei se fui claro, hehe...).
Quanto ao nível de detalhamento obtido posso dizer que estou entusiasmado e espantado, pois no quadro do cavalo, por exemplo, utilizo passos laterais de 0.15mm e após a usinagem basta uma rápida passada com uma lixa fina sobre a peça para conseguir um bom acabamento.
Agora é estudar e estudar, hehehe.... Obrigado pela atenção e sobre me visitar podes ter certeza que será um imenso prazer em recebê-lo.
Arkaiko e David = Muito Obrigado pelo incentivo e espero o acompanhamento de vocês durante minha caminhada.
E se alguém quizer saber mais sobre a aventura na construção da RZ1 pode perguntar a vontade, pois não existe nenhum segredo de estado aqui.
Também espero por mais comentários e também pelas críticas tá meninos?
Grande Abraço e Muita PAZ!!!
Elton "Velho Hippie" Ribeiro